Liteira

Fonte: eViterbo
Revisão em 16h50min de 19 de janeiro de 2018 por Morujao (discussão | contribs) (Criou a página com "Carruagem conhecida, muito cómoda, e em terras onde há montes, muito necessária. É composta de caixa, cadeira dianteira , e traseira, portinholas , varais, tira vergal,...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Carruagem conhecida, muito cómoda, e em terras onde há montes, muito necessária. É composta de caixa, cadeira dianteira , e traseira, portinholas , varais, tira vergal, mangote, pé de pata, ferros torcidos, etc. (…) Advirtam que as liteiras dos Romanos eram propriamente cadeiras, que quatro, seis, e às vezes oito homens levavam, mas para liteira não temos palavra mais própria, que Lectica, que na realidade quer dizer, cadeira de mão, e não liteira, em que andam machos, como nas que hoje se usam. Chamavam os antigos à sua cadeira de mão, Lectica, que como diminutivo de Lectus, vale o mesmo que Leito pequeno, e na realidade, era esta carruagem a modo de leito, porque tinha uma espécie de cama, com sua almofada. (…) Do Latim se deriva o nosso vocábulo Liteira, mas não serve de leito, senão quando lhe deitam colchões, para levar algum doente[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo V: L), 157.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo V: Letra K-NYS. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716.