Filipe Carneiro de Alcaçova: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
Linha 205: Linha 205:
Perito em náutica e construtor de instrumentos de marear.
Perito em náutica e construtor de instrumentos de marear.


Em 1678 foi nomeado ajudante de praça do Rio de Janeiro por promoção de [[João de Aguiar]]. Antes disso fora ajudante de engenheiro no Alentejo.
Em 1678 foi nomeado ajudante de praça do Rio de Janeiro por promoção de [[João de Aguiar]]. Antes disso fora ajudante de engenheiro no Alentejo<ref>AHU, Conselho Ultramarino, Officios, liv. 10, fol. 367</ref>.


Pelos seus 17 anos de serviço como soldado no Rio de Janeiro, e pelo serviço como capitão da capitania de Nossa Senhora da Conceição de Espírito Santo, foi nomeado capitão engenheiro da capitania do Rio de Janeiro a 23 de janeiro de 1700<ref>Viterbo, <i>Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal</i>, [https://archive.org/details/diccionariohisto01vite Vol I], 163-165.</ref>.
Pelos seus 17 anos de serviço como soldado no Rio de Janeiro, e pelo serviço como capitão da capitania de Nossa Senhora da Conceição de Espírito Santo, foi nomeado capitão engenheiro da capitania do Rio de Janeiro a 23 de janeiro de 1700<ref>AHU, Conselho Ultramarino, Provisoes, liv. 4, fol. 94v</ref><ref>Viterbo, <i>Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal</i>, [https://archive.org/details/diccionariohisto01vite Vol I], 163-165.</ref>.





Revisão das 13h09min de 2 de novembro de 2019


Filipe Carneiro de Alcaceva
Nome completo Filipe Carneiro de Alcaceva
Outras Grafias Filippe Carneiro de Alcaceva, Philippe Carneiro de Alcaçova
Nascimento 1601
Morte 1700
Postos
Posto Soldado
Data Início: 1 de maio de 1662
Fim: 20 de julho de 1666

Posto Capitão engenheiro
Data Início: 23 de janeiro de 1700
Cargos
Cargo Soldado
Data Início: 1 de maio de 1662
Fim: 20 de julho de 1666
Instituição [[Capitania do Rio de Janeiro]]

Cargo Ajudante de engenheiro
Local Cargo [[Alentejo, Portugal]]

Cargo Ajudante de engenheiro
Data Início: 20 de dezembro de 1678
Local Cargo {{#cargo_query:tables=technetempire_coor_dms|fields=_pageName|where=_pageName='Praça do Rio de Janeiro, Brasil' }}

Cargo Capitão engenheiro
Instituição [[Capitania do Espírito Santo]]

Cargo Capitão engenheiro
Data Início: 23 de janeiro de 1700
Instituição [[Capitania do Rio de Janeiro]]
Actividade
Actividade Serviço militar
Local de Actividade [[Alentejo, Portugal]]

Actividade Serviço militar
Local de Actividade [[Brasil]]

Actividade Construção de instrumentos e cartas de marear


Biografia

Dados biográficos

(Datas de nascimento e de morte inferidas, uma vez que se sabe que esteve activo no século XVII)

Carreira

Prestou serviço militar no Brasil e no Alentejo. Serviu na capitania do Rio de Janeiro por espaço de 4 anos, entre 1662 e 1666, como soldado, embarcando na nau São João de Hamburgo para o Rio de Janeiro. Perito em náutica e construtor de instrumentos de marear.

Em 1678 foi nomeado ajudante de praça do Rio de Janeiro por promoção de João de Aguiar. Antes disso fora ajudante de engenheiro no Alentejo[1].

Pelos seus 17 anos de serviço como soldado no Rio de Janeiro, e pelo serviço como capitão da capitania de Nossa Senhora da Conceição de Espírito Santo, foi nomeado capitão engenheiro da capitania do Rio de Janeiro a 23 de janeiro de 1700[2][3].


Outras informações

Obras

Notas

  1. AHU, Conselho Ultramarino, Officios, liv. 10, fol. 367
  2. AHU, Conselho Ultramarino, Provisoes, liv. 4, fol. 94v
  3. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol I, 163-165.

Fontes

Bibliografia

  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol I. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1899.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo