Aula de Artilharia de São Julião da Barra

Fonte: eViterbo
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Aula de Artilharia de São Julião da Barra
(valor desconhecido)
Outras denominações Aula do Regimento de Artilheria de São Julião da Barra, Aula Regimental de Artilharia de São Julião da Barra, Aula do Regimento de Artilharia da Corte e da Província da Estremadura
Tipo de Instituição Ensino Militar
Data de fundação 9 abril 1762
Data de extinção 18 julho 1834
Paralisação
Início: valor desconhecido
Fim: valor desconhecido
Localização
Localização Forte de São Julião da Barra, Oeiras,-
Início: 09 de abril de 1762
Antecessora valor desconhecido

Sucessora valor desconhecido


História

A Aula de Artilharia, ou Aula do Regimento de Artilharia, de São Julião da Barra foi criada anexa ao Regimento, em 2 de Abril de 1762. O estabelecimento da aula ocorre cronologicamente próximo do início da Guerra Fantástica e procurou debelar a carência de instrução teórica e prática em artilharia[1].

A sua criação precedeu um conjunto de reformas, datadas da segunda metade do século XVIII e da autoria do conde de Schaumbourg Lippe, aplicadas ao ensino de artilharia, com fim à sua modernização e uniformização, anteriormente sustentado pela rede de Aulas de Fortificação[2]. Identificando a "decadência a que haviam chegado a teoria e a prática de artilharia" e a necessidade de manter "com ciência e exercício" os corpos da arma de artilharia, o decreto de 30 de Julho de 1762, primeira peça legislativa do conjunto de reformas, determinava o exame e aprovação nas aulas de artilharia como condição indispensável no acesso aos regimentos e corpos da arma por parte de oficiais e soldados[3]. Em 1763, o conde de Lippe procedeu à reorganização dos corpos de artilharia, reduzindo-os a "quatro regimentos de doze companhias cada um"[4], a saber: Regimento de Artilharia de São Julião, de Estremoz e de Lagos. Nesse ano, em 15 de Julho, era decretada nova organização dos planos de estudo a observar nas Aulas de Artilharia, provendo sobre "a ordem dos estudos; e a eleição dos Livros que devem dirigir os Professores"[5]. Longe de se restringir ao ensino militar, a instituição das Aulas Regimentais de Artilharia "pela sua natureza transversal (...) exigiam domínios nas matérias de cálculo, balística, materiais e a química [sendo, por isso,] percursoras de um ensino moderno, científico e prático"[6].

No que concerne, em específico, à Aula de Artilharia de São Julião da Barra determinava-se que os instruendos fossem instruídos nos mesmos exercícios e manobras "necessários para o serviço da mesma Artilharia a bordo dos Navios de Guerra"[7].  

Em 1767, foi enviada uma brigada do Regimento de Artilharia de São Julião, composta por oficiais e soldados, para o Brasil com fim de instruir os artilheiros do Regimento de Artilharia do Rio de Janeiro[8].



Geral para as Aulas:

Introduzindo os príncipios de uma necessária formação militar especializada, Lippe promoveu uma profunda reforma curricular da Aula de Forticação e Arquitectura Militar. No Plano que Sua Magestade Manda Seguir e Observar no Estabelecimento, Estudos e Execícios das Aulas dos Regimentos de Artilharia, aprovado e publicado em 15 de Julho de 1763

instituindo um novo tipo de aulas periféricas, no fundo tentanto modernizar e uniformizar o funcionamento da rede de Aulas de Fortificação, que passaram a ser designadas por Aulas Regimentais de Artilharia, portanto geralmente anexas ao regimento dessa arma organizado em cada uma das praças.

