António Manuel da Fonseca: diferenças entre revisões

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==Obras==  
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*1822 - Pintura para o [http://www.casaruibarbosa.gov.br/acasasenhorial/index.php/casas-senhoriais/pesquisa-avancada/39-fichas/441-palacio-quintela-farrobo Palácio Quintela]:
*1822 - Pintura para o [[Palácio Quintela]]:
** Paredes da escadaria principal. <!-- são quatro trabalhos de Hércules dispostos do seguinte modo: "na parede que se eleva do primeiro patamar da escada, toda de mármore, e de cada lado de uma grande janella de arco perfeito, fechada por vidros de Veneza córados, vê-se, do lado direito de quem soba, Hercules subjugando o Touro de Creta, e da esquerda o Leão de Nemea; e na parede do ultimo patamar, do lado direito da porta da entrada para a grande sala octogona, Hercules esmagando em sues braços a Anteu, filho da Terra, e do lado esquerdo dando a morte ao gigante Cáco. Por cima d'estes quadros, e entre as janellas lateraes e grandes espelhos reproduzindo essas janellas, estam diversas allegorias pintadas a claro-escuro, assim dispostas: por sobre o Leão da Nemea, a Terra em um carro puchado por duas serpentes, por sobre o Touro de Creta, Venus no seu carro tirado por pombas; sobre a 1ª porta lateral, á esquerda, o Carro de Apollo puchado por dois cavallos brancos; entre essa porta e a principal O de Mercurio tirado por dois gallos; entre esta porta e a 2ª lateral O carro de Juno com os pavões; e em seguida O de Diana a quatro cavallos brancos. Entre as humbreiras d'aquellas janellas quatro figuras de Deuses mythologicos representam os quatro elementos da velha theoria philosophica, o fogo, a agua, a terra e o ar (Jupiter ou Zeus, Neptuno, etc.)" "A facha, que passa por baixo das janellas, é de diversos arabescos, sendo os centros formados de meninos nús com a maça de Hercules e cornucopias."-->
** Paredes e tecto da escadaria principal.
** Tecto da escadaria principal. <!-- "No centro do tecto está pintada a Apotheose de Mercurio, que tem na mão esquerda um pomo de oiro (laranja), sobraçando com a direita o caduceu e um Cupido." -->
** Dois medalhões da capela, um com uma cabeça de Cristo, outro com uma cabeça da Virgem.
** Dois medalhões da capela, um com uma cabeça de Cristo, outro com uma cabeça da Virgem.
** Paredes da Sala Romana. <!-- "pinturas nas paredes principaes figurando dois grandes pannos de Raz, onde se acham representadas as seguintes scenas da historia da primitiva Roma: do lado direito de quem entra e na parede lateral, entra a porta-norte e o canto da sala, grandes jogos romanos, a que foram attrahidos os Sabinos, e em seguida, na parede do fundo, o Rapto das Sabinas; do lado esquerdo, e ainda na parede do fundo, a Guerra entre os Sabinos e os Romanos (...), e em continuação na parede lateral, entre o canto e a porta sul, a Paz de Lacio, firmada por accordo entre Tacio e Romulo." no sobre-portas "assumptos, a claro escuro, da historia Romana, principalmente dos costumes dos consules, lictores, etc.";  entre a janela e a porta do lado norte retrato de António Manuel da Fonseca "muito jovem e em corpo inteiro, vestido á romana, tendo na mão direita uma folha de papel desenrolada com um projecto de pinturas, provavelmente o das pinturas a executar na sala, e com a mão esquerda como que mostrando esse mesmo plano. Por baixo da indicada folha de papel vê-se uma especie de lapide com a seguinte inscripção em caracteres romanos: Antonius Em-/manuel a Fonce-/ca, Pictor Lusi-/tanus. Anno 1822/; e em seguida, em letra aldina manuscripta, e feita muito posteriormente áquella, este distico: Forão restauradas estas/pinturas em 1878, pelo mes/mo autor; tendo d'idade/ 81 annos; por baixo da lapide vê-se a paleta com os pinceis e o torso de uma estatua partida." e do lado sul retrato do arquitecto da casa, também com vestuário romano, achando-se sobre o fuste de uma coluna truncada a seguinte inscrição: "Joannes/Baptista/Hilbrath,/Archite-/ctus Ro-/manus. No rodapé: armas, armaduras e apetrechos bélicos antigos -->
** Paredes e tecto da Sala Romana.  
