André Gonçalves (2): diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
Linha 45: Linha 45:


===Carreira===   
===Carreira===   
Viterbo menciona-o na entrada de [[André Gonçalves (1)]], dizendo: "Houve outro André Gonçalves, que floresceu no século XVIII, e que foi um dos mais fecundos do seu tempo." no entanto não cria entrada para ele<ref>Francisco de Sousa Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903), 86.</ref>.
Viterbo menciona-o na entrada de [[André Gonçalves (1)]], dizendo: "Houve outro André Gonçalves, que floresceu no século XVIII, e que foi um dos mais fecundos do seu tempo." no entanto não cria entrada para ele<ref>Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal</i>, 86.</ref>.


===Outras informações===  
===Outras informações===  
Linha 55: Linha 55:
   
   
==Bibliografia e Fontes==
==Bibliografia e Fontes==
*AA. VV., <i>Joanni V Magnifico: A Pintura em Portugal ao tempo de D. João V, 1706, 1750.</i> [Lisboa] : IPPAR, D.L. 1994.
*AA. VV.. <i>Joanni V Magnifico: A Pintura em Portugal ao tempo de D. João V, 1706, 1750.</i> [Lisboa]: IPPAR, D.L. 1994.
*Flor, Susana Varela, Flor, Pedro, <i>Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas</i>. Lisboa: Scribe, 2013.
*Flor, Susana Varela, Flor, Pedro. <i>Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas</i>. Lisboa: Scribe, 2013.
*Gonçalves, Susana, "André Gonçalves e a Pintura de Cavalete em Portugal no tempo de D. João V (1706-1750). O caminho da Internacionalização." Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2002.
*Gonçalves, Susana. "André Gonçalves e a Pintura de Cavalete em Portugal no tempo de D. João V (1706-1750). O caminho da Internacionalização." Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2002.
*[http://hdl.handle.net/10451/18374 Isidro, Susana Patrícia Correia, "O laboratório de André Gonçalves e os programas de pintura no barroco quinto-joanino." Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2015.]
*[http://hdl.handle.net/10451/18374 Isidro, Susana Patrícia Correia. "O laboratório de André Gonçalves e os programas de pintura no barroco quinto-joanino." Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2015.]
*Libório, Ana [et al.], <i>Arte e Devoção: formas e olhares: desvelar património...velar pelo património</i>. Vila Franca de Xira: Câmara Municipal, 2009.  
*Libório, Ana [et al.]. <i>Arte e Devoção: formas e olhares: desvelar património...velar pelo património</i>. Vila Franca de Xira: Câmara Municipal, 2009.  
*Machado, José Alberto Simões Gomes, <I>Pintura portuguesa: séc. XVI - XVII - XVIII, do Museu Nogueira da Silva</i>. Braga: Universidade do Minho, 1994.
*Machado, José Alberto Simões Gomes. <i>Pintura portuguesa: séc. XVI - XVII - XVIII, do Museu Nogueira da Silva</i>. Braga: Universidade do Minho, 1994.
*Machado, José Alberto Gomes, <i>André Gonçalves Pintura do Barroco Português</i>. Lisboa: Estampa, 1995.
*Machado, José Alberto Gomes. <i>André Gonçalves Pintura do Barroco Português</i>. Lisboa: Estampa, 1995.
*[http://hdl.handle.net/10451/4601 Massa, Sílvia Marília Moniz, "A pintura moderna na Ilha de São Miguel, Açores: séculos XVI-XVII." Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2010.]
*[http://hdl.handle.net/10451/4601 Massa, Sílvia Marília Moniz. "A pintura moderna na Ilha de São Miguel, Açores: séculos XVI-XVII." Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2010.]
*[http://hdl.handle.net/10451/2051 Reis, Vítor, "O rapto do observador: invenção, representação e percepção do espaço celestial na pintura de tectos em Portugal no Século XVIII". Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2007.]
*[http://hdl.handle.net/10451/2051 Reis, Vítor. "O rapto do observador: invenção, representação e percepção do espaço celestial na pintura de tectos em Portugal no Século XVIII." Tese de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2007.]
*Saldanha, Nuno "André Gonçalves Pintor Ingénuo Ulissiponense (1685-1762)." <i>Vértice</i> 8 (Novembro de 1988).
*Saldanha, Nuno. "André Gonçalves Pintor Ingénuo Ulissiponense (1685-1762)." <i>Vértice</i> 8 (Novembro de 1988).
*Saldanha, Nuno, "Entre o Lúdico e o solene, vectores da pintura em Portugal do barroco ao neo-classicismo: André Gonçalves - Pintor e Mestre da Época Clássica (1685-1762)." <i>Artes Plásticas</i> 6 (Dezembro de 1990): 36-41.
*Saldanha, Nuno. "Entre o Lúdico e o solene, vectores da pintura em Portugal do barroco ao neo-classicismo: André Gonçalves - Pintor e Mestre da Época Clássica (1685-1762)." <i>Artes Plásticas</i> 6 (Dezembro de 1990): 36-41.
*Saldanha, Nuno, "André Gonçalves (1685-1762). Um pintor na transição do Seiscentismo para a Idade Clássica". In <i>Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII.</i> 14-37. Lisboa: Livros Horizonte, 1995.
*Saldanha, Nuno. "André Gonçalves (1685-1762). Um pintor na transição do Seiscentismo para a Idade Clássica". In <i>Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII.</i> 14-37. Lisboa: Livros Horizonte, 1995.
*Saldanha, Nuno, "A vida de José do Egipto de André Gonçalves na Igreja da Madre de Deus". In <i>Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII.</i> 147-173. Lisboa: Livros Horizonte, 1995.
*Saldanha, Nuno. "A vida de José do Egipto de André Gonçalves na Igreja da Madre de Deus". In <i>Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII.</i> 147-173. Lisboa: Livros Horizonte, 1995.
*Simões, João Miguel Ferreira Antunes, <i>O Convento das Trinas do Mocambo – Estudo Histórico Artístico</i>. Lisboa: Instituto Hidrográfico, 2004.
*Simões, João Miguel Ferreira Antunes, <i>O Convento das Trinas do Mocambo – Estudo Histórico Artístico</i>. Lisboa: Instituto Hidrográfico, 2004.
*Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.
*Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.


