Inácio Piedade Vasconcelos: diferenças entre revisões
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=== Dados biográficos === | === Dados biográficos === | ||
Inácio da Piedade Vasconcellos é natural de Santarém, sendo filho de André Duarte de Vasconcellos, Cavaleiro da Ordem militar de S. Tiago e Mestre de Campo do Reyno de Angola, e de D. Antónia de Andrade Gouvea e Miranda. | |||
Aos 19 anos recebe o hábito de Cónego secular da Congregação de S. João Evangelista, estudando ciências escolásticas no Colégio de Évora. | |||
===Carreira=== | ===Carreira=== | ||
Movendo-se em círculos eruditos (por exemplo, fazendo parte da Academia dos Laureados fundada em Santarém em 1721), este dedica-se à estatuaria, escrevendo e publicando ainda sobre a Arquitectura Civil e a Pintura. Da sua obra destaca-se ''Artefactos Simmetriacos, e Geometricos'' (1733), na qual recolhe e cataloga temas da tratadística normativa coeva, bem como a ''Historia de Santarem edificada'' (1740), onde inventaria o acervo artístico da Vila. | |||
===Outras informações=== | ===Outras informações=== | ||
A obra dos ''Artefactos symetriacos e geométricos'' (1733) incide na definição de uma regulação absoluta e matemática das formas, do elemento construtivo à figura humana. Antecedida por uma antologia poética (22 poemas) em louvor da Arte, atestando a pretensa relação coeva entre a pintura e a poesia, a obra organiza-se em quatro livros que apresentam sequencialmente assuntos relativos à figura humana, normalização iconográfica, regulação geométrica da construção e teoria das ordens. Aí identificam-se referências a Diego de Sagredo; Sebastião Serlio; Daniele Barbaro; Vignola; Palladio; Pietro Cataneo; Juan de Arphe y Villafañe; Giovanantonio Rusconi; Vicenzo Scamozzi; Giuseppe Viola Zanine; e Frei Lourenço de S. Nicolau. | A obra dos ''Artefactos symetriacos e geométricos'' (1733) incide na definição de uma regulação absoluta e matemática das formas, do elemento construtivo à figura humana. Antecedida por uma antologia poética (22 poemas) em louvor da Arte, atestando a pretensa relação coeva entre a pintura e a poesia, a obra organiza-se em quatro livros que apresentam sequencialmente assuntos relativos à figura humana, normalização iconográfica, regulação geométrica da construção e teoria das ordens. Aí identificam-se referências a Diego de Sagredo; Sebastião Serlio; Daniele Barbaro; Vignola; Palladio; Pietro Cataneo; Juan de Arphe y Villafañe; Giovanantonio Rusconi; Vicenzo Scamozzi; Giuseppe Viola Zanine; e Frei Lourenço de S. Nicolau. | ||
A este autor | A este autor foi ainda atribuída uma das traduções para português da ''Perspectia pictorum et architectorum'' (1693/1700) de Andrea Pozzo<ref>João Cabeleira. Arquitecturas Imaginárias. Espaço real e ilusório no Barroco português. (PhD thesis, Universidade do Minho, 2015); </ref>. A tradução, manuscrita, datada de cerca de 1730/45<ref>Vítor Serrão. História da Arte em Portugal, o Barroco. (Lisboa: Presença, 2003).</ref>, descoberta pelo Prof. Flávio Gonçalves, é denominada de ''Primeira parte de prospectiva de Pintores e Arquitectura''. Executada em Santarém, Raggi considerou a sua atribuição a Luís Gonçalves Sena (1713-1790)<ref>Giuseppina Raggi. Arquitecturas do engano: a longa construção da ilusão. (PhD thesis, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2004), 593.</ref>, pela proximidade entre os esquemas de Pozzo e o aplicado pelo pintor na quadratura da abóbada da capela-mor da igreja do Colégio da Companhia em Santarém, a par da escolha da paleta de cores da obra, ou ao Padre Manuel Pereira segundo Serrão (2003), membro de academia literária da cidade. A atribuição a Inácio da Piedade Vasconcellos advém da coincidência espacial e temporal deste autor com a de produção do manuscrito, a par da sua actividade enquanto escultor, ''“Esculpio em barro muitas estátuas, e tambem as sabia fundir em metaes”''<ref>Cirilo Volkmar Machado. <i>Collecção de Memorias Relativas às Vidas dos Pintores, e Escultores, Architetos, e Gravadores Portugueses, e dos Estrangeiros, Que Estiverão em Portugal</i>. (Lisboa: Victorino Rodrigues da Silva,1823), 202.</ref>, uma vez que o manuscrito interrompe a tradução da obra de Pozzo para introduzir apontamentos sobre a escultura de barro. | ||
