Simão Rodrigues

Fonte: eViterbo
Revisão em 17h31min de 11 de agosto de 2017 por Morujao (discussão | contribs)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


{{#cargo_store:_table=TechNetEMPIRE_BiografiaExtensa | nome_completo = | data_nascimento = c. 1560 | nascimento_data = | local_nascimento = Alcácer do Sal | nascimento_local = | data_morte = 1629 (69 anos) | morte_data = | local_morte = Lisboa | morte_local = | residência = Lisboa, Portugal | nacionalidade = Portuguesa | cidadania = | etnia = | pai = | mãe = }}


Simão Rodrigues
Nascimento c. 1560
Alcácer do Sal
Morte 1629 (69 anos)
Lisboa
Residência Lisboa, Portugal
Nacionalidade Portuguesa
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Carreira

Pintor "de óleo e imaginária". Por alvará de 20 de maio de 1589 foi dispensado de servir na bandeira de S. Jorge [1]. Foi um dos membros fundadores da Irmandade de São Lucas, em 1602[2].

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Francisco de Sousa, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903, 135.
  2. http://www.mosteirojeronimos.gov.pt/pt/index.php?s=white&pid=226

Bibliografia e Fontes

  • Cordeiro, Filipa Raposo, Thomas Luis, pintor maneirista do sacro e do profano: arte, conservação e restauro: casos de Évora, Aldeia Galega, Elvas, Idanha-a-Nova e Vila Viçosa - Séculos XVI a XVII. Tese de doutoramento, História Arte Património e Restauro, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2014.
  • Flor, Susana Varela e Flor, Pedro, Pintores de Lisboa. Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
  • Flor, Susana Varela, "Vias de introdução do “primeiro naturalismo” na pintura do século XVII em Portugal." In Visiones renovadas del Barroco iberoamericano, editado por María del Pilar López e Fernando Quiles. Vol. 1, 116-133. Sevilha: Universo Barroco Iberoamericano, 2016.
  • Gonçalves, Flávio, "O pintor Simão Rodrigues de Lisboa, e os pintores seus homónimos". A Cidade de Évora, 43-44, (1916): 11-16.
  • Gusmão, Adriano, Simão Rodrigues e seus colaboradores. [Lisboa]: Artis, 1957.
  • Machado, José Alberto Simões Gomes, Pintura portuguesa: séc. XVI - XVII - XVIII, do Museu Nogueira da Silva . Braga: Universidade do Minho, [1994].
  • Massa, Sílvia Marília Moniz, A pintura moderna na Ilha de São Miguel, Açores: séculos XVI-XVII.. Tese de Mestrado em Arte, Património e Restauro apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2010.
  • Monteiro, Maria Stella Prata da Silva, Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão: pintores portugueses dos séculos XVI e XVII. Dissertação de licenciatura, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1957.
  • Monteiro, Patrícia Alexandra Rodrigues, A pintura mural no Norte Alentejo (séculos XVI a XVIII): núcleos temáticos da Serra de S. Mamede. Dissertação de doutoramento em História da Arte apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2013.
  • Museu Nacional de Machado de Castro, Pintura maneirista de Coimbra. Coimbra: Imprensa de Coimbra, 1983.
  • Paulino, Francisco Faria (coord.), A pintura maneirista em Portugal: a arte no tempo de Camões. Lisboa: C.N.C.D.P., 1995.
  • Pereira, Célia Nunes Santos, A arte na igreja do Convento de Santa Maria do Carmo de Lisboa,1389/1755: contributos para o seu estudo cripto-histórico. Tese de mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2010.
  • Pestana, Maria Isabel, Das coisa visíveis às invisíveis: contributos para o estudo da pintura maneirista na Ilha da Madeira (1540-1620). Dissertação de doutoramento em História da Arte da Época Moderna apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2014.
  • Santos, Sofia Martins, "Novos elementos para a história dos painéis pintados da Sacristia da Sé do Porto". estudos de conservação e restauro 4 (2012): 72-86.
  • Serrão, Vítor, A pintura maneirista em Portugal. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).
  • Serrão, Vítor, A pintura protobarroca em Portugal, 1612-1657: o triunfo do naturalismo e do tenebrismo. Lisboa: Edições Colibri, 2000.
  • Serrão, Vítor, "Simão Rodrigues em Roma. A Influência do Oratorio del Crocifisso na Pintura Maneirista Portuguesa". PROMONTORIA I (2002/2003): 89-106.
  • Serrão, Vítor, "Pittura senza tempo em Coimbra, cerca de 1600: as tábuas de Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão na sacristia da Igreja do Carmo". Monumentos 25 (Set. 2006): 92-107.
  • Serrão, Vítor, "O Antigo Retábulo do Convento de Nossa Senhora das Relíquias do Carmo, da Vidigueira, pelo pintor maneirista Simão Rodrigues (1605)." Callipole – Revista de Cultura 24 (2017): 171-189.
  • Silva, Andreia Cunha et al. Belas Artes da Academia : uma colecção desconhecida.  Lisboa: Ministério da Cultura, Palácio Nacional da Ajuda, 2015.

Ligações Externas

Simão Rodrigues In Mosteiro dos Jerónimos Simão Rodrigues In Trecanni


Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo