Lenço

Fonte: eViterbo
Revisão em 16h30min de 18 de janeiro de 2018 por Morujao (discussão | contribs) (Criou a página com "Pano de linho que a gente traz na algibeira para se assoar e limpar o rosto do suor (...). Lenço de muro. Parte do muro, que está direito e tem alguma extensão, ''Muri p...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Pano de linho que a gente traz na algibeira para se assoar e limpar o rosto do suor (...).

Lenço de muro. Parte do muro, que está direito e tem alguma extensão, Muri pars, tis. Fem. Pode-se-lhe acrescentar algum epíteto conforme parecer mais conveniente. v.g. A artilharia do inimigo derrubou grande lenço de muro. Tormentorum hostilium vi disjecta est ampla, ou magna pars muri. Não acho no Latim palavra mais própria neste lugar do que pars. Aqueles que chamam Lenço de muro, Pagina, tractus, plaga, falam por um modo, que me parece tão impróprio, como se disseram em Português página, país, ou região de muro. (Derrubando com a força da artilharia hum lenço de muro. Arte Militar, part. I pag. 64.) (Dois lenços de muro da Fortaleza. Discurso Apologet. De Marinho. 135. Vers. Vid. Lanço[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo V: L), 78.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo V: Letra K-NYS. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716.