Forma

Fonte: eViterbo
Revisão em 17h09min de 12 de janeiro de 2018 por Morujao (discussão | contribs) (Criou a página com "Modo de obrar em matérias de engenho, morais e políticas. (...) Forma pela qual o sapateiro corta e cose os sapatos. ''Forma, ae. Fem.'' Assim lhe chama Horácio na 3ª S...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Modo de obrar em matérias de engenho, morais e políticas. (...)

Forma pela qual o sapateiro corta e cose os sapatos. Forma, ae. Fem. Assim lhe chama Horácio na 3ª Sátira do livro 2, vers. 106. Si scalpra, et formas non sutor, etc. Também a forma de um chapéu se pode chamar Forma, ae. Fem..

(...)

(Termo de impressor). É uma tábua em que se compõe a letra, conforme a ordem que se quer e se impõe numa rama de ferro com as suas guarnições de pau ao redor e cunhos para apertar e sobre ela carrega o quadro. Forma typographica, ae. Fem. Letra de forma. Os moldes de que usa o impressor para exprimir no papel as letras. Litterarum typi, orum. masc. plur. Forma litterarum que é de Quintiliano não quer dizer isto (que no tempo deste orador ainda não havia impressão) mas quer dizer a forma e figura das letras[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo IV: F), 173.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo IV: Letra F-J. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713.