Pierre Gilles de Saint-Paul

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Pierre Gilles de Saint-Paul
Nome completo Pierre Gilles de Saint-Paul
Outras Grafias Pedro Gilles de São Paulo, Pedro Girles Sam Paulo, Pedro de Chirles Sampalo, Pedro Girlez de Sam Pol, Sá Pollo, São Pol, Sampolo.
Pai valor desconhecido
Mãe valor desconhecido
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento valor desconhecido
França
Morte julho 1659
Portugal
Sexo valor desconhecido
Religião valor desconhecido
Residência
Residência Almeida, Guarda, Portugal
Postos
Posto Tenente-General
Data Início: 01 de julho de 1648
Arma Artilharia
Cargos
Cargo Engenheiro
Data Início: 26 de janeiro de 1642
Actividade
Actividade Desenho de fortificação
Data Início: 1642
Local de Actividade Almeida, Guarda, Portugal

Actividade Acompanhamento de obra
Data Início: 1646
Fim: 1660
Local de Actividade Beira Alta, Portugal

Actividade Acompanhamento de obra
Data Início: 1648
Local de Actividade Elvas, Portalegre, Portugal

Actividade Desenho de fortificação
Data Início: 1653
Local de Actividade Bragança, Bragança, Portugal


Biografia

Dados biográficos

Pierre Gilles de Saint Paul foi um engenheiro francês que chegou a Portugal na armada do marquês de Brezé, em Setembro de 1641, juntamente com o engenheiro-mor Charles Lassart e mais três engenheiros (Nicolau de Lille, Du Ponsel, Pellefigure). O "Rol das pessoas que vieram de França na armada do Senhor Marques de Brezé para servir em Portugal" (ANTT, CG, Consultas, maço 1, publicado por Sepulveda 1902, 311-314) dá conta que Saint Paul vinha acompanhado de sete criados, identificando-se ainda outros engenheiros franceses para além dos aqui mencionados. Viterbo supõe que o seu nome possa ser Saint Paul[1].

Carreira

Mencionado na entrada de António de Piala Dobles. Era uma engenheiro de Riba-Côa, perito em fortificações, que foi chamado a substituir Piala Dobles porque esse era "homem de pouca sciençia", como consta de um decreto do Conselho de Guerra datado de 3 de junho de 1655[2].

Outras informações

Obras

Notas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III, 4.
  2. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II, 264.

Fontes

Bibliografia

  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol II. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1904.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol III. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1922.


Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo