Loba

Fonte: eViterbo
Revisão em 17h11min de 19 de janeiro de 2018 por Morujao (discussão | contribs) (Criou a página com "Vestidura Eclesiástica, Clerical, e honorífica, que chega até o chão, cortada de maneira que nela entram os braços; dela usam também os Bedeis da Universidade. Querem...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Vestidura Eclesiástica, Clerical, e honorífica, que chega até o chão, cortada de maneira que nela entram os braços; dela usam também os Bedeis da Universidade. Querem alguns que por comer muito pano, lhe chamam loba. Nos seus discursos vários, e políticos diz Manuel Severim de Faria, pág. 179. vers. que a Loba não só é veste comum a todo o Clero de Portugal, mas mais usada nos Cónegos das Catedrais, principalmente na Sé de Évora; e segundo os Padres Fr. João de Madriaga, e Fr. Jerónimo Romano teve a Loba sua origem das Dalmáticas, e ainda hoje parece que tem a forma, e feitio delas. Loba. Tunica, ou toga talaris, manicata. Abolla, a. Fem. do qual usam alguns para significar Loba; na opinião de Nónio era um género de vestidura militar. (Onde os Bedeis estiverem com maças, estejam vestidos com Lobas, e sem elas não vençam propinas. Estatut. da Universidad. 320. n. 128.)[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo V: L), 168.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo V: Letra K-NYS. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716.