Faro

Fonte: eViterbo
Revisão em 11h21min de 16 de agosto de 2022 por Alice (discussão | contribs) (Substituição de texto - "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />" por "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Torre em que se acende lume de noite para os navegantes. Vid. Pharos. Entre as ruínas de uma torre, antigamente edificada na Praia da Vila da Pederneira, foi achada uma pedra grande, de cujo letreiro se conjectura, que devia servir de faro em que houvesse lume de noite, para que as barcas e navios tinassem o porto quando viessem de noite pro aquela costa. Vid. Monarch. Lusit. Tom. 1, fol. 254, col. 4 e 3.[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo IV: F), 36.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo IV: Letra F-J. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713.