==Ligações Externas==   
==Ligações Externas==   
Linha 78: Linha 78:
* {{FULLPAGENAME}} (última modificação: {{REVISIONDAY2}}/{{REVISIONMONTH}}/{{REVISIONYEAR}}). ''{{SITENAME}}''. Visitado em {{CURRENTDAY2}} de {{CURRENTMONTHNAME}} de {{CURRENTYEAR}}, em {{fullurl:{{FULLPAGENAME}}}}  
* {{FULLPAGENAME}} (última modificação: {{REVISIONDAY2}}/{{REVISIONMONTH}}/{{REVISIONYEAR}}). ''{{SITENAME}}''. Visitado em {{CURRENTDAY2}} de {{CURRENTMONTHNAME}} de {{CURRENTYEAR}}, em {{fullurl:{{FULLPAGENAME}}}}  
   
   
{{DEFAULTSORT: {{PAGENAME }} }}
{{DEFAULTSORT: André Gonçalves (2) }}
[[Categoria: Pessoas]]  
[[Categoria: Pessoas]]  
[[Categoria: Activos Século XVIII]]  
[[Categoria: Activos Século XVIII]]  
Linha 84: Linha 84:
[[Categoria: Lisboa]]  
[[Categoria: Lisboa]]  
[[Categoria: Pintores]]
[[Categoria: Pintores]]
[[Categoria: Com Bibliografia]]

Revisão das 14h35min de 13 de outubro de 2017


{{#cargo_store:_table=TechNetEMPIRE_BiografiaExtensa | nome_completo = | data_nascimento = | nascimento_data = | local_nascimento = | nascimento_local = | data_morte = | morte_data = | local_morte = | morte_local = | residência = Lisboa, Portugal | nacionalidade = | cidadania = | etnia = | pai = | mãe = }}


André Gonçalves
Residência Lisboa, Portugal
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Carreira

Viterbo menciona-o na entrada de André Gonçalves (1), dizendo: "Houve outro André Gonçalves, que floresceu no século XVIII, e que foi um dos mais fecundos do seu tempo." no entanto não cria entrada para ele[1].

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 86.

Bibliografia e Fontes

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo