Jarreteira

Fonte: eViterbo
Revisão em 13h18min de 17 de janeiro de 2018 por Morujao (discussão | contribs) (Criou a página com "Deriva-se do francês ''jarretiere'' que é a liga com que se atam as meias. A ordem dos cavaleiros da jarreteira (outros dizem da garroteia, mas o P. Fr. Jacinto de Deus no...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Deriva-se do francês jarretiere que é a liga com que se atam as meias. A ordem dos cavaleiros da jarreteira (outros dizem da garroteia, mas o P. Fr. Jacinto de Deus no seu livro, intitulado escudo dos cavaleiros das ordens e outros autores portugueses dizem jarreteira), foi instituída no ano 1344 por Eduardo II, rei de Inglaterra, que criou 120 cavaleiros com obrigação que trouxessem na perna esquerda uma liga azul, em memória e em honra de uma liga que a condessa de Sarisburi deixara cair dançando e que o mesmo rei levantara. A ordem dos cavaleiros da jarreteira. Periscelidis ordo equester[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo IV: I), 16.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo IV: Letra F-J. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713.