Gamela

Fonte: eViterbo
Revisão em 16h34min de 16 de agosto de 2022 por Alice (discussão | contribs) (Substituição de texto - "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />" por "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Vaso de pau côncavo ou tronco vasado, comprido, em que comem os porcos. Aqualiculus, i. Masc. Sobre esta palavra Calepino diz Vas, in quo porci sorbent. Em Pérsio aqualiculus é ventre. Gamela também é outro vaso de pau cavado em redondo, largo e pouco fundo, em que as mulheres costumam trazer mãos de carneiro. Parece que lhe pudéramos chamar, gabata que era um vaso, também cavado em que se punham as carnes na mesa. Acha-se em Marcial, lib. 7, Epigr. 42 e segundo os etimológicos, Gabata é quase o mesmo que cavata e diz Turnebo Gabata, genus lancis concavae outros pela semelhança do nome quere que Camella, ae. Fem. seja o mesmo que gamela[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo IV: G), 23.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo IV: Letra F-J. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713.