António Manuel da Fonseca: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
(Criou a página com "{{Info/Biografia extensa <!-- dados da imagem --> |largura = <!-- largura da caixa ex.: 25em --> |bgcolour = <!-- cor de funda da caixa ex.: silver...")
 
 
(Há 19 revisões intermédias de 5 utilizadores que não estão a ser apresentadas)
Linha 1: Linha 1:
{{Info/Biografia extensa
{{Info/TechNetEMPIRE
<!-- dados da imagem -->
 
|largura              = <!-- largura da caixa ex.: 25em -->
{{#vardefine:entity|Q2123}}
|bgcolour            = <!-- cor de funda da caixa ex.: silver --> #A4C4D0
 
|nome                = <big>{{PAGENAME }}</big>
|nome = <big><!-- nome da pessoa --></big> {{#statements:P34|from={{#var: entity}}}}
|nome_nativo          = <!-- nome escrito na lingua original ex.: (em [[Língua Árabe|árabe]] '''الله''' {{pronúncia|Ar-allah.ogg}}, ''allāh'', "O Deus", "A Divindade") -->
 
|título_comum        = <!-- título mais conhecido ex.: [[Lista de reis de França|Imperador de França]] -->
|nome_completo = {{#statements:P17|from= {{#var: entity}}}}
|imagem               = <!-- arquivo de imagem ex.: LuisaTodi.png -->
 
|imagem_tamanho       = <!-- tamanho fixo da imagem ex.: 200px -->
|nome_outras_grafias = {{#statements:P20|from= {{#var: entity}}}}
|fundo                = <!-- fundo para imagem ex.: cantor_solo -->
 
|imagem_legenda      = <!-- legenda abaixo da imagem ex.: Sigmund Freud, por Max Halberstadt, em 1922.<ref>{{citar web|url=http://www.nytstore.com/ProdDetail.aspx?prodId=2694|titulo=Sigmund Freud - 1922|publicado=[[The New York Times|The New York Times Store]]|lingua=inglês|acessodata=02-04-2010}}</ref> -->
|imagem =
|legenda              = <!-- legenda abaixo da imagem para complementar ex.: pintura feita por [[Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun|Vigée Le Brun]] em 1785 -->
 
<!-- dados naturais -->
|imagem_tamanho =
|nome_completo        = <!-- nome completo ex.: Luísa Rosa de Aguiar -->
 
|apelido              = <!-- Alcunha ou apelido do artista ex.: '''Zé Curió''' como cantor, e '''Zé Fodêncio''' como político -->
|imagem_legenda = |legenda = |pai = {{#statements:P22|from= {{#var: entity}}}}
|pai                  = [[João Tomás da Fonseca]] <!-- nome do pai ex.: [[Carlo Bonaparte]] -->
 
|mãe                  = Maria Inácia Xavier <!-- nome da mãe ex.: [[Maria Letícia Ramolino]] -->
|mãe = {{#statements:P23|from= {{#var: entity}}}}
|irmãos              = <!-- nome dos irmãos ex.: [[Ricardo Não Sabia]] e [[Coitadinha da Silva]] -->
 
|irmãos_posição      = <!-- ordem de nascimento ex.: terceiro filho materno e primeiro filho paterno -->
|irmãos = {{#statements:P25|from= {{#var: entity}}}}
|filhos              = [[António Tomás da Fonseca]] <!-- nome e data de nascimento dos filhos ex.: [[Eduardo Caido]] em {{nascimento|19|11|1733}} -->
 
|consorte            = <!-- nomes e períodos dos consortes ou conjuges ex.: [[Cicare de Padua]] de {{nascimento|9|1|1732}} até {{morte e idade|1|10|1836|9|1|1732}}<br/>[[Lirica de Chifrim]] de {{nascimento|9|1|1737}} até {{morte e idade|6|5|1840|9|1|1737}} -->
|cônjuge = {{#statements:P24|from= {{#var: entity}}}}
|data_nascimento      = {{dni|27|9|1796|sem idade}}
 
|filhos = {{#statements:P21|from= {{#var: entity}}}}
 
|data_nascimento = {{#statements:P2|from= {{#var: entity}}}}
 
|local_nascimento = {{#property:P45|from={{#invoke:Teste|getNomeEntidade|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedaderaiz=P4}}}}
 
|data_morte = {{#statements:P3|from= {{#var: entity}}}}
 
|local_morte = {{#property:P45|from={{#invoke:Teste|getNomeEntidade|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedaderaiz=P5}}}}
 
|local_enterramento = {{#statements:P33|from= {{#var: entity}}}}
 
|religião = {{#statements:P27|from={{#var: entity}}}}
 
|sexo = {{#statements:P6|from={{#var: entity}}}}
 
|residência1 = {{#property:P45|from={{#invoke:Teste|getNomeEntidade|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedaderaiz=P26}}}}
 
|data_inicio_residência1 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P9|propriedaderaiz=P26}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P9|propriedaderaiz=P26}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P9|propriedaderaiz=P26}}}}
 
|data_fim_residência1 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P10|propriedaderaiz=P26}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P10|propriedaderaiz=P26}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P10|propriedaderaiz=P26}}}}
 
|residência2 = {{#property:P45|from={{#invoke:Teste|getNomeEntidade|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedaderaiz=P26}}}}
 
|data_inicio_residência2 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P9|propriedaderaiz=P26}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P9|propriedaderaiz=P26}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P9|propriedaderaiz=P26}}}}
 
|data_fim_residência2 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P10|propriedaderaiz=P26}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P10|propriedaderaiz=P26}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P10|propriedaderaiz=P26}}}}
 
|residência3 = {{#property:P45|from={{#invoke:Teste|getNomeEntidade|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedaderaiz=P26}}}}
 
|data_inicio_residência3 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P9|propriedaderaiz=P26}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P9|propriedaderaiz=P26}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P9|propriedaderaiz=P26}}}}
 
|data_fim_residência3 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P10|propriedaderaiz=P26}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P10|propriedaderaiz=P26}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P10|propriedaderaiz=P26}}}}
 
 
|Formação_1 = {{#property:P47|from={{#invoke:Teste|getNomeEntidade|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedaderaiz=P48}}}}
 
|Instituição_de_Formação_1 = {{#property:P46|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P12|propriedaderaiz=P48}}}}
 
|local_de_formação_1 = {{#property:P45|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P28|propriedaderaiz=P48}}}}
 
|data_inicio_formação_1 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P9|propriedaderaiz=P48}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P9|propriedaderaiz=P48}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P9|propriedaderaiz=P48}}}}
 
|data_fim_formação_1 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P10|propriedaderaiz=P48}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P10|propriedaderaiz=P48}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P10|propriedaderaiz=P48}}}}
 
|Formação_2 = {{#property:P47|from={{#invoke:Teste|getNomeEntidade|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedaderaiz=P48}}}}
 
|Instituição_de_Formação_2 = {{#property:P46|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P12|propriedaderaiz=P48}}}}
 
|local_de_formação_2 = {{#property:P45|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P28|propriedaderaiz=P48}}}}
 
|data_inicio_formação_2 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P9|propriedaderaiz=P48}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P9|propriedaderaiz=P48}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P9|propriedaderaiz=P48}}}}
 
|data_fim_formação_2 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P10|propriedaderaiz=P48}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P10|propriedaderaiz=P48}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P10|propriedaderaiz=P48}}}}
 
|Formação_3 = {{#property:P47|from={{#invoke:Teste|getNomeEntidade|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedaderaiz=P48}}}}
 
|Instituição_de_Formação_3 = {{#property:P46|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P12|propriedaderaiz=P48}}}}
 
