Forro

Fonte: eViterbo
Revisão em 17h57min de 12 de janeiro de 2018 por Morujao (discussão | contribs) (Criou a página com "Deriva-se do latim ''forulus'' que significa armário ou caixa, em que os antigos tinham os livros. Falando nos livros das Sibilas diz Suetónio, na vida de Augusto, cap. 31...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Deriva-se do latim forulus que significa armário ou caixa, em que os antigos tinham os livros. Falando nos livros das Sibilas diz Suetónio, na vida de Augusto, cap. 31. Hos quoque delectu habito, condidit duobus forulis auratis. As colosas arábico-latinas dizem forulus, ubi codices ponuntur. Todo o forro a modo de caixa ou bainha contém um fio que se lha pega. Forro do tecto. O emadeiramento pegado ao tecto ou vigamento da parte superior da casa. Laquear, aris. Neut. Virgil. Lacunar, aris. Vitruv.

O forro do vestido. Assutus intrinsecus vesti pannus (se o forro ainda está para se pôr). Assuendus em lugar de assutus[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo IV: F), 182.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo IV: Letra F-J. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713.