Cordão

From eViterbo
Revision as of 21:14, 6 September 2022 by Ines (talk | contribs) (→‎Definição)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search

Definição

Jóia da ourivesaria popular que consiste em fios com cerca de dois metros e vinte, podendo ser de elos redondos ou em forma de pêra, usado como colar de várias voltas. (Cf. Glossário Portas Adentro).

Passamanaria de linho, seda ou algodão, resultante da torção de diversos fios, no sentido inverso ao da torção de cada fio[1].

Segundo Bluteau era uma "corda delgadinha, de seda, algodão, fio de ouro. Corda trançada de apertar a alva ou corda de cingir a túnica de frades e terceiros de Franciscanos[2]"

Referências documentais

Outras informações

O cordão podia ter um significado simbólico. Por exemplo, no hábito franciscano tinha vários nós, significando os votos da profissão religiosa: pobreza, obediência, castidade e humildade[2].

Notas

  1. Costa, "Glossário", 143.
  2. 2,0 2,1 Palla, Do essencial e do Supérfluo, 64.

Fontes

Bibliografia

Manuela Pinto da Costa, "Glossário de termos têxteis e afins". Revista da Faculdade de Letras. Ciências e técnicas do património 3, no. 1. (2004): 137-161.

Palla, Maria José. Do essencial e do Supérfluo. Estudo lexical do traje e adornos em Gil Vicente. Lisboa: Editorial Estampa, 1992.

Ligações Externas

Glossário Portas Adentro, ICS-uMinho

Autor(es) do artigo

  • Andreia Fontenete Louro (bolseira de iniciação à investigação)

Projeto DRESS, 2019;

  • Inês Amaral Canhão (bolseira de iniciação à investigação)

Projeto Verão com Ciência, 2022;

Financiamento

VESTE _ Vestir a corte: traje, género e identidade(s), Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito da Norma Transitória - DL 57/2016/CP1453/CT0069.

DRESS _ Desenhar a moda das fontes quinhentistas, Fundação Calouste Gulbenkian, Projetos de Investigação em Língua e Cultura Portuguesa 2018, Ref.: 227751.

Verão com Ciência FCT, 2022.

DOI

Citar este artigo