|local_de_formação_3 = {{#property:P45|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P28|propriedaderaiz=P48}}}}
 
|data_inicio_formação_3 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P9|propriedaderaiz=P48}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P9|propriedaderaiz=P48}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P9|propriedaderaiz=P48}}}}
 
|data_fim_formação_3 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P10|propriedaderaiz=P48}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P10|propriedaderaiz=P48}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P10|propriedaderaiz=P48}}}}
 
|Posto_1 = {{#property:P13|from={{#invoke:Teste|getNomeEntidade|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedaderaiz=P50}}}}
 
|Arma_1 = {{#property:P53|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P52|propriedaderaiz=P50}}}}
 
|data_posto_1 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P9|propriedaderaiz=P50}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P9|propriedaderaiz=P50}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P9|propriedaderaiz=P50}}}}
 
|data_fim_posto_1 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P10|propriedaderaiz=P50}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P10|propriedaderaiz=P50}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P10|propriedaderaiz=P50}}}}
 
|Posto_2 = {{#property:P13|from={{#invoke:Teste|getNomeEntidade|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedaderaiz=P50}}}}
 
|Arma_2 = {{#property:P53|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P52|propriedaderaiz=P50}}}}
 
|data_posto_2 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P9|propriedaderaiz=P50}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P9|propriedaderaiz=P50}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P9|propriedaderaiz=P50}}}}
 
|data_fim_posto_2 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P10|propriedaderaiz=P50}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P10|propriedaderaiz=P50}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P10|propriedaderaiz=P50}}}}
 
|Posto_3 = {{#property:P13|from={{#invoke:Teste|getNomeEntidade|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedaderaiz=P50}}}}
 
|Arma_3 = {{#property:P53|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P52|propriedaderaiz=P50}}}}
 
|data_posto_3 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P9|propriedaderaiz=P50}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P9|propriedaderaiz=P50}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P9|propriedaderaiz=P50}}}}
 
|data_fim_posto_3 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P10|propriedaderaiz=P50}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P10|propriedaderaiz=P50}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P10|propriedaderaiz=P50}}}}
 
|Posto_4 = {{#property:P13|from={{#invoke:Teste|getNomeEntidade|{{#var: entity}}|numentidade=4|propriedaderaiz=P50}}}}
 
|Arma_4 = {{#property:P53|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=4|propriedade=P52|propriedaderaiz=P50}}}}
 
|data_posto_4 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=4|propriedade=P9|propriedaderaiz=P50}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=4|propriedade=P9|propriedaderaiz=P50}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=4|propriedade=P9|propriedaderaiz=P50}}}}
 
|data_fim_posto_4 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=4|propriedade=P10|propriedaderaiz=P50}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=4|propriedade=P10|propriedaderaiz=P50}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=4|propriedade=P10|propriedaderaiz=P50}}}}
 
|Posto_5 = {{#property:P13|from={{#invoke:Teste|getNomeEntidade|{{#var: entity}}|numentidade=5|propriedaderaiz=P50}}}}
 
|Arma_5 = {{#property:P53|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=5|propriedade=P52|propriedaderaiz=P50}}}}
 
|data_posto_5 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=5|propriedade=P9|propriedaderaiz=P50}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=5|propriedade=P9|propriedaderaiz=P50}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=5|propriedade=P9|propriedaderaiz=P50}}}}
 
|data_fim_posto_5 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=5|propriedade=P10|propriedaderaiz=P50}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=5|propriedade=P10|propriedaderaiz=P50}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=5|propriedade=P10|propriedaderaiz=P50}}}}
 
|Posto_6 = {{#property:P13|from={{#invoke:Teste|getNomeEntidade|{{#var: entity}}|numentidade=6|propriedaderaiz=P50}}}}
 
|Arma_6 = {{#property:P53|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=6|propriedade=P52|propriedaderaiz=P50}}}}
 
|data_posto_6 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=6|propriedade=P9|propriedaderaiz=P50}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=6|propriedade=P9|propriedaderaiz=P50}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=6|propriedade=P9|propriedaderaiz=P50}}}}
 
|data_fim_posto_6 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=6|propriedade=P10|propriedaderaiz=P50}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=6|propriedade=P10|propriedaderaiz=P50}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=6|propriedade=P10|propriedaderaiz=P50}}}}
 
|Cargo_1 = {{#property:P13|from={{#invoke:Teste|getNomeEntidade|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|Instituição_Cargo_1 = {{#property:P46|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P12|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|local_cargo_1 = {{#property:P45|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P11|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|data_inicio_cargo_1 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P9|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P9|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P9|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|data_fim_cargo_1 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P10|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P10|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P10|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|Cargo_2 = {{#property:P13|from={{#invoke:Teste|getNomeEntidade|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|Instituição_Cargo_2 = {{#property:P46|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P12|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|local_cargo_2 = {{#property:P45|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P11|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|data_inicio_cargo_2 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P9|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P9|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P9|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|data_fim_cargo_2 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P10|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P10|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P10|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|Cargo_3 = {{#property:P13|from={{#invoke:Teste|getNomeEntidade|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|Instituição_Cargo_3 = {{#property:P46|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P12|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|local_cargo_3 = {{#property:P45|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P11|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|data_inicio_cargo_3 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P9|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P9|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P9|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|data_fim_cargo_3 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P10|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P10|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P10|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|Cargo_4 = {{#property:P13|from={{#invoke:Teste|getNomeEntidade|{{#var: entity}}|numentidade=4|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|Instituição_Cargo_4 = {{#property:P46|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=4|propriedade=P12|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|local_cargo_4 = {{#property:P45|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=4|propriedade=P11|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|data_inicio_cargo_4 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=4|propriedade=P9|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=4|propriedade=P9|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=4|propriedade=P9|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|data_fim_cargo_4 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=4|propriedade=P10|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=4|propriedade=P10|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=4|propriedade=P10|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|Cargo_5 = {{#property:P13|from={{#invoke:Teste|getNomeEntidade|{{#var: entity}}|numentidade=5|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|Instituição_Cargo_5 = {{#property:P46|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=5|propriedade=P12|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|local_cargo_5 = {{#property:P45|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=5|propriedade=P11|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|data_inicio_cargo_5 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=5|propriedade=P9|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=5|propriedade=P9|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=5|propriedade=P9|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|data_fim_cargo_5 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=5|propriedade=P10|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=5|propriedade=P10|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=5|propriedade=P10|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|Cargo_6 = {{#property:P13|from={{#invoke:Teste|getNomeEntidade|{{#var: entity}}|numentidade=6|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|Instituição_Cargo_6 = {{#property:P46|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=6|propriedade=P12|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|local_cargo_6 = {{#property:P45|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=6|propriedade=P11|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|data_inicio_cargo_6 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=6|propriedade=P9|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=6|propriedade=P9|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=6|propriedade=P9|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|data_fim_cargo_6 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=6|propriedade=P10|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=6|propriedade=P10|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=6|propriedade=P10|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|Cargo_7 = {{#property:P13|from={{#invoke:Teste|getNomeEntidade|{{#var: entity}}|numentidade=7|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|Instituição_Cargo_7 = {{#property:P46|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=7|propriedade=P12|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|local_cargo_7 = {{#property:P45|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=7|propriedade=P11|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|data_inicio_cargo_7= {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=7|propriedade=P9|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=7|propriedade=P9|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=7|propriedade=P9|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|data_fim_cargo_7 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=7|propriedade=P10|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=7|propriedade=P10|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=7|propriedade=P10|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|Cargo_8 = {{#property:P13|from={{#invoke:Teste|getNomeEntidade|{{#var: entity}}|numentidade=8|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|Instituição_Cargo_8 = {{#property:P46|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=8|propriedade=P12|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|local_cargo_8 = {{#property:P45|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=8|propriedade=P11|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|data_inicio_cargo_8= {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=8|propriedade=P9|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=8|propriedade=P9|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=8|propriedade=P9|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|data_fim_cargo_8 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=8|propriedade=P10|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=8|propriedade=P10|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=8|propriedade=P10|propriedaderaiz=P8}}}}
|Cargo_9 = {{#property:P13|from={{#invoke:Teste|getNomeEntidade|{{#var: entity}}|numentidade=9|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|Instituição_Cargo_9 = {{#property:P46|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=9|propriedade=P12|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|local_cargo_9 = {{#property:P45|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=9|propriedade=P11|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|data_inicio_cargo_9= {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=9|propriedade=P9|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=9|propriedade=P9|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=9|propriedade=P9|propriedaderaiz=P8}}}}
 
|data_fim_cargo_9 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=9|propriedade=P10|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=9|propriedade=P10|propriedaderaiz=P8}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=9|propriedade=P10|propriedaderaiz=P8}}}}
 
 
|Actividade_1 = {{#property:P13|from={{#invoke:Teste|getNomeEntidade|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedaderaiz=P56}}}}
 
|Local_de_Actividade_1 = {{#property:P45|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P57|propriedaderaiz=P56}}}}
 
|data_inicio_actividade_1 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P9|propriedaderaiz=P56}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P9|propriedaderaiz=P56}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P9|propriedaderaiz=P56}}}}
 
|data_fim_actividade_1 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P10|propriedaderaiz=P56}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P10|propriedaderaiz=P56}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=1|propriedade=P10|propriedaderaiz=P56}}}}
 
|Actividade_2 = {{#property:P13|from={{#invoke:Teste|getNomeEntidade|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedaderaiz=P56}}}}
 
|Local_de_Actividade_2 = {{#property:P45|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P57|propriedaderaiz=P56}}}}
 
|data_inicio_actividade_2 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P9|propriedaderaiz=P56}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P9|propriedaderaiz=P56}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P9|propriedaderaiz=P56}}}}
 
|data_fim_actividade_2 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P10|propriedaderaiz=P56}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P10|propriedaderaiz=P56}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedade=P10|propriedaderaiz=P56}}}}
 
|Actividade_3 = {{#property:P13|from={{#invoke:Teste|getNomeEntidade|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedaderaiz=P56}}}}
 
|Local_de_Actividade_3 = {{#property:P45|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P57|propriedaderaiz=P56}}}}
 
|data_inicio_actividade_3 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P9|propriedaderaiz=P56}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P9|propriedaderaiz=P56}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P9|propriedaderaiz=P56}}}}
 
|data_fim_actividade_3 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P10|propriedaderaiz=P56}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P10|propriedaderaiz=P56}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedade=P10|propriedaderaiz=P56}}}}
 
|Actividade_4 = {{#property:P13|from={{#invoke:Teste|getNomeEntidade|{{#var: entity}}|numentidade=4|propriedaderaiz=P56}}}}
 
|Local_de_Actividade_4 = {{#property:P45|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=4|propriedade=P57|propriedaderaiz=P56}}}}
 
|data_inicio_actividade_4 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=4|propriedade=P9|propriedaderaiz=P56}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=4|propriedade=P9|propriedaderaiz=P56}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=4|propriedade=P9|propriedaderaiz=P56}}}}
 
|data_fim_actividade_4 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=4|propriedade=P10|propriedaderaiz=P56}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=4|propriedade=P10|propriedaderaiz=P56}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=4|propriedade=P10|propriedaderaiz=P56}}}}
 
|Actividade_5 = {{#property:P13|from={{#invoke:Teste|getNomeEntidade|{{#var: entity}}|numentidade=5|propriedaderaiz=P56}}}}
 
|Local_de_Actividade_5 = {{#property:P45|from={{#invoke:Teste|getInstituicao_e_Local|{{#var: entity}}|numentidade=5|propriedade=P57|propriedaderaiz=P56}}}}
 
|data_inicio_actividade_5 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=5|propriedade=P9|propriedaderaiz=P56}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=5|propriedade=P9|propriedaderaiz=P56}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=5|propriedade=P9|propriedaderaiz=P56}}}}
 
|data_fim_actividade_5 = {{dtext|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersDia|{{#var: entity}}|numentidade=5|propriedade=P10|propriedaderaiz=P56}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersMes|{{#var: entity}}|numentidade=5|propriedade=P10|propriedaderaiz=P56}}|{{#invoke:Teste|getDateQualifiersAno|{{#var: entity}}|numentidade=5|propriedade=P10|propriedaderaiz=P56}}}}


|local_nascimento    = [[Lisboa]] <!-- cidade e provínci do nascimento ex.: [[Sanquelim]] -->
|país_nascimento      = [[Portugal]]<!-- país de nascimento e bandeira ex.: {{BRA}} ou [[Portugal]] [[Ficheiro:Flag of Portugal.svg|20px]]-->
|nascimento_info      = <!-- outras informações sobre o nascimento ex.: nasceu aos 7 meses de gravidez, durante o bombardeio dos nazistas -->
|data_morte          =  {{morte|4|10|1890|27|9|1796|}}
|nacionalidade        = [[Portuguesa]] <!-- nacionalidades ex: ao nascer, recebeu a nacionalidade {{AUTb}} [[Austríaca]], em 1948 recebeu a nacionalidade de [[israel|israelense]] -->
|residência          = [[Lisboa]], [[Portugal]] <!-- residência oficial ex.: [[Casa Blanca]], [[Marrocos]] -->
|etnia                = <!-- etnia ou grupo de identidade cultural ex: [[corintiano]] e [[Judeu]]
|dinastia            = <!-- dinastia ou grupo familiar ex.: Bonaparte -->
|religião            = <!-- fé ex.: [[Doutrina Espírita|Espírita]] até 1755</br>[[ateu]] de 1755 até 1833 -->
|sexo                = [[masculino]] <!-- sexo ex.: [[masculino]] -->
|local_morte    = [[Lisboa]]
|país_morte          = [[Portugal]]
|local_descanso=
|morte_info          = <!-- outras informações sobre a morte ex.: morreu engasgado com uma azeitona -->
|sepultamento_data    = <!-- data do enterro ex.: {{enterro|10|1|1753}} -->
|sepultamento_inicial = <!-- cidade da primeira sepultura ex.: [[Lisboa]] -->
|sepultamento_país    = <!-- país da primeira sepulturadata ex.: {{bra}} -->
|sepultura_info      = <!-- outras informações do enterro ex.: Houve 5 mil visitas durante o velório, em {{sepulturafinal|10|1|1780}} sua sepultura foi transferida para o templo de [[cambonblé]] [[Mãe Menininha]] -->
}}
}}
==Biografia==
=== Dados biográficos ===


Pintor, nascido em Lisboa na freguesia de Santa Isabel, filho de [[João Tomás da Fonseca]] e de Maria Inácia Xavier. Foi baptizado a 1 de novembro de 1796, na igreja de Santa Isabel, e os seus padrinhos foram António Manuel de Melo e Castro e Josefa Maria Gertrudes<ref>Francisco de Sousa Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903), 73-74.</ref>. <!-- Viterbo transcreve a certidão de baptismo na primeira série -->
==Biografia==


Foi discípulo de seu pai e de [[Joaquim Manuel da Rocha]] na Aula de Desenho e de Figura e História e depois esteve em Roma, para onde foi em 1826 subsidiado pelo Barão Quintela, para quem trabalhara, sendo discípulo de Vicenzo Camuccini e Andrea Pozzi<ref>António Manuel da Fonseca In [https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Manuel_da_Fonseca Wikipédia], consultado a 22 de agosto de 2017.</ref> A 3 de setembro de 1839 foi-lhe dada autorização para ir a Roma por oito meses com o objectivo de acabar uma cópia da "Transfiguração de Cristo" de Rafael e comprar modelos em gesso de estátuas antigas<ref>Francisco de Sousa Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903), 74-75.</ref>.
=== Dados biográficos ===
António Manuel da Fonseca era pintor, nascido em Lisboa na freguesia de Santa Isabel, filho de [[João Tomás da Fonseca]] e de Maria Inácia Xavier. Foi baptizado a 1 de novembro de 1796, na igreja de Santa Isabel, e os seus padrinhos foram António Manuel de Melo e Castro e Josefa Maria Gertrudes<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'', 73-74.</ref> <!-- Viterbo transcreve a certidão de baptismo na primeira série -->
 
Foi discípulo de seu pai e de Joaquim Manuel da Rocha na Aula de Desenho e de Figura e História e depois esteve em Roma, para onde foi em 1826 subsidiado pelo Barão Quintela, para quem trabalhara, sendo discípulo de Vicenzo Camuccini e Andrea Pozzi<ref>António Manuel da Fonseca In [https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Manuel_da_Fonseca Wikipédia], consultado a 22 de agosto de 2017.</ref>. A 3 de setembro de 1839 foi-lhe dada autorização para ir a Roma por oito meses com o objectivo de acabar uma cópia da "Transfiguração de Cristo" de Rafael e comprar modelos em gesso de estátuas antigas<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'', 74-75.</ref>


Em 1846-1847 serviu no batalhão dos Voluntários da Carta, tendo-se alistado com 50 anos. Saiu alferes em dezembro de 1846 e tenente a 21 de julho de 1847.
Em 1846-1847 serviu no batalhão dos Voluntários da Carta, tendo-se alistado com 50 anos. Saiu alferes em dezembro de 1846 e tenente a 21 de julho de 1847.


Teve um filho, [[António Tomás da Fonseca]], que foi director da [[Academia de Belas Artes]].
Teve um filho, [[António Tomás da Fonseca]], que foi director da [[Academia de Belas Artes de Lisboa|Academia de Belas Artes]].
===Carreira===


===Carreira===
Em 1822 foi empregado na pintura de várias salas do Palácio do Barão Quintela (actual Palácio Chiado) por Joaquim Pedro, 2º barão de Quintela e 1º conde de Farrobo, nomeadamente a escadaria principal, os dois medalhões da capela, as da sala do canto sul, as da sala de jantar e a do gabinete. Em 1878 fez o restauro dessas mesmas pinturas.
Em 1822 foi empregado na pintura de várias salas do Palácio do Barão Quintela (actual Palácio Chiado) por Joaquim Pedro, 2º barão de Quintela e 1º conde de Farrobo, nomeadamente a escadaria principal, os dois medalhões da capela, as da sala do canto sul, as da sala de jantar e a do gabinete. Em 1878 fez o restauro dessas mesmas pinturas.


Foi nomeado professor de pintura histórica da [[Academia de Belas Artes]] de Lisboa em carta de 29 de agosto de 1837, cargo que exerceu até cerca de 1860.<ref>Francisco de Sousa Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903), 68-69.</ref>.
Foi nomeado professor de pintura histórica da [[Academia de Belas Artes de Lisboa|Academia de Belas Artes]] de Lisboa em carta de 29 de agosto de 1837, cargo que exerceu até cerca de 1860<ref name="ReferenceA">Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'', 68-69.</ref>.


Também fazia litografias.
===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores--> 


===Outras informações===
A 13 de janeiro de 1837 foi feito cavaleiro da Ordem de Cristo.  
A 13 de janeiro de 1837 foi feito cavaleiro da Ordem de Cristo.  
A 7 de novembro de 1871 foi feito cavaleiro da Ordem de Carlos III de Espanha.
A 7 de novembro de 1871 foi feito cavaleiro da Ordem de Carlos III de Espanha.
A 18 de janeiro de 187 foi feito cavaleiro da Ordem da Rosa do Brasil.
A 18 de janeiro de 187 foi feito cavaleiro da Ordem da Rosa do Brasil.
A 11 de dezembro de 1884 foi feito comendador da Ordem de Cristo<ref>Francisco de Sousa Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903), 68-69.</ref>.
A 11 de dezembro de 1884 foi feito comendador da Ordem de Cristo<ref name="ReferenceA"/>.


A 3 de janeiro de 1840 foi aceite como correspondente da <i>Artistica Congregazione dè Virtuosi al Pantheon</i> de Roma.
A 3 de janeiro de 1840 foi aceite como correspondente da ''Artistica Congregazione dè Virtuosi al Pantheon'' de Roma.
A 20 de dezembro de 1862 foi aceite como correspondente da <i>Académie des Beaux Arts</i> de Paris.
A 20 de dezembro de 1862 foi aceite como correspondente da ''Académie des Beaux Arts'' de Paris.
A 3 de janeiro de 1872 foi aceite como correspondente da <i>Real Academia de las Tres Nobles Artes de S. Fernando</i> de Madrid<ref>Francisco de Sousa Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903), 75-76.</ref>. <!-- Viterbo transcreve os requerimentos -->
A 3 de janeiro de 1872 foi aceite como correspondente da ''Real Academia de las Tres Nobles Artes de S. Fernando'' de Madrid<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'', 75-76.</ref>. <!-- Viterbo transcreve os requerimentos -->