** Tecto da Sala Romana. <!-- "ao centro, (…), em um grande medalhão, a Apotheose de Romulo, tendo aos lados, na parte concava do tecto, logo por cima da sanca, dois medalhões mais pequenos, tambem a fresco e a claro escuro, representado: o que fica sobre a janella principal a Allegoria da lenda da Loba amamentado Romulo e Remo, e o que se vê por cima da porta de entrada da sala octogona Acca Laurentia, mulher do pasto Faustulo, tambem conhecida por Loba, tendo aos peitos os dois gemeos citados e ao lado o pastor seu marido." -->
**Tecto do gabinete do lado sul.
**Tecto do gabinete do lado sul. <!-- Minerva em corpo inteiro, vestida da Palas e sentada sobre uma nuvem, tendo na mão esquerda duas coroas de louro e do lado direito um pequeno Cupido que lhe apresenta o "mocho da ciência" pousado sobre a sua mão direita. -->
**Paredes e tecto da sala de jantar
**Paredes da sala de jantar <!-- "Assumptos de paizagens dos arredores de Roma e o aspecto da Basilica de S. Pedro e do Palacio do Vaticano. Do lado direito de quem entra a porta principal vê-se uma scena de trabalho de vindima, levando os homens cachos de uvas que deitam para dentro de uma dorna; e do lado esquerdo da mesma porta uma dança popular junto a umas ruinas de aqueducto. Ainda d'este lado, sobre a parede lateral, entre o canto e a porta-norte, uma camponeza ao pé de uma fonte enchendo de agua um cantaro, e, por baixo da bica, junto ao pequeno frontão da mesma fonte, a seguinte inscripção em letra aldina: Antª Mel da/ Fonca. Pinct./ e a seguir pela parte de baixo e em letra manuscripta commum: Reformada/pelo mesmo au-/tor em 1877./ Entre a citada porta e a primeira janella está representada a Basilica de S. Pedro com a sua grande praça e no ultimo plano á direita o Vaticano, como que vistos por sobre o gradil de um jardim, onde estam tocando uns musicos ambulantes com um macaco, a que uma creancinha offerece um cacho de uvas. Entre a terceira janella e a porta sul vê-se uma mulher do campo sentada, tendo ao lado esquerdo um capaz com uvas, de onde tirou um cacho que dá a uma creança que está encostada sobre o regaço. Entre esta porta e o canto ha uma scena de idylio entre uma camponeza e um guarda campestre encostado á espingarda." "As sobre-portas, em numero de quatro, pois uma das janellas, a fronteira à porta principal, é de sacada para uma escada que dá para o jardim, representam Leda deitada em diversas posições offerecendo nectar a Jupiter transformado em cysne branco de azas levantadas, que se reproduz dois a dois em cada vão, formando como que os ornatos superiores das humbreiras das portas." -->
**Tecto da sala de jantar.
**Tecto da sala de jantar. <!-- Hebe sentada sobre o dorso de uma grande águia (Júpiter disfarçado), de cujo bico pende o lustre da sala. Hebe tem, na mão direita, uma taça oferecendo ambrosia e ao seu encontro um pequeno Cupido com um açafate de flores e frutas à cabeça. -->
**Paredes da saleta sobre o terraço.  
**Paredes da saleta sobre o terraço. <!-- "representa um boudoir, em cujas paredes se mostram seis raparigas, serviçaes talvez, por entre umas columnatas encimadas de caryatides apresentando varios adornos de toilette: uma caixa com escovas para cabello, fitas, plumas, leques, collares, joias, etc." e sobre-portas "sobre bambinellas a azul e branco, no estylo imperio, grinaldas de rosas e emblemas amorosos, e uma pyra em frente da janella" -->


