Gorra

Fonte: eViterbo
Revisão em 15h36min de 16 de janeiro de 2018 por Morujao (discussão | contribs) (Criou a página com "Antigamente era uma cobertura da cabeça, de figura redonda, sem abas. A gorra dos estudantes da universidade é a maneira de uma manga, metida na cabeça e semelhantes a es...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Antigamente era uma cobertura da cabeça, de figura redonda, sem abas. A gorra dos estudantes da universidade é a maneira de uma manga, metida na cabeça e semelhantes a esta são aquelas que se dá à gente popular em ocasião de lutos reais. A gorra dos desembargadores é um chapéu pequeno com abas estreitas e coberto de veludo com suas pregas. Capitis tegumentum quod vulgo gorra vocatur Pruma a gorra, um pouco inclinada. Camões, cant. 2, oct. 98. Manuel de Faria, comentando este lugar, diz que a forma das gorras daqueles tempos se conserva só em retratos e em oficiais de regimentos de cidades em actos públicos e que em tempo del-rei D. João III se começaram a deixar de usar, se bem afirma ter visto pintado a el-rei D. Sebastião com gorra e finalmente que o hoje chamam gorras, não tem que ver com aquelas[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo IV: G), 97.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo IV: Letra F-J. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713.