==Obras==  
==Obras==
*1822 - Pintura para o [http://www.casaruibarbosa.gov.br/acasasenhorial/index.php/casas-senhoriais/pesquisa-avancada/39-fichas/441-palacio-quintela-farrobo Palácio Quintela]:
*1822 - Pintura para o [[Palácio Quintela]]:
** Paredes da escadaria principal. <!-- são quatro trabalhos de Hércules dispostos do seguinte modo: "na parede que se eleva do primeiro patamar da escada, toda de mármore, e de cada lado de uma grande janella de arco perfeito, fechada por vidros de Veneza córados, vê-se, do lado direito de quem soba, Hercules subjugando o Touro de Creta, e da esquerda o Leão de Nemea; e na parede do ultimo patamar, do lado direito da porta da entrada para a grande sala octogona, Hercules esmagando em sues braços a Anteu, filho da Terra, e do lado esquerdo dando a morte ao gigante Cáco. Por cima d'estes quadros, e entre as janellas lateraes e grandes espelhos reproduzindo essas janellas, estam diversas allegorias pintadas a claro-escuro, assim dispostas: por sobre o Leão da Nemea, a Terra em um carro puchado por duas serpentes, por sobre o Touro de Creta, Venus no seu carro tirado por pombas; sobre a 1ª porta lateral, á esquerda, o Carro de Apollo puchado por dois cavallos brancos; entre essa porta e a principal O de Mercurio tirado por dois gallos; entre esta porta e a 2ª lateral O carro de Juno com os pavões; e em seguida O de Diana a quatro cavallos brancos. Entre as humbreiras d'aquellas janellas quatro figuras de Deuses mythologicos representam os quatro elementos da velha theoria philosophica, o fogo, a agua, a terra e o ar (Jupiter ou Zeus, Neptuno, etc.)" "A facha, que passa por baixo das janellas, é de diversos arabescos, sendo os centros formados de meninos nús com a maça de Hercules e cornucopias."-->
** Paredes e tecto da escadaria principal.
** Tecto da escadaria principal. <!-- "No centro do tecto está pintada a Apotheose de Mercurio, que tem na mão esquerda um pomo de oiro (laranja), sobraçando com a direita o caduceu e um Cupido." -->
** Dois medalhões da capela, um com uma cabeça de Cristo, outro com uma cabeça da Virgem.
** Dois medalhões da capela, um com uma cabeça de Cristo, outro com uma cabeça da Virgem.
** Paredes da Sala Romana. <!-- "pinturas nas paredes principaes figurando dois grandes pannos de Raz, onde se acham representadas as seguintes scenas da historia da primitiva Roma: do lado direito de quem entra e na parede lateral, entra a porta-norte e o canto da sala, grandes jogos romanos, a que foram attrahidos os Sabinos, e em seguida, na parede do fundo, o Rapto das Sabinas; do lado esquerdo, e ainda na parede do fundo, a Guerra entre os Sabinos e os Romanos (...), e em continuação na parede lateral, entre o canto e a porta sul, a Paz de Lacio, firmada por accordo entre Tacio e Romulo." no sobre-portas "assumptos, a claro escuro, da historia Romana, principalmente dos costumes dos consules, lictores, etc.";  entre a janela e a porta do lado norte retrato de António Manuel da Fonseca "muito jovem e em corpo inteiro, vestido á romana, tendo na mão direita uma folha de papel desenrolada com um projecto de pinturas, provavelmente o das pinturas a executar na sala, e com a mão esquerda como que mostrando esse mesmo plano. Por baixo da indicada folha de papel vê-se uma especie de lapide com a seguinte inscripção em caracteres romanos: Antonius Em-/manuel a Fonce-/ca, Pictor Lusi-/tanus. Anno 1822/; e em seguida, em letra aldina manuscripta, e feita muito posteriormente áquella, este distico: Forão restauradas estas/pinturas em 1878, pelo mes/mo autor; tendo d'idade/ 81 annos; por baixo da lapide vê-se a paleta com os pinceis e o torso de uma estatua partida." e do lado sul retrato do arquitecto da casa, também com vestuário romano, achando-se sobre o fuste de uma coluna truncada a seguinte inscrição: "Joannes/Baptista/Hilbrath,/Archite-/ctus Ro-/manus. No rodapé: armas, armaduras e apetrechos bélicos antigos -->
** Paredes e tecto da Sala Romana.  
** Tecto da Sala Romana. <!-- "ao centro, (…), em um grande medalhão, a Apotheose de Romulo, tendo aos lados, na parte concava do tecto, logo por cima da sanca, dois medalhões mais pequenos, tambem a fresco e a claro escuro, representado: o que fica sobre a janella principal a Allegoria da lenda da Loba amamentado Romulo e Remo, e o que se vê por cima da porta de entrada da sala octogona Acca Laurentia, mulher do pasto Faustulo, tambem conhecida por Loba, tendo aos peitos os dois gemeos citados e ao lado o pastor seu marido." -->
**Tecto do gabinete do lado sul.
**Tecto do gabinete do lado sul. <!-- Minerva em corpo inteiro, vestida da Palas e sentada sobre uma nuvem, tendo na mão esquerda duas coroas de louro e do lado direito um pequeno Cupido que lhe apresenta o "mocho da ciência" pousado sobre a sua mão direita. -->
**Paredes e tecto da sala de jantar
**Paredes da sala de jantar <!-- "Assumptos de paizagens dos arredores de Roma e o aspecto da Basilica de S. Pedro e do Palacio do Vaticano. Do lado direito de quem entra a porta principal vê-se uma scena de trabalho de vindima, levando os homens cachos de uvas que deitam para dentro de uma dorna; e do lado esquerdo da mesma porta uma dança popular junto a umas ruinas de aqueducto. Ainda d'este lado, sobre a parede lateral, entre o canto e a porta-norte, uma camponeza ao pé de uma fonte enchendo de agua um cantaro, e, por baixo da bica, junto ao pequeno frontão da mesma fonte, a seguinte inscripção em letra aldina: Antª Mel da/ Fonca. Pinct./ e a seguir pela parte de baixo e em letra manuscripta commum: Reformada/pelo mesmo au-/tor em 1877./ Entre a citada porta e a primeira janella está representada a Basilica de S. Pedro com a sua grande praça e no ultimo plano á direita o Vaticano, como que vistos por sobre o gradil de um jardim, onde estam tocando uns musicos ambulantes com um macaco, a que uma creancinha offerece um cacho de uvas. Entre a terceira janella e a porta sul vê-se uma mulher do campo sentada, tendo ao lado esquerdo um capaz com uvas, de onde tirou um cacho que dá a uma creança que está encostada sobre o regaço. Entre esta porta e o canto ha uma scena de idylio entre uma camponeza e um guarda campestre encostado á espingarda." "As sobre-portas, em numero de quatro, pois uma das janellas, a fronteira à porta principal, é de sacada para uma escada que dá para o jardim, representam Leda deitada em diversas posições offerecendo nectar a Jupiter transformado em cysne branco de azas levantadas, que se reproduz dois a dois em cada vão, formando como que os ornatos superiores das humbreiras das portas." -->
**Tecto da sala de jantar.
**Tecto da sala de jantar. <!-- Hebe sentada sobre o dorso de uma grande águia (Júpiter disfarçado), de cujo bico pende o lustre da sala. Hebe tem, na mão direita, uma taça oferecendo ambrosia e ao seu encontro um pequeno Cupido com um açafate de flores e frutas à cabeça. -->
**Paredes da saleta sobre o terraço.  
**Paredes da saleta sobre o terraço. <!-- "representa um boudoir, em cujas paredes se mostram seis raparigas, serviçaes talvez, por entre umas columnatas encimadas de caryatides apresentando varios adornos de toilette: uma caixa com escovas para cabello, fitas, plumas, leques, collares, joias, etc." e sobre-portas "sobre bambinellas a azul e branco, no estylo imperio, grinaldas de rosas e emblemas amorosos, e uma pyra em frente da janella" -->
 
*1826 - Retrato de [https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_I_do_Brasil D. Pedro IV].  
 
*1828 - [https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Manuel_da_Fonseca#/media/File:Auto-retrato_(1828)_-_Ant%C3%B3nio_Manuel_da_Fonseca_(MNAA).png Pintura de auto-retrato, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa.] <!-- pertenceu ao Conde de Farrobo -->


*1838 - [https://artuk.org/discover/artworks/vasco-da-gama-c-14601524-174551 Pintura de "Vasco da Gama", National Maritime Museum, Londres].
*1838 - [https://artuk.org/discover/artworks/vasco-da-gama-c-14601524-174551 Pintura de "Vasco da Gama", National Maritime Museum, Londres].
*1843 - [https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Retrato_da_Rainha_D._Maria_II_(1843)_-_Ant%C3%B3nio_Manuel_da_Fonseca_(MAR_12).png Retrato da rainha D. Maria II, Assembleia da República, Lisboa] <!-- na 3ª série de Viterbo fala-se de um dela ainda enquanto duquesa de Leuchtemberg, que foi do primeiro casamento -->


*1855 - [https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Manuel_da_Fonseca#/media/File:Fonseca_eneias1.jpg Pintura de "Eneias salvando o seu pai Anquises do incêndio de Tróia".]
*1855 - [https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Manuel_da_Fonseca#/media/File:Fonseca_eneias1.jpg Pintura de "Eneias salvando o seu pai Anquises do incêndio de Tróia".]
Linha 96: Linha 324:
*[http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=209457 Pintura de "Cristo entre os Doutores, Museu Grão Vasco, Lamego].
*[http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=209457 Pintura de "Cristo entre os Doutores, Museu Grão Vasco, Lamego].


