Leito

Fonte: eViterbo
Revisão em 20h55min de 17 de agosto de 2022 por Alice (discussão | contribs) (Substituição de texto - "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />"" por "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Consta de um catre com quarto colunas, ou pilares altos, e tábuas sobre que se põem a cama; arma-se com cortinas, etc. Lectus, i. masc. Cic. (...)

Leito. (Termo de fortificação.) É a esplanada, ou pavimento, que se faz de lajedo com fundamento embebido em terrapleno, ou de madeira com barrotes, em que assentam e cravam tabuões da grossura de quatro dedos, para a artilharia jogar. Bellicorum tormentorum sedes, is. Fem. Saxeus plana superficie ager, in quo bellica tormenta locantur, disponuntur, etc. (Os leitos que se fazem de lajedo, são melhores, e mais duráveis. Method. Lusit. Pág. 133).

(...) Termo de pedreiro; O lugar em que assenta bem uma pedra. Locus, lapidi idoneus[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo V: L), 74.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo V: Letra K-NYS. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716.