*1826 - Retrato de [https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_I_do_Brasil D. Pedro IV].  
*1826 - Retrato de [https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_I_do_Brasil D. Pedro IV].  

Revisão das 18h19min de 7 de setembro de 2017


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António Manuel da Fonseca
Nascimento 27 de setembro de 1796
Lisboa
Morte 4 de outubro de 1890 (94 anos)
Lisboa
Residência Lisboa, Portugal
Nacionalidade Portuguesa
Progenitores Mãe: Maria Inácia Xavier
Pai: João Tomás da Fonseca
Sexo masculino
Filho(s) António Tomás da Fonseca

Biografia

Dados biográficos

Pintor, nascido em Lisboa na freguesia de Santa Isabel, filho de João Tomás da Fonseca e de Maria Inácia Xavier. Foi baptizado a 1 de novembro de 1796, na igreja de Santa Isabel, e os seus padrinhos foram António Manuel de Melo e Castro e Josefa Maria Gertrudes[1].

Foi discípulo de seu pai e de Joaquim Manuel da Rocha na Aula de Desenho e de Figura e História e depois esteve em Roma, para onde foi em 1826 subsidiado pelo Barão Quintela, para quem trabalhara, sendo discípulo de Vicenzo Camuccini e Andrea Pozzi[2] A 3 de setembro de 1839 foi-lhe dada autorização para ir a Roma por oito meses com o objectivo de acabar uma cópia da "Transfiguração de Cristo" de Rafael e comprar modelos em gesso de estátuas antigas[3].

Em 1846-1847 serviu no batalhão dos Voluntários da Carta, tendo-se alistado com 50 anos. Saiu alferes em dezembro de 1846 e tenente a 21 de julho de 1847.

Teve um filho, António Tomás da Fonseca, que foi director da Academia de Belas Artes.

Carreira

Em 1822 foi empregado na pintura de várias salas do Palácio do Barão Quintela (actual Palácio Chiado) por Joaquim Pedro, 2º barão de Quintela e 1º conde de Farrobo, nomeadamente a escadaria principal, os dois medalhões da capela, as da sala do canto sul, as da sala de jantar e a do gabinete. Em 1878 fez o restauro dessas mesmas pinturas.

Foi nomeado professor de pintura histórica da Academia de Belas Artes de Lisboa em carta de 29 de agosto de 1837, cargo que exerceu até cerca de 1860.[4].

Também fazia litografias.

Outras informações

A 13 de janeiro de 1837 foi feito cavaleiro da Ordem de Cristo. A 7 de novembro de 1871 foi feito cavaleiro da Ordem de Carlos III de Espanha. A 18 de janeiro de 187 foi feito cavaleiro da Ordem da Rosa do Brasil. A 11 de dezembro de 1884 foi feito comendador da Ordem de Cristo[5].

A 3 de janeiro de 1840 foi aceite como correspondente da Artistica Congregazione dè Virtuosi al Pantheon de Roma. A 20 de dezembro de 1862 foi aceite como correspondente da Académie des Beaux Arts de Paris. A 3 de janeiro de 1872 foi aceite como correspondente da Real Academia de las Tres Nobles Artes de S. Fernando de Madrid[6].

Obras

  • 1822 - Pintura para o Palácio Quintela:
    • Paredes e tecto da escadaria principal.
    • Dois medalhões da capela, um com uma cabeça de Cristo, outro com uma cabeça da Virgem.
    • Paredes e tecto da Sala Romana.
    • Tecto do gabinete do lado sul.
    • Paredes e tecto da sala de jantar
    • Tecto da sala de jantar.
    • Paredes da saleta sobre o terraço.
  • 1878 - Restauro das pinturas do Palácio Quintela.
  • Retrato do papa Pio VIII - pertencente ao conde de Farrobo.
  • Cópia da "Comunhão de S. Jerónio" de Domingos Zampieri feita em Roma para a Igreja de S. Jerónimo da Caridade.
  • Pintura da "Sagrada Família" pertencente ao conde de Farrobo.
  • Retrato do peregrino português Manuel Docinho.
  • Retrato de uma Sonineza peregrinando.
  • Retrato de S. João pregando, pertencente a João Bernardo da Costa Soromenho.
  • Retrato de um cavaleiro português pertencente a José Street de Arriaga e Cunha.
  • Esboço de uma pintura da morte de Virgínia.
  • Esboço de uma pintura representando um turco a chorar a morte da sua sultana.
  • Esboço de uma pintura apresentando uma família turca.
  • Retrato do filho de Mr. Anth.
  • Pintura da Musa da Pintura.
  • Paisagem representando o Rio Aniene.
  • Duas ópia da "Sibila Otomana" de Dominichino Zampieri, uma pertencente ao conde de Farrobo, outra a José Street de Arriaga e Cunha.
  • Cópia do retrato da "Fornarina" de Rafael, pertencente a José Street de Arriaga e Cunha.
  • Cópia do "Cristo em Agonia" de Van Dyck, pertencente a Mr. Anth.
  • Cópia da "Virgem da Soledade" de Sasso-Ferrati, pertencente ao conde de Farrobo.
  • Cópia de uma pintura de Santa Luzia de Carlo-Dolci, pertencente a Mr. Anth.
  • Cópia de uma pintura da Virgem de Carlo-Dolci, pertencente ao conde de Farrobo.
  • Pintura da descoberta dos ossos de Rafael em Roma.
  • Cópia da Madonna do Monte Lúcido, pertencente ao conde de Farrobo.
  • Cópia de um almirante espanhol pintado por Van Dyck, pertencente ao conde de Farrobo.
  • Cópia de um relevo pintado em mármore representando o Triunfo do Amor, pertencente ao Conde de Farrobo.

