Carlos Agostinho da Costa: diferenças entre revisões
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Foi nomeado, após realização de exame, condutor auxiliar do corpo de engenharia civil do Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria por portaria de 4 de Outubro de 1865<ref>[s.n.], [s.d.], Diário do Governo, no. 289, 21 de Dezembro de 1865, 2930.</ref><ref>Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 769/2. Carlos Agostinho da Costa - Requerimento de certidão da portaria de 4 de Outubro de 1865, 1 de Maio de 1878.</ref>. | Foi nomeado, após realização de exame, condutor auxiliar do corpo de engenharia civil do Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria por portaria de 4 de Outubro de 1865<ref>[s.n.], [s.d.], Diário do Governo, no. 289, 21 de Dezembro de 1865, 2930.</ref><ref>Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 769/2. Carlos Agostinho da Costa - Requerimento de certidão da portaria de 4 de Outubro de 1865, 1 de Maio de 1878.</ref>. | ||
Entre Julho de 1877 e 1878, esteve contratado condutor de trabalhos na secção de estudos de variantes do Caminho-de-Ferro do Algarve, da | Entre Julho de 1877 e 1878, esteve contratado condutor de trabalhos na secção de estudos de variantes do Caminho-de-Ferro do Algarve, tendo participado no estudo da variante da Portela do Vale de Isca<ref>Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 769/2. Carlos Agostinho da Costa - Ofício de João Pedro Tavares Figueiredo a Carlos Agostinho da Costa, 28 de Janeiro de 1878.</ref>, em Odemira. Nesse período serviu sob as ordens do engenheiro Alexandre Maria Ortigão de Carvalho e, segundo este, com bom desempenho<ref>Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 769/2. Carlos Agostinho da Costa - Requerimento de atestado de desempenho de funções, 18 de Março de 1878.</ref>. | ||
Serviu nas obras públicas de Angola como condutor de 3.ª classe entre 3 de Junho de 1878, data em que foi nomeado, até Outubro de 1879, altura em que regressou ao Reino, com autorização do Governador Geral de Angola<ref name=":0">Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 769/2. Carlos Agostinho da Costa - Requerimento de atestado de desempenho de funções, 15 de Novembro de 1878.</ref><ref name=":1">Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 769/2. Carlos Agostinho da Costa - Requerimento, 14 de Janeiro de 1881.</ref>. No período em funções, foi encarregue do estudo, e posterior construção dos primeiros nove quilómetros da estrada de ligação do Dombe ao Cuio, a qual executou com "''zelo e actividade'' (...) ''mostrando grande aptidão nos trabalhos desta ordem''", de acordo com o atestado do major [[Henrique Santos Rosa|Henrique dos Santos Rosa]], primeiro engenheiro da província de Angola<ref name=":0" />. Segundo Agostinho da Costa, o seu regresso ao Reino foi motivado pela falta de resposta favorável a dois requerimentos apresentados para que fosse promovido a outro lugar na Direcção das Obras Públicas de Angola<ref name=":1" />. Contudo um documento, datado de 1882, refere a realização de uma vistoria à construção da estrada do Alto Dombe e a descoberta do pagamento de quantias excessivas por Agostinho da Costa ao empreiteiro contratado. Esta circunstância não teve consequências uma vez que que se encontrava exonerado desde 6 de Dezembro de 1879, pelo que a mesma "''só vêm confirmar as que deram causa à exoneração''"<ref>Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 769/2. Carlos Agostinho da Costa - Ofício, 6 de Abril de 1882.</ref>. | |||
Serviu nas obras públicas de Angola como condutor de 3.ª classe entre 3 de Junho de 1878, data em que foi nomeado, até Outubro de 1879, altura em que regressou ao Reino, com autorização do Governador Geral | |||
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Revisão das 19h43min de 26 de março de 2024
Carlos Agostinho da Costa | |
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Nome completo | Carlos Agostinho da Costa |
Outras Grafias | valor desconhecido |
Pai | valor desconhecido |
Mãe | valor desconhecido |
Cônjuge | valor desconhecido |
Filho(s) | valor desconhecido |
Irmão(s) | valor desconhecido |
Nascimento | valor desconhecido |
Morte | valor desconhecido |
Sexo | Masculino |
Religião | valor desconhecido |
Formação | |
Formação | Instrução básica |
Cargos | |
Cargo | Apontador |
Data | Início: 01 de junho de 1863 |
Cargo | Condutor auxiliar |
Data | Início: 04 de outubro de 1865 Fim: 1878 |
Cargo | Condutor de 3ª classe |
Data | Início: 03 de junho de 1878 Fim: outubro de 1879 |
Cargo | Condutor de 1ª classe |
Data | Início: janeiro de 1881 |
Actividade | |
Actividade | Desenho hidrográfico |
Data | Início: 1866 Fim: abril de 1868 |
Local de Actividade | Lisboa, Portugal |
Actividade | Desenho de arquitectura |
Data | Início: 1874 Fim: 1874 |
Local de Actividade | Almada, Lisboa, Portugal |
Actividade | Projeto de Infraestrutura |
Data | Início: julho de 1877 Fim: 1878 |
Local de Actividade | Algarve, Portugal |
Actividade | Projeto de Infraestrutura |
Data | Início: 03 de junho de 1878 Fim: outubro de 1879 |
Local de Actividade | Angola |
Actividade | Acompanhamento de obra |
Data | Início: 03 de junho de 1878 Fim: novembro de 1879 |
Local de Actividade | Angola |
Biografia
Dados biográficos
Carreira
Foi nomeado, após realização de exame, condutor auxiliar do corpo de engenharia civil do Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria por portaria de 4 de Outubro de 1865[1][2].
