Granada

From eViterbo
Revision as of 11:48, 26 August 2022 by Alice (talk | contribs) (Substituição de texto - "===Alterações=== " por "===Referências Documentais===")
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search

Definição

Pedra fina, assim chamada porque de ordinário é miúda e a modo de grãos, ou porque na viveza da cor se parece com bagos de romã, que em latim se chama Malum granatum, em italiano granato ou melagrano e em francês grenade. É vermelha, brilhante, cor de fogo e parecida com rubi, mas mais escura. Há de muitas espécies; as orientais e as que os lapidários chamam sorianas, são as mais presadas. Adrião Tollio, no seu livro, intitulado Gemmarum et lapidum Historia, afirma ter visto uma granada maior que um ovo de galinha. Antigamente se chamavam as grandas rubis de berberia e delas se fazia grande estimação na cidade de Cartago. À Granada se atribuem as faculdades de fortificar o coração, remediar as palpitações, lançar fora a melancolia e resistir o veneno, mas toda a sua virtude está em absorver e adoçar os ácidos e os sais acrimoniosos, como fazem as outras matérias alcálicas. Granatum, i. Neut. Chamaram-lhe os antigos carbunculus por entenderem que era uma espécie de carbûnculo. Coroa de tão preciosas granadas. Varela, Num. Vocal. pág. 515. Jacintos, safiras, granadas, pérolas, Agiol. Lusit. Tom. I, 427.

Granada, instrumento belicoso. É uma bola de ferro, pau ou papelão, oca e cheia de pólvora (de cujos grãos tomou o nome) pega-se-lhe o fogo por um buraco que tem e lança-se nas trincheiras, batalhões, etc. Granatum bellicum, i. Neut.[1].

Referências Documentais

Outras informações

Obra

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo IV: G), 119.

Fontes

Bibliografia

Bluteau, Rafael, Vocabulário Português e Latino…, 8 vols. e 2 Suplementos. Coimbra: Colégio das Artes da Companhia de Jesus, 1712-1728.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

André Filipe Neto e Maria Teresa Oliveira ; Andreia Fontenete Louro

Financiamento

Fundação Calouste Gulbenkian - Projetos de Investigação em Língua e Cultura Portuguesa 2019, Ref.: 227751.

DOI

Citar este artigo

  • Granada (última modificação: 26/08/2022). eViterbo. Visitado em