Inácio Piedade Vasconcelos

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Inácio Piedade Vasconcelos
Nome completo Inácio da Piedade Vasconcelos
Outras Grafias Ignacio da Piedade Vasconcellos
Pai André Duarte de Vasconcellos
Mãe D. Antónia de Andrade Gouvea e Miranda
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento 28 março 1676
Santarém, Santarém, Portugal
Morte 1747
Sexo Masculino
Religião Cristã
Formação
Data Início: 1695
Local de Formação Évora, Portugal
Actividade
Actividade Autoria de texto
Data Início: 1733
Fim: 1733

Actividade Autoria de texto
Data Início: 1740
Fim: 1740
Local de Actividade Santarém, Portugal


Biografia

Dados biográficos

Inácio da Piedade Vasconcellos é natural de Santarém, sendo filho de André Duarte de Vasconcellos, Cavaleiro da Ordem militar de S. Tiago e Mestre de Campo do Reyno de Angola, e de D. Antónia de Andrade Gouvea e Miranda.

Aos 19 anos recebe o hábito de Cónego secular da Congregação de S. João Evangelista, estudando ciências escolásticas no Colégio de Évora.

Carreira

Movendo-se em círculos eruditos (por exemplo, fazendo parte da Academia dos Laureados fundada em Santarém em 1721), este dedica-se à estatuaria, escrevendo e publicando ainda sobre a Arquitectura Civil e a Pintura. Da sua obra destaca-se Artefactos Simmetriacos, e Geometricos (1733), na qual recolhe e cataloga temas da tratadística normativa coeva, bem como a Historia de Santarem edificada (1740), onde inventaria o acervo artístico da Vila.  

Outras informações

A obra dos Artefactos symetriacos e geométricos (1733) incide na definição de uma regulação absoluta e matemática das formas, do elemento construtivo à figura humana. Antecedida por uma antologia poética (22 poemas) em louvor da Arte, atestando a pretensa relação coeva entre a pintura e a poesia, a obra organiza-se em quatro livros que apresentam sequencialmente assuntos relativos à figura humana, normalização iconográfica, regulação geométrica da construção e teoria das ordens. Aí identificam-se referências a Diego de Sagredo; Sebastião Serlio; Daniele Barbaro; Vignola; Palladio; Pietro Cataneo; Juan de Arphe y Villafañe; Giovanantonio Rusconi; Vicenzo Scamozzi; Giuseppe Viola Zanine; e Frei Lourenço de S. Nicolau.

A este autor foi ainda atribuída uma das traduções para português da Perspectia pictorum et architectorum (1693/1700) de Andrea Pozzo[1]. A tradução, manuscrita, datada de cerca de 1730/45[2], descoberta pelo Prof. Flávio Gonçalves, é denominada de Primeira parte de prospectiva de Pintores e Arquitectura. Executada em Santarém, Raggi considerou a sua atribuição a Luís Gonçalves Sena (1713-1790)[3], pela proximidade entre os esquemas de Pozzo e o aplicado pelo pintor na quadratura da abóbada da capela-mor da igreja do Colégio da Companhia em Santarém, a par da escolha da paleta de cores da obra, ou ao Padre Manuel Pereira segundo Serrão (2003), membro de academia literária da cidade. A atribuição a Inácio da Piedade Vasconcellos advém da coincidência espacial e temporal deste autor com a de produção do manuscrito, a par da sua actividade enquanto escultor, “Esculpio em barro muitas estátuas, e tambem as sabia fundir em metaes”[4], uma vez que o manuscrito interrompe a tradução da obra de Pozzo para introduzir apontamentos sobre a escultura de barro.

O manuscrito identifica na portada a edição a partir da qual se executou a tradução: a edição bilingue de Jeremias Wolf (latim/alemão), impressa por Johann Boxbarth de Augsburg em 1719 e que condensa num só volume ambos os tomos da obra, a mesma usada pelo Padre João Saraiva na sua tradução em depósito na Biblioteca de Coimbra.

