Escudete

Fonte: eViterbo
Revisão em 19h57min de 14 de agosto de 2022 por Alice (discussão | contribs) (Substituição de texto - "==Referências bibliográficas==" por "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />")
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Espécie de escudo pequeno de ferro, bronze ou outro metal, em que estão representadas as armas de alguma família. Servem de ornar várias obras de diferentes artífices. Scutulum, i. Neut. Na igreja de S. Dinis de Odivelas, tem el-rei D. Dinis uma sepultura sumptuosa cercada de grades altas de ferro com escudetes nas pontas dos balaustes das armas de Portugal, etc. Mon. Lusit. Tom. 6. lib. 19. cap. 44. pag. 481.

(...)

Escudete, uma espécie de tarja pequena de ferro com uma abertura no meio por onde entra a chave, e que se põe por fora de uma gaveta ou outra coisa semelhante, na superfície da fechadura. Tennuis lamina perforata, clavi aditum patefaciens[1].

==Notas==

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo III: E), 232.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo III: Letra D-EYC. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713.