A partir de 1763 encontra-se documentada a instituição de numerosas Aulas Regimentais de Artilharia: São Julião da Barra, Valença (provável docência de José Anastácio da Cunha desde 1764 e mais tarde, em 1783, do suiço Jean Victoire Miron de Sabionne), Almeida (onde por volta de 1762 Miguel Luís Jacob escrevia Tratado de Fortificação Regular e Irregular, quase uma tradução do tratado Architecture Militaire ou l'Art de Fortifier, publicado em 1741 por Louis de Cormontaingne, discípulo directo de Vauban), Estremoz (com a presença de Valleré), Olivença (onde António Lobo Infante de Lacerda traduziu Elemens de Fortification de Guillaume Le Bond, a partir da 7ª edição de 1775), Faro (1774), Tavira (de 1788 a 1811 destaca-se a docência do Lente de Geometria José Sande de Vasconcelos, engenheiro militar que acompanhou o processo de construção de Vila Real de Santo António), ilha da Madeira (1767), ilha Terceira (1799) e Goa (1773). No Rio de Janeiro a aula foi também convertida em Aula do Regimento de Artuilharia, surgindo documentado a adopção dos manuais de Bélidor em 1774, enquanto na Baía se criava em 1761 a Aula Militar de Fortificação e Geometria, ainda em funcionamento em 1784 e na qual se destacou a actividade de José António Caldas, conservando-se um significativo conjuntos de desenhos, datado de 1778 e 1779, que constitui boa parte dos exercícios práticos dos formandos e um inestimável documento sobre o método e contéudo dessa aprendizagem (Bueno, 2000: 53).

Outras informações

Professores

Margarida: As Aulas de Artilharia eram regidas por um lente de nomeação régia, por norma o comandante do regimento ou o sargento-mor, a quem competia a explicação e a tradução dos livros adoptados, enquanto a estrita observância do método seguido deveria ser vigiada pelo coronel-inspector dos corpos de Artilharia (Vieira, 1990:7-17).

Curricula

O Plano decretado em 1763 determinava que se observassem, sob pena de expulsão das Aulas e Regimentos, "precisa, e inalteravelmente os seguintes" dos quais "se farão traduções Portuguesas para os que não possuem a língua Francesa"[9]:

- Curso de Matemática, Monsieur Bellidoro.

- "Para a Arte de lançar as Bombas se deve seguir Monsieur du Lacq naquela parte do seu livro intitulado, Mecanismo de Artilharia, que trata desta matéria", e, em alternativa, "farão o uso do Bombardeiro Francês Monsieur Bellidoro."

- "Os seis Artífices pertencentes à Companhia dos mesmos Bombardeiros devem estudar, entender, e praticar todas as diferentes composições de fogos de Artificio, que servem para a Guerra, pelas explicações do Monsieur de Saint Remy"[10].

- "Para a Ciência das Minas se devem seguir as obras de Monsieur de La-Valiere o Pai, de Monsieur de Lorme, e de Monsieur Bellidoro", inclusos nas "Memórias de Saint Remy".

- "Para a Engenharia, e Fortificações (...) se deve seguir o livro intitulado: O Ataque, e defensa das Praças, por Monsieur de Vauban."

- "Para o Estudo dos Mineiros, e Bombeiros, se deve seguir a Ciência dos Engenheiros do mesmo Monsieur Bellidoro nas partes em que tem uma conexão imediata com a profissão dos sobreditos."

- "Para o Exercício das Peças de Campanha [em peças de calibre inferior à peça de bateria, de 6 libras ou menos] se há de seguir o Método, que se estabeleceu nos dois o Método, que se estabeleceu nos dous Campamentos que no presente ano se fizeram junta à Cidade de Évora, e na vizinhança de Belém.[11]"

