Grutesco

Fonte: eViterbo
Revisão em 17h23min de 16 de agosto de 2022 por Alice (discussão | contribs) (Substituição de texto - "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />" por "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

(Termo de pintor). Deriva-se de gruta e é certo modo de pintar que arremeda o tosco das grutas ou com que se representam figuras de homens e de animais com enfeites e ornatos quiméricos, e ridículos que se têm achado em grutas e lugares subterrâneos. O primeiro que descobriu estes grutescos, ou brutescos, que foi o célebre pintor João de Udine, no tempo que se revolviam as ruínas do palácio de Tito. Cavando na terra se acharam uns aposentos cheios destas figuras com uns pequenos quadros historiados, acompanhados de ornamentos de estuque de meio relevo, que ainda conservavam o seu lustre e a viveza das cores por lhes não ter entrado o ar. À imitação destes fez o dito pintor outros que tiveram grande aplauso. Vid. Brutesco[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo IV: G), 140.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo IV: Letra F-J. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713.