O manuscrito identifica na portada a edição a partir da qual se executou a tradução: a edição bilingue de Jeremias Wolf (latim/alemão), impressa por Johann Boxbarth de Augsburg em 1719 e que condensa num só volume ambos os tomos da obra, a mesma usada pelo Padre João Saraiva na sua tradução em depósito na Biblioteca de Coimbra. | O manuscrito identifica na portada a edição a partir da qual se executou a tradução: a edição bilingue de Jeremias Wolf (latim/alemão), impressa por Johann Boxbarth de Augsburg em 1719 e que condensa num só volume ambos os tomos da obra, a mesma usada pelo Padre João Saraiva na sua tradução em depósito na Biblioteca de Coimbra. | ||
==Obras== | ==Obras== | ||
[https://archive.org/details/artefactossymmet00vasc | Vasconcellos, Ignacio da Piedade. ''[https://archive.org/details/artefactossymmet00vasc Artefactos symetriacos e geometricos] advertidos e descobertos pela industriosa perfeição das artes escultuaria, architectonica, e da pintura. Com certos fundamentos, e regras infalliveis para a symmetria dos corpos humanos, escultura e pintura dos deoses fabulosos, e noticia de suas propriedades, para as cinco ordens de architectura, e suas figuras geométricas, e para alguns novos, e curiosíssimos artefactos de grandes utilidades.'' Lisboa: Joseph Antonio da Sylva, 1733. | ||
[https://archive.org/details/historiadesantar00pied/page/n4 | Vasconcellos, Ignacio da Piedade. ''[https://archive.org/details/historiadesantar00pied/page/n4/mode/2up História de Santarém edificada]: que dá noticia da sua fundação, e das couzas mais notaveis nella succedidas : a saber das fundaçoens de todas as suas Igrejas, assim das paroquias, como dos conventos, e ermidas, dos prodigiosos milagres ali succedidos... Primeira (-segunda parte) / composta pelo padre Ignacio da Piedade e Vasconcellos... ; dada à luz por hum curioso amante da ditta Villa.'' Lisboa: Jozè Francisco Mendes & Antonio Costa, 1740. | ||
Vasconcellos, Ignacio da Piedade (atrb). “Primeira parte de prospectiva de Pintores e Arquitectura. Mostrase o methodo mais fasil e espedito de deliniar com estilo prospetico, tudo aquilo que pertence a Arquitetura, inventado e [?], e primeiramente publicado em Roma, por Fr. Andre Poço, da Companhia de Jesus. Porem agora pª favor, e uzo dos estudiozos não muytos sientes desta Arte, se fes de velume mais piqueno, por João Boxbartlo, empresor. Anno 1719”''.<ref>Biblioteca Municipal Rosa Peixoto, Biblioteca Flávio Gonçalves (BMRP). Manuscrito, 1719. Cota: BMRP - BFG 5203/Reservados</ref>. | Vasconcellos, Ignacio da Piedade (atrb.). “Primeira parte de prospectiva de Pintores e Arquitectura. Mostrase o methodo mais fasil e espedito de deliniar com estilo prospetico, tudo aquilo que pertence a Arquitetura, inventado e [?], e primeiramente publicado em Roma, por Fr. Andre Poço, da Companhia de Jesus. Porem agora pª favor, e uzo dos estudiozos não muytos sientes desta Arte, se fes de velume mais piqueno, por João Boxbartlo, empresor. Anno 1719”''.<ref>Biblioteca Municipal Rosa Peixoto, Biblioteca Flávio Gonçalves (BMRP). Manuscrito, 1719. Cota: BMRP - BFG 5203/Reservados</ref>. | ||
==Notas== | ==Notas== | ||
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==Bibliografia == | ==Bibliografia == | ||
[http://hdl.handle.net/10451/12195 | Batata, Maria. [http://hdl.handle.net/10451/12195 “A escultura barroca em terracota de Santarém.”] Master thesis., Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2014. | ||
[http://hdl.handle.net/1822/38969 | Cabeleira, João. “[http://hdl.handle.net/1822/38969 Arquitecturas Imaginárias. Espaço real e ilusório no Barroco português].” PhD thesis., Universidade do Minho, 2015. | ||
Pires, Cândida. “«Artefactos symmetriacos e geometricos ...» - um tratado de artes visuais do século XVIII.” Master thesis., Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2001. | Pires, Cândida. “«Artefactos symmetriacos e geometricos ...» - um tratado de artes visuais do século XVIII.” Master thesis., Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2001. | ||
Raggi, Giuseppina. | Raggi, Giuseppina. "Arquitecturas do engano: a longa construção da ilusão". PhD thesis, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2004. | ||
Serrão, Vítor. História da Arte em Portugal, o Barroco. Lisboa: Presença, 2003. | Serrão, Vítor. História da Arte em Portugal, o Barroco. Lisboa: Presença, 2003. |
Revisão das 15h41min de 26 de outubro de 2022
Inácio Piedade Vasconcelos | |
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Nome completo | Inácio da Piedade Vasconcelos |
Outras Grafias | Ignacio da Piedade Vasconcellos |
Pai | André Duarte de Vasconcellos |
Mãe | D. Antónia de Andrade Gouvea e Miranda |
Cônjuge | valor desconhecido |
Filho(s) | valor desconhecido |
Irmão(s) | valor desconhecido |
Nascimento | 28 março 1676 Santarém, Santarém, Portugal |
Morte | 1747 |
Sexo | Masculino |
Religião | Cristã |
Formação | |
Data | Início: 1695 |
Local de Formação | Évora, Portugal |
Actividade | |
Actividade | Autoria de texto |
Data | Início: 1733 Fim: 1733 |
Actividade | Autoria de texto |
Data | Início: 1740 Fim: 1740 |
Local de Actividade | Santarém, Portugal |
Biografia
Dados biográficos
Inácio da Piedade Vasconcellos é natural de Santarém, sendo filho de André Duarte de Vasconcellos, Cavaleiro da Ordem militar de S. Tiago e Mestre de Campo do Reyno de Angola, e de D. Antónia de Andrade Gouvea e Miranda.
Aos 19 anos recebe o hábito de Cónego secular da Congregação de S. João Evangelista, estudando ciências escolásticas no Colégio de Évora.
Carreira
Movendo-se em círculos eruditos (por exemplo, fazendo parte da Academia dos Laureados fundada em Santarém em 1721), este dedica-se à estatuaria, escrevendo e publicando ainda sobre a Arquitectura Civil e a Pintura. Da sua obra destaca-se Artefactos Simmetriacos, e Geometricos (1733), na qual recolhe e cataloga temas da tratadística normativa coeva, bem como a Historia de Santarem edificada (1740), onde inventaria o acervo artístico da Vila.
Outras informações
A obra dos Artefactos symetriacos e geométricos (1733) incide na definição de uma regulação absoluta e matemática das formas, do elemento construtivo à figura humana. Antecedida por uma antologia poética (22 poemas) em louvor da Arte, atestando a pretensa relação coeva entre a pintura e a poesia, a obra organiza-se em quatro livros que apresentam sequencialmente assuntos relativos à figura humana, normalização iconográfica, regulação geométrica da construção e teoria das ordens. Aí identificam-se referências a Diego de Sagredo; Sebastião Serlio; Daniele Barbaro; Vignola; Palladio; Pietro Cataneo; Juan de Arphe y Villafañe; Giovanantonio Rusconi; Vicenzo Scamozzi; Giuseppe Viola Zanine; e Frei Lourenço de S. Nicolau.
A este autor foi ainda atribuída uma das traduções para português da Perspectia pictorum et architectorum (1693/1700) de Andrea Pozzo[1]. A tradução, manuscrita, datada de cerca de 1730/45[2], descoberta pelo Prof. Flávio Gonçalves, é denominada de Primeira parte de prospectiva de Pintores e Arquitectura. Executada em Santarém, Raggi considerou a sua atribuição a Luís Gonçalves Sena (1713-1790)[3], pela proximidade entre os esquemas de Pozzo e o aplicado pelo pintor na quadratura da abóbada da capela-mor da igreja do Colégio da Companhia em Santarém, a par da escolha da paleta de cores da obra, ou ao Padre Manuel Pereira segundo Serrão (2003), membro de academia literária da cidade. A atribuição a Inácio da Piedade Vasconcellos advém da coincidência espacial e temporal deste autor com a de produção do manuscrito, a par da sua actividade enquanto escultor, “Esculpio em barro muitas estátuas, e tambem as sabia fundir em metaes”[4], uma vez que o manuscrito interrompe a tradução da obra de Pozzo para introduzir apontamentos sobre a escultura de barro.
O manuscrito identifica na portada a edição a partir da qual se executou a tradução: a edição bilingue de Jeremias Wolf (latim/alemão), impressa por Johann Boxbarth de Augsburg em 1719 e que condensa num só volume ambos os tomos da obra, a mesma usada pelo Padre João Saraiva na sua tradução em depósito na Biblioteca de Coimbra.
