Dinheiro

Fonte: eViterbo
Revisão em 17h45min de 8 de janeiro de 2018 por Morujao (discussão | contribs) (Criou a página com "(Termo de moedeiro, ourives da prata, etc.). É o título da prata, assim como quilate, é o que se dá ao ouro. E assim a prata fina é de doze dinheiros, assim como o ouro...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

(Termo de moedeiro, ourives da prata, etc.). É o título da prata, assim como quilate, é o que se dá ao ouro. E assim a prata fina é de doze dinheiros, assim como o ouro fino é de 24 quilates. Em cada dinheiro se contam 24 grãos grandes e de pequenos 384. Em um marco de prata um dinheiro responde por peso de cinco oitavas e 24 grãos, e em uma onça responde um dinheiro por 48 grãos e na oitava por seis grãos de marco. Resumo do valor do ouro e prata, pag. 58. Do valor e diferença dos dinheiros trata Manuel Severim de Faria no seu livro das notícias de Portugal, pag. 196-197, etc.[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo III: Letra D-EYC), 231.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo III: Letra D-EYC. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713.