Genuflexório

Fonte: eViterbo
Revisão em 17h01min de 16 de agosto de 2022 por Alice (discussão | contribs) (Substituição de texto - "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />" por "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

(Genuflessorio). É um encosto de madeira com seu estradinho em que se põe de joelhos quem quer com cómod e descanso. Compages lignea cui genibus flexis pracaturus quis innititur ou mais brevemente compages cui innixus quis precatur Deum. Alguns autores de dicionários, ainda com mais brevidade, dizem Cubitale precarium ou pluteus precationis ou cubital precatis ingenua. Mas ainda não sabemos de centro, se havemos de ler em Horácio no livro 2, sátira 3, vers. 255. Cubital ou Cubitale, posto que os críticos mais doutos querem que se leia Cubital, nem se sabe bem o que este vocábulo certamente significa, porque segundo Turnebo, cubital é um ornamento do braço, e na opinião de outros é uma almofadinha[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo IV: G), 57-58.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo IV: Letra F-J. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713.