==Referências bibliográficas==<!--Ou seja, a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação-->
<!-- Lista de obras citadas por Viterbo na 3ª série da sua obra, p. 78 e seguintes... -->
<references />  
*Retrato do papa Pio VIII - pertencente ao conde de Farrobo.
 
==Bibliografia e Fontes==  
*Cópia da "Comunhão de S. Jerónio" de Domingos Zampieri feita em Roma para a Igreja de S. Jerónimo da Caridade.
*AA.VV., <i>D. Luís I Duque do Porto e Rei de Portugal</i>. Lisboa: Palácio Nacional da Ajuda, 1990.
 
*Pintura da "Sagrada Família" pertencente ao conde de Farrobo. <!-- Será uma destas? a descrição fala de um cesto de flores... https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cena_religiosa_(1874)_-_Ant%C3%B3nio_Manuel_da_Fonseca.png https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sagrada_Fam%C3%ADlia_(1873)_-_Ant%C3%B3nio_Manuel_da_Fonseca.png -->
 
*Retrato do peregrino português Manuel Docinho.
 
*Retrato de uma Sonineza peregrinando.
 
*Retrato de S. João pregando, pertencente a João Bernardo da Costa Soromenho.
 
*Retrato de um cavaleiro português pertencente a José Street de Arriaga e Cunha.
 
*Esboço de uma pintura da morte de Virgínia.
 
*Esboço de uma pintura representando um turco a chorar a morte da sua sultana.
 
*Esboço de uma pintura apresentando uma família turca.
 
*Retrato do filho de Mr. Anth.
 
*Pintura da Musa da Pintura. <!-- será aquele de Erato? -->
 
*Paisagem representando o Rio Aniene.
 
*Duas ópia da "Sibila Otomana" de Dominichino Zampieri, uma pertencente ao conde de Farrobo, outra a José Street de Arriaga e Cunha.
 
*Cópia do retrato da "Fornarina" de Rafael, pertencente a José Street de Arriaga e Cunha.
 
*Cópia do "Cristo em Agonia" de Van Dyck, pertencente a Mr. Anth.
 
*Cópia da "Virgem da Soledade" de Sasso-Ferrati, pertencente ao conde de Farrobo.
 
*Cópia de uma pintura de Santa Luzia de Carlo-Dolci, pertencente a Mr. Anth.
 
*Cópia de uma pintura da Virgem de Carlo-Dolci, pertencente ao conde de Farrobo.
 
*Pintura da descoberta dos ossos de Rafael em Roma.
 
*Cópia da Madonna do Monte Lúcido, pertencente ao conde de Farrobo.
 
*Cópia de um almirante espanhol pintado por Van Dyck, pertencente ao conde de Farrobo.
 
*Cópia de um relevo pintado em mármore representando o Triunfo do Amor, pertencente ao Conde de Farrobo.
 
==Notas==
<references />
 
==Fontes==
==Bibliografia ==
AA.VV. ''D. Luís I Duque do Porto e Rei de Portugal''. Lisboa: Palácio Nacional da Ajuda, 1990.
 
''Algumas reflexões sobre o Eneas salvando o Anchises: quadro historico do Sr. A. M. da Fonseca.'' Porto: Typographia Commercial Portuense, 1845.


*<i>Algumas reflexões sobre o Eneas salvando o Anchises: quadro historico do Sr. A. M. da Fonseca.</i> Porto: Typographia Commercial Portuense, 1845.
Alves, Alice Nogueira, Franco, Luís Lyster (coord.). ''O restauro regressa às Belas-Artes.'' Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, 2012.


*Alves, Alice Nogueira, Franco, Luís Lyster (coord.), <i>O restauro regressa às Belas-Artes.</i> Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, 2012.
[http://repositorio.ul.pt/handle/10451/18358 Alves, Alice Nogueira. "O Restauro de Pintura na Academia de Belas-Artes de Lisboa - A contribuição de António Manuel da Fonseca"." ''Arte Teoria'' 16-17 (2013/14): 97-105.]


*[http://repositorio.ul.pt/handle/10451/18358 Alves, Alice Nogueira, "O Restauro de Pintura na Academia de Belas-Artes de Lisboa - A contribuição de António Manuel da Fonseca"." <i>Arte Teoria</i> 16-17 (2013/14): 97-105.]
[http://hdl.handle.net/10451/9154 Alves, Alice Nogueira. "A conservação e restauro na Faculdade de Belas Artes". ''Revista Vox Musei'' 1/2 (Julho-Dezembro 2013): 33-42.]


*[http://hdl.handle.net/10451/9154 Alves, Alice Nogueira, "A conservação e restauro na Faculdade de Belas Artes". <i>Revista Vox Musei</i> 1/2 (Julho-Dezembro 2013): 33-42.]
''Explicação collectiva de quadros d'invenção e copias executados por Antonio Manoel da Fonseca, Lisbonense, durante o progressivo curso dos seus estudos nas academias de Roma''. Lisboa: Typographi de M. de Jesus Coelho e Companhia, 1835.


*<i>Explicação collectiva de quadros d'invenção e copias executados por Antonio Manoel da Fonseca, Lisbonense, durante o progressivo curso dos seus estudos nas academias de Roma</i>. Lisboa: Typographi de M. de Jesus Coelho e Companhia, 1835.
Falcão, Isabel. ''Em torno da pintura de história de finais de oitocentos''. Lisboa: Academia das Ciências, 2015.


* Falcão, Isabel, <i>Em torno da pintura de história de finais de oitocentos</i>. Lisboa: Academia das Ciências, 2015.
França, José-Augusto. [Artigos publicados na imprensa da autoria de José Augusto-França] compilados por Eva Arruda de Macedo. 1973-1977.


*França, José-Augusto, [Artigos publicados na imprensa da autoria de José Augusto-França] compilados por Eva Arruda de Macedo.  1973-1977.
França, José-Augusto. ''A arte em Portugal no século XIX''. Lisboa: Bertrand, 1981.


*França, José-Augusto, <i>A arte em Portugal no século XIX</i>. Lisboa: Bertrand, 1981.
Lima, Henrique de Campos Ferreira. ''António Manuel da Fonseca, litógrafo.'' Porto: Círculo Dr. José de Figueiredo, 1944.


*Lima, Henrique de Campos Ferreira, <i>António Manuel da Fonseca, litógrafo.</i> Porto: Círculo Dr. José de Figueiredo, 1944.
Macedo, Diogo. ''Académicos e Românticos.'' Lisboa : [Museu Nacional de Arte Contemporânea], 1950.


*Macedo, Diogo, <i>Académicos e Românticos.</i> Lisboa : [Museu Nacional de Arte Contemporânea], 1950.
Macedo, Diogo."Notas biográficas de dois académicos." ''Belas artes'' 8 (1955): 43-52.


*Macedo, Diogo, "Notas biográficas de dois académicos." <i>Belas artes</i> 8 (1955): 43-52.
Marques, Joaquim António. ''O quadro de Eneas: analyse''. [Lisboa]: s.n, [1855]. <!-- este deve ser o opúsculo que Viterbo menciona na página 68 da 1ª série, diz que é de 1855 -->


*Marques, Joaquim António, <i>O quadro de Eneas: analyse</i>. [Lisboa]: s.n, [1855]. <!-- este deve ser o opúsculo que Viterbo menciona na página 68 da 1ª série, diz que é de 1855 -->
Pamplona, Fernando. ''Um século de pintura e escultura em Portugal (1830-1930).'' Porto: Livraria Tavares Martins, 1943.


*Pamplona, Fernando de, <i>Um século de pintura e escultura em Portugal (1830-1930).</i> Porto: Livraria Tavares Martins, 1943.
Pamplona, Fernando. "Mais uma «Sagrada família»." ''Belas artes'' 21-22 (1966): 43-44.


