Jaez

Fonte: eViterbo
Revisão em 12h50min de 17 de janeiro de 2018 por Morujao (discussão | contribs) (Criou a página com "A sela, o freio, o peitoral e os mais adereços do cavalo, mas de maior estimação e com mais primores que Arreios, que são adereços ordinários. ''Splendida'' ou ''s...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A sela, o freio, o peitoral e os mais adereços do cavalo, mas de maior estimação e com mais primores que Arreios, que são adereços ordinários. Splendida ou speciosa equorum strata ou ronamenta, orum. Neut. plur. Sobre a palavra Phalerae que não me parece própria deste lugar, há três opiniões. Phalera propriamente era certo ornato particular que se punha ao cavalo debaixo das orelhas, conforme a opinião de Heródoto, ou na testa, como escreve Suidas, ou no pescoço, como tem para si Plínio Historiador. Vid. Aldum Manutium Fil. lib. 3 de quaesitis per epistolam cap. 10[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo IV: I), 7.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo IV: Letra F-J. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713.