Almofada

From eViterbo
Revision as of 18:08, 14 August 2022 by Alice (talk | contribs) (Substituição de texto - "==Referências bibliográficas==" por "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />")
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search

Deriva-se do arábico, Almohadetum, que responde a cousa que está sobre outra, ou é palavra originalmente hebráica de mahad, que vale o mesmo que encostar ou reclinar e almofada é uma espécie de saco, cosido com todas as bandas e cheio de várias matérias, conforme as suas diferentes serventias, porque ou serve de encostar nela a cabeça ou é almofada de estrado em que as mulheres se sentam ou é almofada de costureira, rendeira. Almofada em que se encosta a cabeça. Cervical, alis. Neut. martial. Plin. lib. 20. cap. 2. Pulvinus, i. Masc. Cic..

Almofada de estrado. Pulvinar, aris. Neut. Ovid. lib. I de Arte. Cousa feita a modo de almofada. Pulvinatus, a um. Plin. lib. 15. cap. 22.

Almofada. (Termo de Carpinteiro) Pedaço de tábua quadrada ou de qualquer outra figura encaixada em outros pedaços mais fortes. Tympanum, i. Neut. Vitruv[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo I: Letra A), 274.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo I: Letra A. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712.