Notas

  1. Vieira, "O ensino científico-militar em Portugal", 9.
  2. ??????
  3. Governo Português, "Decreto de 30 de Julho de 1762", Collecção da Legislação Portugueza, Legislação de 1750 a 1762. Lisboa: Typograpfia Maigrense, 1830, 901.
  4. Ribeiro, 1:303.
  5. Governo Português "Alvará de 15 de Julho de 1763", Collecção da Legislação Portugueza. Legislação de 1763 a 1774. Lisboa: Typografia Maigrense, 1829, 46.
  6. Coelho, Sérgio Veludo, Os Arsenais Reais de Lisboa e do Porto. 1800-1814., 49. Visualizado em 18 Agosto, 2022. http://repositorio.uportu.pt:8080/bitstream/11328/598/3/TDH%2034%20-%20Corpo%20do%20texto.pdf
  7. Governo Português, "Plano, que Sua Magestade manda seguir, e observar no Estabelecimento, Estudos, e Exercicios das Aulas dos Regimentos de Artilheria", Colecção de Legislação Portugueza. Legislação de 1763 a 1774. Lisboa: Typografia Maigrense, 1829, 50.
  8. Cardoso, Maria Luiza, "Wilhelm Von Schaumburg-Lippe: um Notável Pedagogo Militar", Comunicação apresentada no VII Congresso Brasileiro de História da Educação: Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil, promovido pela SBHE, na UFMT, em Cuiabá, de 20 a 23 de maio de 2013., 13.
  9. Governo Português, "Plano, que Sua Magestade manda seguir, e observar no Estabelecimento, Estudos, e Exercicios das Aulas dos Regimentos de Artilheria", Colecção de Legislação Portugueza. Legislação de 1763 a 1774. Lisboa: Typografia Maigrense, 1829, 47-49.
  10. Governo Português, "Plano, que Sua Magestade manda seguir, e observar no Estabelecimento, Estudos, e Exercicios das Aulas dos Regimentos de Artilheria", Colecção de Legislação Portugueza. Legislação de 1763 a 1774. Lisboa: Typografia Maigrense, 1829, 47.
  11. Para uma descrição dos exercícios, a forma como deveriam ser realizados e indicações práticas para os oficiais vide, Governo Português, "Plano, que Sua Magestade manda seguir, e observar no Estabelecimento, Estudos, e Exercicios das Aulas dos Regimentos de Artilheria", Colecção de Legislação Portugueza. Legislação de 1763 a 1774. Lisboa: Typografia Maigrense, 1829, 47-49.

Fontes

Ver: Alvará de 2 de Abril de 1762.


Ribeiro, José Silvestre. ''Historia dos estabelecimentos Scientificos Litterarios e Artisticos de Portugal nos Sucessivos Reinados da Monarquia''. Vol. 1. Lisboa: Typografia Real da Academia de Sciencias, 1872, pp. 301-302.


Governo Português, "Decreto de 30 de Julho de 1762", Collecção da Legislação Portugueza, Legislação de 1750 a 1762. Lisboa: Typograpfia Maigrense, 1830, 901.

Governo Português "Alvará de 15 de Julho de 1763", Collecção da Legislação Portugueza. Legislação de 1763 a 1774. Lisboa: Typografia Maigrense, 1829, 46.

Governo Português, "Plano, que Sua Magestade manda seguir, e observar no Estabelecimento, Estudos, e Exercicios das Aulas dos Regimentos de Artilheria", Colecção de Legislação Portugueza. Legislação de 1763 a 1774. Lisboa: Typografia Maigrense, 1829, 47-50.

Bibliografia

Cardoso, Maria Luiza, "Wilhelm Von Schaumburg-Lippe: um Notável Pedagogo Militar", Comunicação apresentada no VII Congresso Brasileiro de História da Educação: Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil, promovido pela SBHE, na UFMT, em Cuiabá, de 20 a 23 de maio de 2013., 13.

Coelho, Sérgio Veludo, Os Arsenais Reais de Lisboa e do Porto. 1800-1814., 49. Visualizado em 18 Agosto, 2022. http://repositorio.uportu.pt:8080/bitstream/11328/598/3/TDH%2034%20-%20Corpo%20do%20texto.pdf

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Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

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