Alparcas

Fonte: eViterbo
Revisão em 17h42min de 27 de novembro de 2017 por Morujao (discussão | contribs) (Criou a página com "Sola de sapato com tiras de couro ou de esparto em lugar de pala de que usam os religiosos de São Francisco. Nas histórias e nos poetas antigos se fala em alparcas de seda...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Sola de sapato com tiras de couro ou de esparto em lugar de pala de que usam os religiosos de São Francisco. Nas histórias e nos poetas antigos se fala em alparcas de seda e de veludo. Castañ. lib. 1, cap. 6, pintando ao xeque de Moçambique diz que trazia huma adaga, e nos pes humas alparcas de seda e Damião de Góis, falando no calçado do rei de Mombaça, diz que tinha nos pés alparcas de veludo negro e descrevendo camões a pompa com que veio o rei de melinde ver na praia a armada portuguesa diz: Na alparcas dos pés, em fim de tudo/ cobrem ouro e aljôfar ao veludo. É este calçado tão antigo que com ele se representa Evandro no livro 8 da Eneida de Vergílio onde se diz Et Thyrrehna pedum circumdat vincula plantis. E a sua imitação diz Estácio na Theb. 7 Et pictae vincula plantae. Aplarcas também são calçado de pastor. (...)[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo I: Letra A), 279.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo I: Letra A. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712.