Entre Julho de 1877 e 1878, esteve contratado condutor de trabalhos na secção de estudos de variantes do Caminho-de-Ferro do Algarve, tendo participado no estudo da variante da Portela do Vale de Isca[3], em Odemira. Nesse período serviu sob as ordens do engenheiro Alexandre Maria Ortigão de Carvalho e, segundo este, com bom desempenho[4].
Serviu nas obras públicas de Angola como condutor de 3.ª classe entre 3 de Junho de 1878, data em que foi nomeado, até Outubro de 1879, altura em que regressou ao Reino, com autorização do Governador Geral de Angola[5][6]. No período em funções, foi encarregue do estudo, e posterior construção dos primeiros nove quilómetros da estrada de ligação do Dombe ao Cuio, a qual executou com "zelo e actividade (...) mostrando grande aptidão nos trabalhos desta ordem", de acordo com o atestado do major Henrique dos Santos Rosa, primeiro engenheiro da província de Angola[5]. Segundo Agostinho da Costa, o seu regresso ao Reino foi motivado pela falta de resposta favorável a dois requerimentos apresentados para que fosse promovido a outro lugar na Direcção das Obras Públicas de Angola[6]. Contudo um documento, datado de 1882, refere a realização de uma vistoria à construção da estrada do Alto Dombe e a descoberta do pagamento de quantias excessivas por Agostinho da Costa ao empreiteiro contratado. Esta circunstância não teve consequências uma vez que que se encontrava exonerado desde 6 de Dezembro de 1879, pelo que a mesma "só vêm confirmar as que deram causa à exoneração"[7].
Condutor de trabalhos de 1.ª classe na Direcção dos estudos do Caminho de Ferro na "Fronteira" em 1881[6].
Requer a sua colocação no quadro de obras públicas de Angola ou Moçambique em Janeiro de 1881[6].
Obras
Estudo e início de construção da estrada de ligação do Dombe ao Cuio, em Angola (1878).
Notas
- ↑ [s.n.], [s.d.], Diário do Governo, no. 289, 21 de Dezembro de 1865, 2930.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 769/2. Carlos Agostinho da Costa - Requerimento de certidão da portaria de 4 de Outubro de 1865, 1 de Maio de 1878.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 769/2. Carlos Agostinho da Costa - Ofício de João Pedro Tavares Figueiredo a Carlos Agostinho da Costa, 28 de Janeiro de 1878.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 769/2. Carlos Agostinho da Costa - Requerimento de atestado de desempenho de funções, 18 de Março de 1878.
- ↑ 5,0 5,1 Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 769/2. Carlos Agostinho da Costa - Requerimento de atestado de desempenho de funções, 15 de Novembro de 1878.
- ↑ 6,0 6,1 6,2 6,3 Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 769/2. Carlos Agostinho da Costa - Requerimento, 14 de Janeiro de 1881.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 769/2. Carlos Agostinho da Costa - Ofício, 6 de Abril de 1882.
Fontes
Aviso, Diário do Governo, no. 289, 21 de Dezembro de 1865, 2930.
Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 769/2.
Sociedade de Geografia de Lisboa. Expedição scientifica á Serra da Estrela em 1881. Lisboa: Imprensa Nacional, 1883.
Bibliografia
Ligações Externas
Autor(es) do artigo
João de Almeida Barata
https://orcid.org/0000-0001-9048-0447
Financiamento
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
DOI
Citar este artigo
Barata Almeida, João de. "Carlos Agostinho da Costa", in eViterbo. Lisboa: CHAM - Centro de Humanidades, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, 2022. (última modificação: 26/03/2024). Consultado a 13 de maio de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Carlos_Agostinho_da_Costa. DOI: []