Ampulheta

Fonte: eViterbo
Revisão em 19h36min de 27 de novembro de 2017 por Morujao (discussão | contribs) (Criou a página com "Espécie de relógio que consta de dois pequenos vasos de vidro bem unidos pelas extremidades dos seus orifícios e com uma chapinha de latão intermédia que tem um furinho...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Espécie de relógio que consta de dois pequenos vasos de vidro bem unidos pelas extremidades dos seus orifícios e com uma chapinha de latão intermédia que tem um furinho por onde alternativamente corre a areia com que se medem as horas. Destes relógios, os melhores são os que se fazem com casas de ovos muito secas e bem pisadas. Houve quem os fez com azougue, os Romanos, que os faziam com água, lhes chamavam com nome grego Clepsydra, ae. Fem. Chamara eu a um relógio destes.Pulveris, irrequiete horologium ou horologium ex arena[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo I: Letra A), 355.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo I: Letra A. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712.