Bicha: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
(Criou a página com "Termo da fortificação naval. Se formou aquela nova defesa de esplanadas portáteis a que disseram ''Pontoens'' e nós não sei com que causa chamamos ''Bichas''. Eram bar...")
 
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
Termo da fortificação naval.  Se formou aquela nova defesa de esplanadas portáteis a que disseram ''Pontoens'' e nós não sei com que causa chamamos ''Bichas''. Eram barcas grandes, rasas e fortíssimas, capazes de seis canhões inteiros. D. Francisco Man. nas ''Epanaphoras'', pág. 458 Vid. ''Pontão''<ref>Bluteau, ''Vocabulario Portuguez e latino'' (Tomo II: B-C), 118-119.</ref>.  
Termo da fortificação naval.  Se formou aquela nova defesa de esplanadas portáteis a que disseram ''Pontoens'' e nós não sei com que causa chamamos ''Bichas''. Eram barcas grandes, rasas e fortíssimas, capazes de seis canhões inteiros. D. Francisco Man. nas ''Epanaphoras'', pág. 458 Vid. ''Pontão''<ref>Bluteau, ''Vocabulario Portuguez e latino'' (Tomo II: B), 118-119.</ref>.
 
Bicha do intrudo: instrumento lúdico de muitas aspas unidas que, estendendo-se,f azem medo a que as v|e improvisamente<ref>Bluteau, ''Vocabulario Portuguez e latino'' (Tomo II: B), 119.</ref>.
 
Antigamente em Portugal era uma arrecada, do feitio de uma bichinha em baixo, fechando, e entrando a vergonha da arrecada na boca da bichinha<ref>Bluteau, ''Vocabulario Portuguez e latino'' (Tomo II: B), 119.</ref>.  
   
   
==Referências bibliográficas==  
==Referências bibliográficas==  
Linha 9: Linha 13:
[[Categoria: Glossário]]
[[Categoria: Glossário]]
[[Categoria: Armaria]]
[[Categoria: Armaria]]
[[Categoria: Joalharia]]
[[Categoria: Mobiliário]]
[[Categoria: Técnica]]
[[Categoria: Técnica]]

Revisão das 16h29min de 11 de janeiro de 2018

Termo da fortificação naval. Se formou aquela nova defesa de esplanadas portáteis a que disseram Pontoens e nós não sei com que causa chamamos Bichas. Eram barcas grandes, rasas e fortíssimas, capazes de seis canhões inteiros. D. Francisco Man. nas Epanaphoras, pág. 458 Vid. Pontão[1].

Bicha do intrudo: instrumento lúdico de muitas aspas unidas que, estendendo-se,f azem medo a que as v|e improvisamente[2].

Antigamente em Portugal era uma arrecada, do feitio de uma bichinha em baixo, fechando, e entrando a vergonha da arrecada na boca da bichinha[3].  

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo II: B), 118-119.
  2. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo II: B), 119.
  3. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo II: B), 119.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo II: B-C. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712.