Acrotérios

Fonte: eViterbo
Revisão em 18h03min de 14 de agosto de 2022 por Alice (discussão | contribs) (Substituição de texto - "==Referências bibliográficas==" por "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

ACROTÉRIOS ou Acrotérias (Termo de arquitectura). É o que serve de ornato às partes mais altas dos frontispícios, como pedestais, pequenos no meio, e nas duas extremidades deles, ou nos ditos lugares são pedras que sustentam urnas, estátuas ou outras figuras. Acroteria, orum. Neut. Plur. Vitruv. Sobre os Acrotérios do frontispício. Relação dos Artifícios do fogo, etc. pag.3. Acrotérias de cem mil lavores. E os quadros de pinturas singulares. Insul. De Man. Thomas. Livro 10. Oit. 52. Como a palavra Grega Acroterion geralmente significa qualquer extremidade nos edifícios, toma-se pela parte superior, em que acabam os telhados, do mesmo modo, que nos navios os Esporões que em Latim se chamam Rostra. Também na Náutica se chamam Acrotérios, os promontórios e lugares eminentes, que no mar se descobrem de longe[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo I: Letra A), 111.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo I: Letra A. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712.