Aço: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
(Criou a página com "É o ferro de melhor têmpera, que reinado e preparado sai tao duro e tão penetrante que com ele se fazem os gumes e as pontas das espadas e outros instrumentos de cortar e...")
 
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
É o ferro de melhor têmpera, que reinado e preparado sai tao duro e tão penetrante que com ele se fazem os gumes e as pontas das espadas e outros instrumentos de cortar e talhar. O modo de o preparar é este. metem-no em um grande lume entre pontas de boi e brazas de carvão de salgueiro e depois de esmiuçado e muitas vezes fundido o mergulham em águas adstringentes e muito frias até que com a violenta decoação do fogo e atracção da humidade que convém a sua natural secura, se faz mais branco, mais sólido e mais fino(...)<ref>Bluteau,. ''Vocabulario Portuguez e latino'' (Volume 01: Letra A), 102.</ref>.
É o ferro de melhor têmpera, que reinado e preparado sai tao duro e tão penetrante que com ele se fazem os gumes e as pontas das espadas e outros instrumentos de cortar e talhar. O modo de o preparar é este. metem-no em um grande lume entre pontas de boi e brazas de carvão de salgueiro e depois de esmiuçado e muitas vezes fundido o mergulham em águas adstringentes e muito frias até que com a violenta decoação do fogo e atracção da humidade que convém a sua natural secura, se faz mais branco, mais sólido e mais fino(...)<ref>Bluteau, ''Vocabulario Portuguez e latino'' (Tomo I: Letra A), 102.</ref>.


==Referências bibliográficas==
==Referências bibliográficas==
<references />
<references />
==Bibliografia e Fontes==
==Bibliografia e Fontes==
*Bluteau, Rafael. ''Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos...'' Volume 01: Letra A. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712.  
*Bluteau, Rafael. ''Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos...'' Tomo I: Letra A. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712.  


{{DEFAULTSORT: {{PAGENAME }} }}
{{DEFAULTSORT: Aco}}
[[Categoria: Glossário]]
[[Categoria: Glossário]]
[[Categoria: Objectos]]
[[Categoria: Objectos]]

Revisão das 17h25min de 24 de novembro de 2017

É o ferro de melhor têmpera, que reinado e preparado sai tao duro e tão penetrante que com ele se fazem os gumes e as pontas das espadas e outros instrumentos de cortar e talhar. O modo de o preparar é este. metem-no em um grande lume entre pontas de boi e brazas de carvão de salgueiro e depois de esmiuçado e muitas vezes fundido o mergulham em águas adstringentes e muito frias até que com a violenta decoação do fogo e atracção da humidade que convém a sua natural secura, se faz mais branco, mais sólido e mais fino(...)[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo I: Letra A), 102.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo I: Letra A. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712.