Artur Gomes da Silva: diferenças entre revisões

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===Carreira===
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Serviu ao Estado desde 1866 a 1874 (8 anos) como apontador de 1 classe e condutor auxiliar das obras públicas do reino.
Serviu ao Estado desde 1866 a 1874 (8 anos) como apontador de 1 classe e condutor auxiliar das obras públicas do reino. De 1874 a 1883 foi condutor de 3, 2 e 1 classes das Obras Públicas de Ultramar.<ref name=":0">Informação referida ao ano civil de 1883. Bolama, 31 de Dezembro de 1883. in Processo Individual. AHU. xxxx. Angola. </ref>


Serviu de 1874 a 1883 como condutor de 3, 2 e 1 classes das Obras Públicas de Ultramar.<ref name=":0">Informação referida ao ano civil de 1883. Bolama, 31 de Dezembro de 1883. in Processo Individual. AHU. xxxx. Angola. </ref> Em 1875, como condutor de 1.ª classe, foi destacado para Cabo Verde, para o interior da ilha de Santiago. Permaneceu em Cabo Verde até 18 de fevereiro de 1877, data em que seguiu para Lisboa<ref>Arquivo Histórico Nacional de Cabo Verde, SGG cx. 619, pasta 02, doc. 46.</ref>.
Foi destacado para Cabo Verde em 1875, para interior da ilha de Santiago. Permaneceu no arquipélago até 18 de fevereiro de 1877, data em que seguiu para Lisboa.  
 
Em 1875, como condutor de 1.ª classe, foi destacado para Cabo Verde, para o interior da ilha de Santiago. Permaneceu em Cabo Verde até 18 de fevereiro de 1877, data em que seguiu para Lisboa<ref>Arquivo Histórico Nacional de Cabo Verde, SGG cx. 619, pasta 02, doc. 46.</ref>.


Em dezembro de 1883 ocupava o posto de Condutor de 1ª classe da Direcção de Obras Públicas da Guiné Bissau.<ref name=":0" />
Em dezembro de 1883 ocupava o posto de Condutor de 1ª classe da Direcção de Obras Públicas da Guiné Bissau.<ref name=":0" />
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Em 1907 já se encontrava reformado.<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->


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Arquivo Histórico Ultramarino. Cabo Verde, Obras Públicas e Agrimensura. Cx240. Cota: PT/AHU/ID-OP/OP769_1
Arquivo Histórico Ultramarino. Cabo Verde, Obras Públicas e Agrimensura. Cx240. Cota: PT/AHU/ID-OP/OP769_1


Arquivo Histórico Nacional de Cabo Verde, SGG cx. 619, pasta 02, doc. 46.
Arquivo Histórico Nacional de Cabo Verde, Secretaria Geral do Governo,  cx. 619, pasta 02, doc. 46.


==Bibliografia== <!-- Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
==Bibliografia==
Pires, Fernando. ''Há Vila Além da Costa, urbanidades em Cabo Verde no século XIX''. Coimbra/Lisboa: Imprensa da Universidade de Coimbra e Rosa de Porcelana Editora. 2021.<!-- Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->


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Revisão das 01h34min de 17 de janeiro de 2023


Artur Gomes da Silva
Nome completo Artur Gomes da Silva
Outras Grafias Arthur Gomes da Silva
Pai Clemente Eleutério da Silva
Mãe valor desconhecido
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento 1848
Lisboa, Lisboa, Portugal
Morte valor desconhecido
Sexo Masculino
Religião Cristã
Residência
Residência Cabo Verde
Data Início: 1875
Fim: 1877
Formação
Formação Condutor de obras
Cargos
Cargo Condutor de 1ª classe
Data Início: 1875
Fim: 1877


Biografia

Dados biográficos

Artur Gomes da Silva, nasceu em Lisboa, em 1848, filho de Clemente Eleutério da Silva. Aos 35 anos tinha instrução primária, alguns elementos de instrução secundária, Belas Artes, habilitações práticas, e possuía regular conhecimento de Francês.

Carreira

Serviu ao Estado desde 1866 a 1874 (8 anos) como apontador de 1 classe e condutor auxiliar das obras públicas do reino. De 1874 a 1883 foi condutor de 3, 2 e 1 classes das Obras Públicas de Ultramar.[1]

Foi destacado para Cabo Verde em 1875, para interior da ilha de Santiago. Permaneceu no arquipélago até 18 de fevereiro de 1877, data em que seguiu para Lisboa.

Em 1875, como condutor de 1.ª classe, foi destacado para Cabo Verde, para o interior da ilha de Santiago. Permaneceu em Cabo Verde até 18 de fevereiro de 1877, data em que seguiu para Lisboa[2].

Em dezembro de 1883 ocupava o posto de Condutor de 1ª classe da Direcção de Obras Públicas da Guiné Bissau.[1]

Em 1907 já se encontrava reformado.

Outras informações

Obras

Notas

  1. 1,0 1,1 Informação referida ao ano civil de 1883. Bolama, 31 de Dezembro de 1883. in Processo Individual. AHU. xxxx. Angola.
  2. Arquivo Histórico Nacional de Cabo Verde, SGG cx. 619, pasta 02, doc. 46.

Fontes

Arquivo Histórico Ultramarino. Cabo Verde, Obras Públicas e Agrimensura. Cx240. Cota: PT/AHU/ID-OP/OP769_1

Arquivo Histórico Nacional de Cabo Verde, Secretaria Geral do Governo, cx. 619, pasta 02, doc. 46.

Bibliografia

Pires, Fernando. Há Vila Além da Costa, urbanidades em Cabo Verde no século XIX. Coimbra/Lisboa: Imprensa da Universidade de Coimbra e Rosa de Porcelana Editora. 2021.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Fernando Pires

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

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