Maça
(...) Maça de Livreiro. É uma composição de farinha e água com que se gruda o papel no caderno. Glutinum ex farina et aqua (...).
Maça de calceteiro. Instrumento de pau grosso, e redondo pela parte inferior, e com cabo direito, e comprido, que tem duas asas, a modo de braços, em que pegam os calceteiros, e pisando com força metem no chão, assentam, e unem as pedras das calçadas, etc. (...)
Maça de ladrilhador. É um pau grosso, quase redondo, de palmo e meio de comprimento, com cabo em que pega a mão do oficial, e com brandos golpes assenta o tijolo, ou pedra, com que se ladrilha. Fistucaminor.
Maça de ferro com que antigamente se pelajava. Clava militaris (...) .
Maça, na lança de correr a Argola, é a modo de um cabo piramidal, antes da empunhadura da lança.
(...)
Pau com que se quebra em uma pedra a cana do linho. Malleus stuparius, i. Masc.[1].
Referências bibliográficas
- ↑ Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo V: M), 227-228.
Bibliografia e Fontes
- Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo V: Letra K-NYS. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716.