Referências bibliográficas

  1. Francisco de Sousa Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903), 73-74.
  2. António Manuel da Fonseca In Wikipédia, consultado a 22 de agosto de 2017.
  3. Francisco de Sousa Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903), 74-75.
  4. Francisco de Sousa Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903), 68-69.
  5. Francisco de Sousa Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903), 68-69.
  6. Francisco de Sousa Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903), 75-76.

Bibliografia e Fontes

  • AA.VV., D. Luís I Duque do Porto e Rei de Portugal. Lisboa: Palácio Nacional da Ajuda, 1990.
  • Algumas reflexões sobre o Eneas salvando o Anchises: quadro historico do Sr. A. M. da Fonseca. Porto: Typographia Commercial Portuense, 1845.
  • Alves, Alice Nogueira, Franco, Luís Lyster (coord.), O restauro regressa às Belas-Artes. Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, 2012.
  • Explicação collectiva de quadros d'invenção e copias executados por Antonio Manoel da Fonseca, Lisbonense, durante o progressivo curso dos seus estudos nas academias de Roma. Lisboa: Typographi de M. de Jesus Coelho e Companhia, 1835.
  • Falcão, Isabel, Em torno da pintura de história de finais de oitocentos. Lisboa: Academia das Ciências, 2015.
  • França, José-Augusto, [Artigos publicados na imprensa da autoria de José Augusto-França] compilados por Eva Arruda de Macedo. 1973-1977.
  • França, José-Augusto, A arte em Portugal no século XIX. Lisboa: Bertrand, 1981.
  • Lima, Henrique de Campos Ferreira, António Manuel da Fonseca, litógrafo. Porto: Círculo Dr. José de Figueiredo, 1944.
  • Macedo, Diogo, Académicos e Românticos. Lisboa : [Museu Nacional de Arte Contemporânea], 1950.
  • Macedo, Diogo, "Notas biográficas de dois académicos." Belas artes 8 (1955): 43-52.
  • Marques, Joaquim António, O quadro de Eneas: analyse. [Lisboa]: s.n, [1855].
  • Pamplona, Fernando de, Um século de pintura e escultura em Portugal (1830-1930). Porto: Livraria Tavares Martins, 1943.
  • Pamplona, Fernando, "Mais uma «Sagrada família»." Belas artes 21-22 (1966): 43-44.
  • Pamplona, Fernando, Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses ou que trabalharam em Portugal. Vol. 2. Lisboa: Livraria Civilização, 1987-1988 (2ª edição).
  • Segurado, Jorge, "S. João de António Manuel da Fonseca." Belas Artes 31 (1977): 5-8.
  • Silva, Inocêncio Francisco. Diccionário bibliographico portuguez: estudos de Innocêncio Francisco da Silva aplicáveis a Portugal e ao Brazil. Lisboa: Imprensa Nacional, 1858-1923.
  • Silva, Raquel Henriques da, "Romantismo e pré-naturalismo." In História da Arte Portuguesa, vol. 3 Do Barroco à Contemporaneidade, direcção de Paulo Pereira, 329-367. Lisboa: Círculo dos Leitores, 1997.
  • Soares, Elisa et al., As Belas Artes do Romantismo em Portugal. Lisboa: IPM, 1999.
  • Viterbo, Francisco de Sousa, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903, 1911 (3ª série).

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