Obras
Vasconcellos, Ignacio da Piedade. Artefactos symetriacos e geometricos advertidos e descobertos pela industriosa perfeição das artes escultuaria, architectonica, e da pintura. Com certos fundamentos, e regras infalliveis para a symmetria dos corpos humanos, escultura e pintura dos deoses fabulosos, e noticia de suas propriedades, para as cinco ordens de architectura, e suas figuras geométricas, e para alguns novos, e curiosíssimos artefactos de grandes utilidades. Lisboa: Joseph Antonio da Sylva, 1733.
Vasconcellos, Ignacio da Piedade. História de Santarém edificada: que dá noticia da sua fundação, e das couzas mais notaveis nella succedidas : a saber das fundaçoens de todas as suas Igrejas, assim das paroquias, como dos conventos, e ermidas, dos prodigiosos milagres ali succedidos... Primeira (-segunda parte) / composta pelo padre Ignacio da Piedade e Vasconcellos... ; dada à luz por hum curioso amante da ditta Villa. Lisboa: Jozè Francisco Mendes & Antonio Costa, 1740.
Vasconcellos, Ignacio da Piedade (atrb.). “Primeira parte de prospectiva de Pintores e Arquitectura. Mostrase o methodo mais fasil e espedito de deliniar com estilo prospetico, tudo aquilo que pertence a Arquitetura, inventado e [?], e primeiramente publicado em Roma, por Fr. Andre Poço, da Companhia de Jesus. Porem agora pª favor, e uzo dos estudiozos não muytos sientes desta Arte, se fes de velume mais piqueno, por João Boxbartlo, empresor. Anno 1719”.[5].
Notas
- ↑ João Cabeleira. Arquitecturas Imaginárias. Espaço real e ilusório no Barroco português. (PhD thesis, Universidade do Minho, 2015);
- ↑ Vítor Serrão. História da Arte em Portugal, o Barroco. (Lisboa: Presença, 2003).
- ↑ Giuseppina Raggi. Arquitecturas do engano: a longa construção da ilusão. (PhD thesis, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2004), 593.
- ↑ Cirilo Volkmar Machado. Collecção de Memorias Relativas às Vidas dos Pintores, e Escultores, Architetos, e Gravadores Portugueses, e dos Estrangeiros, Que Estiverão em Portugal. (Lisboa: Victorino Rodrigues da Silva,1823), 202.
- ↑ Biblioteca Municipal Rosa Peixoto, Biblioteca Flávio Gonçalves (BMRP). Manuscrito, 1719. Cota: BMRP - BFG 5203/Reservados
Fontes
Volkmar Machado, Cirilo. Collecção de Memorias Relativas às Vidas dos Pintores, e Escultores, Architetos, e Gravadores Portugueses, e dos Estrangeiros, Que Estiverão em Portugal. Lisboa: Victorino Rodrigues da Silva, 1823.
Barbosa Machado, Diogo. Bibliotheca Lusitana Historica, Critica, e ChronoIogica, Na qual se Comprehende a noticia dos Authores Portuguezes, e das Obras, que compozeraõ desde o tempo da promulgação da Ley da Graça até o tempo presente.Tomo II. Lisboa: Ignacio Rodrigues, 1747.
Biblioteca Municipal Rosa Peixoto, Biblioteca Flávio Gonçalves (BMRP). Manuscrito, 1719. Cota: BMRP - BFG 5203/Reservados.
Bibliografia
Batata, Maria. “A escultura barroca em terracota de Santarém.” Master thesis., Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2014.
Cabeleira, João. “Arquitecturas Imaginárias. Espaço real e ilusório no Barroco português.” PhD thesis., Universidade do Minho, 2015.
Pires, Cândida. “«Artefactos symmetriacos e geometricos ...» - um tratado de artes visuais do século XVIII.” Master thesis., Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2001.
Raggi, Giuseppina. "Arquitecturas do engano: a longa construção da ilusão". PhD thesis, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2004.
Serrão, Vítor. História da Arte em Portugal, o Barroco. Lisboa: Presença, 2003.
Ligações Externas
Autor(es) do artigo
João Cabeleira
Lab2PT - Universidade do Minho
http://orcid.org/0000-0002-6800-8557
Financiamento
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
DOI
Citar este artigo
- Inácio Piedade Vasconcelos (última modificação: 26/10/2022). eViterbo. Visitado em 10 de maio de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/In%C3%A1cio_Piedade_Vasconcelos