Ábaco: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
mSem resumo de edição
m (Substituição de texto - "==Referências bibliográficas== " por "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />")
 
(Há 2 revisões intermédias de outro utilizador que não estão a ser apresentadas)
Linha 1: Linha 1:
ABACO, termo da arquitectura: deriva-se do Grego, Abax, que quer dizer Aparador, copa ou mesa, em que se dispõem vasos de prata, para ornato. Na arquitectura, é a parte superior do capitel da coluna, principalmente na ordem Corintia; serve como de tapador ao cesto de flores, que nela se representa. Tem o Abaco o seu bocel e a sua faixa. Abacus, i. Masc. Vitruv.<ref>Bluteau,. ''Vocabulario Portuguez e latino'' (Volume 01: Letra A), 6 e124.</ref>.
ABACO, termo da arquitectura: deriva-se do Grego, ''Abax'', que quer dizer Aparador, copa ou mesa, em que se dispõem vasos de prata, para ornato. Na arquitectura, é a parte superior do capitel da coluna, principalmente na ordem Coríntia; serve como de tapador ao cesto de flores, que nela se representa. Tem o Ábaco o seu bocel e a sua faixa. ''Abacus, i.'' Masc. Vitruv.<ref>Bluteau, ''Vocabulario Portuguez e latino'' (Volume 01: Letra A), 6.</ref>.


==Referências bibliográficas==
==Notas==  
<references />
<!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references /><references />


==Bibliografia e Fontes==
==Bibliografia e Fontes==
*Bluteau, Rafael. ''Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos...'' Volume 01: Letra A. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712.  
*Bluteau, Rafael. ''Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos...'' Tomo I: Letra A. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712.  


{{DEFAULTSORT: Abaco}}
{{DEFAULTSORT: Abaco}}
[[Categoria: Glossário]]
[[Categoria: Glossário]]
[[Categoria: Arquitectura]]
[[Categoria: Arquitectura]]
[[Categoria: Objectos]]

Edição atual desde as 10h58min de 18 de agosto de 2022

ABACO, termo da arquitectura: deriva-se do Grego, Abax, que quer dizer Aparador, copa ou mesa, em que se dispõem vasos de prata, para ornato. Na arquitectura, é a parte superior do capitel da coluna, principalmente na ordem Coríntia; serve como de tapador ao cesto de flores, que nela se representa. Tem o Ábaco o seu bocel e a sua faixa. Abacus, i. Masc. Vitruv.[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Volume 01: Letra A), 6.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo I: Letra A. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712.