Óculo

Fonte: eViterbo
Revisão em 10h43min de 18 de agosto de 2022 por Alice (discussão | contribs) (Substituição de texto - "==Referências bibliográficas== " por "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Óculo de ver ao longe ou de longa mira ou de longa vista. Instrumento óptico, composto de um ou mais canudos de várias matérias como folha de Flandres ou pepéis grudados uns com outros, que nas extremidades têm uns vidros côncavos e convexos, dos quais o que olha para os objectos se chama objectivo e o que se aplica ao olho se chama ocular. Serve de engrandecer e distinguir os objectos de maneira que se possam ver e conhecer de uma grande distância[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo VI: O), 38.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo VI: Letra O-P. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716.