Armas Reais de Portugal (medalhão)

From eViterbo
Revision as of 12:47, 18 August 2022 by Alice (talk | contribs) (Substituição de texto - "==Referências Bibliográficas == <references />" por "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />")
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search
Armas Reais de Portugal (medalhão)
Autor Della Robbia
Data c. 1484-1525
Género Escultura
Técnica Barro cozido, vidrado, esmaltado e policromado.
Encomendador D. Leonor de Lencastre (?)
Localização Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa

Historial

Considerada uma encomenda de D. Leonor de Lencastre, mulher do rei D. João II e irmã de D. Manuel I, para o Mosteiro da Madre de Deus de Xabregas.

Em 1882 esteve exposta na Exposição Retrospectiva Ornamental de Arte Portuguesa e Espanhola, na Sala I com o número 82 e a seguinte descrição: "Medalhão em faiança, tendo dentro de uma moldura com folhas, fructos e flores as armas reaes portuguezas sustidas por dois anjos e encimadas pela corôa real aberta". A proveniência indicada é o Mosteiro da Madre de Deus, de Xabregas[1].

Descrição

Notas

  1. Catalogo illustrado da exposição retrospectiva de arte ornamental portugueza e hespanhola. (Lisboa: Imprensa Nacional, 1882), 176.

Bibliografia e Fontes

  • Catalogo illustrado da exposição retrospectiva de arte ornamental portugueza e hespanhola. Lisboa: Imprensa Nacional, 1882.
  • Viterbo, Francisco de Sousa, Exposição d’Arte Ornamental. Notas ao Catalogo. Lisboa: Imprensa Nacional, 1883.

Ligações Externas

  • Armas Reais de Portugal (medalhão) In MatrizNet
  • Armas Reais de Portugal (medalhão) In Europeana.

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo