Marchete

Fonte: eViterbo
Revisão em 15h34min de 22 de janeiro de 2018 por Morujao (discussão | contribs) (Criou a página com "(...) Diz Manuel de Faria que marchete em português é aquele lavor que em Castela se chama ''taracea'', obra que vem a ser como pintar com madeira em madeira, isto é, abr...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

(...) Diz Manuel de Faria que marchete em português é aquele lavor que em Castela se chama taracea, obra que vem a ser como pintar com madeira em madeira, isto é, abrindo em uma tábua algum debuxo e enchendo os vãos de uns pedacinhos de outros paus de várias cores, com que se vêm a representar as figuras, como pintadas. O mesmo se faz em pedra, mas por outro modo, e é que não se abre a tábua, mas fica toda coberta com a uniam e conexão daqueles pedacinhos que fazem uma admirável pintura com claros e sombras (...)[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo V: M), 325.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo V: Letra K-NYS. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716.