Átrio

Fonte: eViterbo
Revisão em 14h27min de 30 de novembro de 2017 por Morujao (discussão | contribs) (Criou a página com "Palavra tão variamente usada dos antigos que não é fácil assentar qual fosse sua própria e genuína significação. Na opinião de alguns, átrio se deriva do grego ''A...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Palavra tão variamente usada dos antigos que não é fácil assentar qual fosse sua própria e genuína significação. Na opinião de alguns, átrio se deriva do grego Aithrion que vale o mesmo que coisa do ar e, segundo esta etimologia, átrio é como pátio e lugar descoberto. Querem outros que Atrium seja o mesmo que Aterrum ou Aterium, quod a terra oriatur e por ser o átrio coisa rente com o chão. OUtros derivamAtrium de Atria, antiga cidade da Etrúria ou a toscana em que se costumaram na entrada das casas os primeiros átrios. Do átrio do Tabernáculo se faz menção no cap. 27 do Êxodo e de muitos outros átrios em que fala a Sagrada Escritura, acharás nos expositores e comentadores amplas e curiosas notícias. Escreve Aulo Gellio que muitos homens doutos do seu tempo entendiam que Atrium e Vestibulum eram uma mesma coisa mas que Cecílio Galo, o qual escreveu de significatione verborum era de contrária opinião. Algumas vezes toma-se Atrium geralmente por toda a parte interior das coisas que se vêem da rua, quando ficam as portas abertas. (...)[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo I: Letra A), 644.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo I: Letra A. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712.