Arrimo

Fonte: eViterbo
Revisão em 16h58min de 29 de novembro de 2017 por Morujao (discussão | contribs) (Criou a página com "O que serve de ter mão em coisas que poderiam cair. O a que alguma coisa se arrima. ''Fultu, ra, ae. Fem. Vitruv. Tit. Liv. Colum. Plin. Hist. fulmentum, i. Neut. Varro. Ce...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O que serve de ter mão em coisas que poderiam cair. O a que alguma coisa se arrima. Fultu, ra, ae. Fem. Vitruv. Tit. Liv. Colum. Plin. Hist. fulmentum, i. Neut. Varro. Cels. Vitruv. Solin. São as duas palavras mais usadas, porque nos autores alegados, Fultura ora se diz de um pé-direito, ora dos esteios ou paus que se põem debaixo dos alicerces de uma parede para a ter suspensa, enquanto se cava por baixo; toma-se às vezes pelo que serve para sustentar uma trave e outras por uma parede feita a escarpa (?), para ter em um edifício. Horácio e Plínio Júnior usam de Fultura no sentido metafórico. (...)[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo I: Letra A), 564.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo I: Letra A. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712.