Obras

Vasconcellos, Ignacio da Piedade. Artefactos symetriacos e geometricos advertidos e descobertos pela industriosa perfeição das artes escultuaria, architectonica, e da pintura. Com certos fundamentos, e regras infalliveis para a symmetria dos corpos humanos, escultura e pintura dos deoses fabulosos, e noticia de suas propriedades, para as cinco ordens de architectura, e suas figuras geométricas, e para alguns novos, e curiosíssimos artefactos de grandes utilidades. Lisboa: Joseph Antonio da Sylva, 1733.

Vasconcellos, Ignacio da Piedade. História de Santarém edificada: que dá noticia da sua fundação, e das couzas mais notaveis nella succedidas : a saber das fundaçoens de todas as suas Igrejas, assim das paroquias, como dos conventos, e ermidas, dos prodigiosos milagres ali succedidos... Primeira (-segunda parte) / composta pelo padre Ignacio da Piedade e Vasconcellos... ; dada à luz por hum curioso amante da ditta Villa. Lisboa: Jozè Francisco Mendes & Antonio Costa, 1740.

Vasconcellos, Ignacio da Piedade (atrb.). “Primeira parte de prospectiva de Pintores e Arquitectura. Mostrase o methodo mais fasil e espedito de deliniar com estilo prospetico, tudo aquilo que pertence a Arquitetura, inventado e [?], e primeiramente publicado em Roma, por Fr. Andre Poço, da Companhia de Jesus. Porem agora pª favor, e uzo dos estudiozos não muytos sientes desta Arte, se fes de velume mais piqueno, por João Boxbartlo, empresor. Anno 1719”.[5].

Notas

  1. João Cabeleira. Arquitecturas Imaginárias. Espaço real e ilusório no Barroco português. (PhD thesis, Universidade do Minho, 2015);
  2. Vítor Serrão. História da Arte em Portugal, o Barroco. (Lisboa: Presença, 2003).
  3. Giuseppina Raggi. Arquitecturas do engano: a longa construção da ilusão. (PhD thesis, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2004), 593.
  4. Cirilo Volkmar Machado. Collecção de Memorias Relativas às Vidas dos Pintores, e Escultores, Architetos, e Gravadores Portugueses, e dos Estrangeiros, Que Estiverão em Portugal. (Lisboa: Victorino Rodrigues da Silva,1823), 202.
  5. Biblioteca Municipal Rosa Peixoto, Biblioteca Flávio Gonçalves (BMRP). Manuscrito, 1719. Cota: BMRP - BFG 5203/Reservados

Fontes

Volkmar Machado, Cirilo. Collecção de Memorias Relativas às Vidas dos Pintores, e Escultores, Architetos, e Gravadores Portugueses, e dos Estrangeiros, Que Estiverão em Portugal. Lisboa: Victorino Rodrigues da Silva, 1823.

Barbosa Machado, Diogo. Bibliotheca Lusitana Historica, Critica, e ChronoIogica, Na qual se Comprehende a noticia dos Authores Portuguezes, e das Obras, que compozeraõ desde o tempo da promulgação da Ley da Graça até o tempo presente.Tomo II. Lisboa: Ignacio Rodrigues, 1747.

Biblioteca Municipal Rosa Peixoto, Biblioteca Flávio Gonçalves (BMRP). Manuscrito, 1719. Cota: BMRP - BFG 5203/Reservados.

Bibliografia

Batata, Maria. “A escultura barroca em terracota de Santarém.” Master thesis., Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2014.

Cabeleira, João. “Arquitecturas Imaginárias. Espaço real e ilusório no Barroco português.” PhD thesis., Universidade do Minho, 2015.

Pires, Cândida. “«Artefactos symmetriacos e geometricos ...» - um tratado de artes visuais do século XVIII.” Master thesis., Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2001.

Raggi, Giuseppina. "Arquitecturas do engano: a longa construção da ilusão". PhD thesis, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2004.

Serrão, Vítor. História da Arte em Portugal, o Barroco. Lisboa: Presença, 2003.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

João Cabeleira

Lab2PT - Universidade do Minho

http://orcid.org/0000-0002-6800-8557

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

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