Frangipana: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
(Criou a página com "É o nome do cheiro esquisito que se dá a luvas e outras peles. Chamou-se assim de um cavalheiro romano da antiga família dos Frangipani, ou Fricapane, que foi o inventor...")
 
Sem resumo de edição
Linha 10: Linha 10:
{{DEFAULTSORT: {{PAGENAME }}}}  
{{DEFAULTSORT: {{PAGENAME }}}}  
[[Categoria: Glossário]]
[[Categoria: Glossário]]
[[Categoria: DRESS]]
[[Categoria: Cosmética]]

Revisão das 14h56min de 28 de fevereiro de 2020

É o nome do cheiro esquisito que se dá a luvas e outras peles. Chamou-se assim de um cavalheiro romano da antiga família dos Frangipani, ou Fricapane, que foi o inventor destes cheiros. Frangipanas, Digitalia, odoribus, quos frangipanos vocant, delibuta, orum. Neut. Plur. Aos progenitores dos Frangipani se deu este nome do latim, Frangere panem porque numa grande fome que houve em Roma distribuíram com grande caridade muito pão aos pobres. Corrado, abade de Usperga, que escreveu a sua História há mais de 460 anos, confirma esta etimologia com as palavras que se seguem. Imperator convocavit ad se de civibus Romanis potentissimos, et nobilissimos, de familia eorum, qui dicuntur Frangentes panem; et de allis, ad quos praecipue habebat respectum populus Romanus.

Luvas frangipanas. Digitalia, odoribus, quos Frangipanos vocant delibuta, orum. Neut. Plur.[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo IV: F), 201.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo IV: Letra F-J. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713.