*Pamplona, Fernando, "Mais uma «Sagrada família»." <i>Belas artes</i> 21-22 (1966): 43-44.
Pamplona, Fernando. ''Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses ou que trabalharam em Portugal''. Vol. 2. Lisboa: Livraria Civilização, 1987-1988 (2ª edição).


*Pamplona, Fernando, <i>Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses ou que trabalharam em Portugal</i>. Vol. 2. Lisboa: Livraria Civilização, 1987-1988 (2ª edição).
[http://purl.pt/6390 Raczynski, Atanazy. ''Les arts en Portugal : lettres adressées a la société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.'' Paris: Jules Renouard, 1846.]


*[http://purl.pt/6390 Raczynski, Atanazy., <i>Les arts en Portugal : lettres adressées a la société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.</i> Paris : Jules Renouard, 1846.]
[http://purl.pt/6391 Raczynski, Atanazy. ''Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.'' Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847.]


*[http://purl.pt/6391 Raczynski, Atanazy, <i>Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.</i> Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847.]
Segurado, Jorge. "S. João de António Manuel da Fonseca." ''Belas Artes'' 31 (1977): 5-8.


*Segurado, Jorge, "S. João de António Manuel da Fonseca." <i>Belas Artes</i> 31 (1977): 5-8.
Silva, Inocêncio Francisco. ''Diccionário bibliographico portuguez: estudos de Innocêncio Francisco da Silva aplicáveis a Portugal e ao Brazil.'' Lisboa: Imprensa Nacional, 1858-1923.


*Silva, Inocêncio Francisco. <i>Diccionário bibliographico portuguez: estudos de Innocêncio Francisco da Silva aplicáveis a Portugal e ao Brazil.</i> Lisboa: Imprensa Nacional, 1858-1923.
Silva, Raquel Henriques. "Romantismo e pré-naturalismo." In ''História da Arte Portuguesa'', vol. 3 ''Do Barroco à Contemporaneidade'', direcção de Paulo Pereira, 329-367. Lisboa: Círculo dos Leitores, 1997.


*Silva, Raquel Henriques da, "Romantismo e pré-naturalismo." In <i>História da Arte Portuguesa</i>, vol. 3 <i>Do Barroco à Contemporaneidade</i>, direcção de Paulo Pereira, 329-367. Lisboa: Círculo dos Leitores, 1997.
Soares, Elisa et al. ''As Belas Artes do Romantismo em Portugal''. Lisboa: IPM, 1999.


*Soares, Elisa et al., <i>As Belas Artes do Romantismo em Portugal</i>. Lisboa: IPM, 1999.
[http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/Olisipo/1967/N117-118/N117-118_master/Olisipo_N117-118_Jan-Abr1967.PDF Soromenho, Paulo Caratão. "O pintor lisboeta António Manuel da Fonseca." ''Olisipo: boletim do grupo dos amigos de Lisboa'' 117/118 (Janeiro-Abril 1967): 7-39.]


*[http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/Olisipo/1967/N117-118/N117-118_master/Olisipo_N117-118_Jan-Abr1967.PDF Soromenho, Paulo Caratão, "O pintor lisboeta António Manuel da Fonseca." <i>Olisipo: boletim do grupo dos amigos de Lisboa</i> 117/118 (Janeiro-Abril 1967): 7-39.]
Viterbo, Francisco de Sousa. ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.


*Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903, 1911 (3ª série).
==Ligações Externas==
==Ligações Externas==
*António Manuel da Fonseca In [http://www.museuartecontemporanea.gov.pt/pt/artistas/ver/154/artists Museu Nacional de Arte Contemporânea].
António Manuel da Fonseca In [http://www.museuartecontemporanea.gov.pt/pt/artistas/ver/154/artists Museu Nacional de Arte Contemporânea].
*António Manuel da Fonseca In [https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Manuel_da_Fonseca Wikipédia].  
 
António Manuel da Fonseca In [https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Manuel_da_Fonseca Wikipédia].  
<!-- Comentários vossos e bibliografia citada pela Viterbo -->
==Autor(es) do artigo==
 
==Autor(es) do artigo==  
==Financiamento==
==DOI==  
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
==Citar este artigo==  
==DOI==
==Citar este artigo==
* {{FULLPAGENAME}} (última modificação: {{REVISIONDAY2}}/{{REVISIONMONTH}}/{{REVISIONYEAR}}). ''{{SITENAME}}''. Visitado em {{CURRENTDAY2}} de {{CURRENTMONTHNAME}} de {{CURRENTYEAR}}, em {{fullurl:{{FULLPAGENAME}}}}  
* {{FULLPAGENAME}} (última modificação: {{REVISIONDAY2}}/{{REVISIONMONTH}}/{{REVISIONYEAR}}). ''{{SITENAME}}''. Visitado em {{CURRENTDAY2}} de {{CURRENTMONTHNAME}} de {{CURRENTYEAR}}, em {{fullurl:{{FULLPAGENAME}}}}  
   
   
{{DEFAULTSORT: António Manuel da Fonseca}}  
{{DEFAULTSORT: Antonio Manuel da Fonseca}}  
[[Categoria: Pessoas]]  
[[Categoria:Pessoas]]  
[[Categoria: Nascidos Século XVIII]]  
[[Categoria:Activos Século XIX]]
[[Categoria: Lisboa]]  
[[Categoria:Portugal]]  
[[Categoria: Pintores]]  
[[Categoria:Lisboa]]  
[[Categoria: Professores]]
[[Categoria:Pintores]]  
[[Categoria:Professores]]
[[Categoria:Gravadores]]
[[Categoria:Academia de Belas Artes de Lisboa]]
[[Categoria:Ordem de Cristo]]
[[Categoria:Com Bibliografia]]
[[Categoria:TechNetEMPIRE]]
[[Categoria:TechNetEMPIRE Pessoas]]

Edição atual desde as 20h44min de 20 de dezembro de 2022


António Manuel da Fonseca
Nome completo António Manuel da Fonseca
Outras Grafias valor desconhecido
Pai João Tomás da Fonseca
Mãe Maria Inácia Xavier
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) António Tomás da Fonseca
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento 27 setembro 1796
Lisboa, Portugal
Morte 4 outubro 1890
Lisboa, Portugal
Sexo Masculino
Religião valor desconhecido


Biografia

Dados biográficos

António Manuel da Fonseca era pintor, nascido em Lisboa na freguesia de Santa Isabel, filho de João Tomás da Fonseca e de Maria Inácia Xavier. Foi baptizado a 1 de novembro de 1796, na igreja de Santa Isabel, e os seus padrinhos foram António Manuel de Melo e Castro e Josefa Maria Gertrudes[1]

Foi discípulo de seu pai e de Joaquim Manuel da Rocha na Aula de Desenho e de Figura e História e depois esteve em Roma, para onde foi em 1826 subsidiado pelo Barão Quintela, para quem trabalhara, sendo discípulo de Vicenzo Camuccini e Andrea Pozzi[2]. A 3 de setembro de 1839 foi-lhe dada autorização para ir a Roma por oito meses com o objectivo de acabar uma cópia da "Transfiguração de Cristo" de Rafael e comprar modelos em gesso de estátuas antigas[3]

Em 1846-1847 serviu no batalhão dos Voluntários da Carta, tendo-se alistado com 50 anos. Saiu alferes em dezembro de 1846 e tenente a 21 de julho de 1847.

Teve um filho, António Tomás da Fonseca, que foi director da Academia de Belas Artes.

