Golfão

Fonte: eViterbo
Revisão em 16h44min de 16 de agosto de 2022 por Alice (discussão | contribs) (Substituição de texto - "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />" por "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Golfo ou mar. Vid. Golfo. Segundo Cobarruvias no seu Tesouro, por golfo sempre entenderam os castelhanos um mar profundo, desviado da terra em alto mar, onde por muito que se estenda a vista não se vê senão Céu e água. No idioma português parece que golfão houvera de ser mais que golfo. Porém, acho que Jacinto Freire, falando no mesmo mar, lhe chama indiferentemente golfão e golfo (...)[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo IV: G), 87-88.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo IV: Letra F-J. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713.