Bens

Fonte: eViterbo
Revisão em 19h04min de 14 de agosto de 2022 por Alice (discussão | contribs) (Substituição de texto - "==Referências bibliográficas== " por "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />")
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Bens móveis: são os que se podem levar, como os adereços das casas e as alfaias, os gados, os escravos, etc. Res movestes, rerum moventium. Tit. Liv. Os antigos jurisconsultos dizem Res mobiles ou mobilia.

Alguns críticos querem que Moventia signifique os bens móveis, que de si mesmo têm movimento, como os animais e os escravos; e que Mobilia ou res mobiles só signifique os bens móveis que não têm movimento algum, como as cadeiras, os leitos, os vestidos, a baixela, etc. Porém de ordinário não se faz esta distinção[1].  

==Notas==

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo II: B-C), 104.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo II: B-C. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712.