Carreira

Em 1822 foi empregado na pintura de várias salas do Palácio do Barão Quintela (actual Palácio Chiado) por Joaquim Pedro, 2º barão de Quintela e 1º conde de Farrobo, nomeadamente a escadaria principal, os dois medalhões da capela, as da sala do canto sul, as da sala de jantar e a do gabinete. Em 1878 fez o restauro dessas mesmas pinturas.

Foi nomeado professor de pintura histórica da Academia de Belas Artes de Lisboa em carta de 29 de agosto de 1837, cargo que exerceu até cerca de 1860[4].

Também fazia litografias.

Outras informações

A 13 de janeiro de 1837 foi feito cavaleiro da Ordem de Cristo. A 7 de novembro de 1871 foi feito cavaleiro da Ordem de Carlos III de Espanha. A 18 de janeiro de 187 foi feito cavaleiro da Ordem da Rosa do Brasil. A 11 de dezembro de 1884 foi feito comendador da Ordem de Cristo[4].

A 3 de janeiro de 1840 foi aceite como correspondente da Artistica Congregazione dè Virtuosi al Pantheon de Roma. A 20 de dezembro de 1862 foi aceite como correspondente da Académie des Beaux Arts de Paris. A 3 de janeiro de 1872 foi aceite como correspondente da Real Academia de las Tres Nobles Artes de S. Fernando de Madrid[5].

Obras

  • 1822 - Pintura para o Palácio Quintela:
    • Paredes e tecto da escadaria principal.
    • Dois medalhões da capela, um com uma cabeça de Cristo, outro com uma cabeça da Virgem.
    • Paredes e tecto da Sala Romana.
    • Tecto do gabinete do lado sul.
    • Paredes e tecto da sala de jantar
    • Tecto da sala de jantar.
    • Paredes da saleta sobre o terraço.
  • 1878 - Restauro das pinturas do Palácio Quintela.
  • Retrato do papa Pio VIII - pertencente ao conde de Farrobo.
  • Cópia da "Comunhão de S. Jerónio" de Domingos Zampieri feita em Roma para a Igreja de S. Jerónimo da Caridade.
  • Pintura da "Sagrada Família" pertencente ao conde de Farrobo.
  • Retrato do peregrino português Manuel Docinho.
  • Retrato de uma Sonineza peregrinando.
  • Retrato de S. João pregando, pertencente a João Bernardo da Costa Soromenho.
  • Retrato de um cavaleiro português pertencente a José Street de Arriaga e Cunha.
  • Esboço de uma pintura da morte de Virgínia.
  • Esboço de uma pintura representando um turco a chorar a morte da sua sultana.
  • Esboço de uma pintura apresentando uma família turca.
  • Retrato do filho de Mr. Anth.
  • Pintura da Musa da Pintura.
  • Paisagem representando o Rio Aniene.
  • Duas ópia da "Sibila Otomana" de Dominichino Zampieri, uma pertencente ao conde de Farrobo, outra a José Street de Arriaga e Cunha.
  • Cópia do retrato da "Fornarina" de Rafael, pertencente a José Street de Arriaga e Cunha.
  • Cópia do "Cristo em Agonia" de Van Dyck, pertencente a Mr. Anth.
  • Cópia da "Virgem da Soledade" de Sasso-Ferrati, pertencente ao conde de Farrobo.
  • Cópia de uma pintura de Santa Luzia de Carlo-Dolci, pertencente a Mr. Anth.
  • Cópia de uma pintura da Virgem de Carlo-Dolci, pertencente ao conde de Farrobo.
  • Pintura da descoberta dos ossos de Rafael em Roma.
  • Cópia da Madonna do Monte Lúcido, pertencente ao conde de Farrobo.
  • Cópia de um almirante espanhol pintado por Van Dyck, pertencente ao conde de Farrobo.
  • Cópia de um relevo pintado em mármore representando o Triunfo do Amor, pertencente ao Conde de Farrobo.

Notas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 73-74.
  2. António Manuel da Fonseca In Wikipédia, consultado a 22 de agosto de 2017.
  3. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 74-75.
  4. 4,0 4,1 Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 68-69.
  5. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 75-76.

Fontes

Bibliografia

AA.VV. D. Luís I Duque do Porto e Rei de Portugal. Lisboa: Palácio Nacional da Ajuda, 1990.

Algumas reflexões sobre o Eneas salvando o Anchises: quadro historico do Sr. A. M. da Fonseca. Porto: Typographia Commercial Portuense, 1845.

Alves, Alice Nogueira, Franco, Luís Lyster (coord.). O restauro regressa às Belas-Artes. Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, 2012.

Alves, Alice Nogueira. "O Restauro de Pintura na Academia de Belas-Artes de Lisboa - A contribuição de António Manuel da Fonseca"." Arte Teoria 16-17 (2013/14): 97-105.

Alves, Alice Nogueira. "A conservação e restauro na Faculdade de Belas Artes". Revista Vox Musei 1/2 (Julho-Dezembro 2013): 33-42.

Explicação collectiva de quadros d'invenção e copias executados por Antonio Manoel da Fonseca, Lisbonense, durante o progressivo curso dos seus estudos nas academias de Roma. Lisboa: Typographi de M. de Jesus Coelho e Companhia, 1835.

Falcão, Isabel. Em torno da pintura de história de finais de oitocentos. Lisboa: Academia das Ciências, 2015.

França, José-Augusto. [Artigos publicados na imprensa da autoria de José Augusto-França] compilados por Eva Arruda de Macedo. 1973-1977.

França, José-Augusto. A arte em Portugal no século XIX. Lisboa: Bertrand, 1981.

Lima, Henrique de Campos Ferreira. António Manuel da Fonseca, litógrafo. Porto: Círculo Dr. José de Figueiredo, 1944.

Macedo, Diogo. Académicos e Românticos. Lisboa : [Museu Nacional de Arte Contemporânea], 1950.

Macedo, Diogo."Notas biográficas de dois académicos." Belas artes 8 (1955): 43-52.

Marques, Joaquim António. O quadro de Eneas: analyse. [Lisboa]: s.n, [1855].

Pamplona, Fernando. Um século de pintura e escultura em Portugal (1830-1930). Porto: Livraria Tavares Martins, 1943.

Pamplona, Fernando. "Mais uma «Sagrada família»." Belas artes 21-22 (1966): 43-44.

Pamplona, Fernando. Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses ou que trabalharam em Portugal. Vol. 2. Lisboa: Livraria Civilização, 1987-1988 (2ª edição).

Raczynski, Atanazy. Les arts en Portugal : lettres adressées a la société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents. Paris: Jules Renouard, 1846.

Raczynski, Atanazy. Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents. Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847.

Segurado, Jorge. "S. João de António Manuel da Fonseca." Belas Artes 31 (1977): 5-8.

Silva, Inocêncio Francisco. Diccionário bibliographico portuguez: estudos de Innocêncio Francisco da Silva aplicáveis a Portugal e ao Brazil. Lisboa: Imprensa Nacional, 1858-1923.

Silva, Raquel Henriques. "Romantismo e pré-naturalismo." In História da Arte Portuguesa, vol. 3 Do Barroco à Contemporaneidade, direcção de Paulo Pereira, 329-367. Lisboa: Círculo dos Leitores, 1997.

Soares, Elisa et al. As Belas Artes do Romantismo em Portugal. Lisboa: IPM, 1999.

Soromenho, Paulo Caratão. "O pintor lisboeta António Manuel da Fonseca." Olisipo: boletim do grupo dos amigos de Lisboa 117/118 (Janeiro-Abril 1967): 7-39.

Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.

Ligações Externas

António Manuel da Fonseca In Museu Nacional de Arte Contemporânea.

António Manuel da Fonseca In Wikipédia.

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo