João António Pires Guião: diferenças entre revisões
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Foi condutor auxiliar no quadro das Obras Públicas da Província da Guiné. Em 1887 foi transferido para o quadro de Timor, para desempenhar o mesmo cargo de condutor auxiliar <ref>Portaria n.º 72 (12 agosto 1887) (BOPMT, 1887(38): 321)</ref>. Pouco tempo depois de ser transferido, foi nomeado chefe da Secção das Obras Públicas do Districto de Timor ()<ref>Portaria n.º 129 (7 outubro 1887) (BOPMT, 1887(41): 345)</ref>, apresentando-se para tomar posse do cargo a 20 de outubro de 1887<ref>Declaração (28 novembro 1887) (BOPMT, 1887(48): 397)</ref>. Por ser "manifesta a negligencia […] no cumprimento dos deveres a seu cargo, apezar de já ter sido superiormente advertido, e tendo ultimamente faltado ao respeito e considerações devidas ao governador do districto", foi sancionado com suspensão por 70 dias<ref>Portaria n.º 56A (24 maio 1888) (BOPMT, 1888(27): 233)</ref>, período durante o qual foi substituído no cargo de Chefe de Secção por [[Ramiro da Rosa]]<ref>portaria provincial n.º 56B de 24 de maio | Foi condutor auxiliar no quadro das Obras Públicas da Província da Guiné. Em 1887 foi transferido para o quadro de Timor, para desempenhar o mesmo cargo de condutor auxiliar <ref name=":0">Portaria n.º 72 (12 agosto 1887) (BOPMT, 1887(38): 321)</ref>. Pouco tempo depois de ser transferido, foi nomeado chefe da Secção das Obras Públicas do Districto de Timor ()<ref name=":1">Portaria n.º 129 (7 outubro 1887) (BOPMT, 1887(41): 345)</ref>, apresentando-se para tomar posse do cargo a 20 de outubro de 1887<ref>Declaração (28 novembro 1887) (BOPMT, 1887(48): 397)</ref>. Por ser "manifesta a negligencia […] no cumprimento dos deveres a seu cargo, apezar de já ter sido superiormente advertido, e tendo ultimamente faltado ao respeito e considerações devidas ao governador do districto", foi sancionado com suspensão por 70 dias<ref name=":2">Portaria n.º 56A (24 maio 1888) (BOPMT, 1888(27): 233)</ref>, período durante o qual foi substituído no cargo de Chefe de Secção por [[Ramiro da Rosa]]<ref>portaria provincial n.º 56B de 24 de maio | ||
Portaria n.º 6 (7 janeiro 1889) (BOPMT, 1889(2): 5-6)</ref>. | Portaria n.º 6 (7 janeiro 1889) (BOPMT, 1889(2): 5-6)</ref>. | ||
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Revisão das 04h46min de 18 de agosto de 2021
João António Pires Guião | |
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Nome completo | valor desconhecido |
Outras Grafias | valor desconhecido |
Pai | valor desconhecido |
Mãe | valor desconhecido |
Cônjuge | valor desconhecido |
Filho(s) | valor desconhecido |
Irmão(s) | valor desconhecido |
Nascimento | 1864 Portugal |
Morte | 6 novembro 1893 Timor |
Sexo | Masculino |
Religião | valor desconhecido |
Formação | |
Formação | Condutor de obras |
Cargos | |
Cargo | Condutor auxiliar |
Data | Início: 23 de dezembro de 1880 |
Cargo | Condutor auxiliar |
Data | Início: 12 de agosto de 1887 |
Cargo | Chefe de secção |
Data | Início: 07 de outubro de 1887 |
Biografia
Dados biográficos
Faleceu em Díli, a 6 de novembro de 1893[1] .
Carreira
Foi condutor auxiliar no quadro das Obras Públicas da Província da Guiné. Em 1887 foi transferido para o quadro de Timor, para desempenhar o mesmo cargo de condutor auxiliar [2]. Pouco tempo depois de ser transferido, foi nomeado chefe da Secção das Obras Públicas do Districto de Timor ()[3], apresentando-se para tomar posse do cargo a 20 de outubro de 1887[4]. Por ser "manifesta a negligencia […] no cumprimento dos deveres a seu cargo, apezar de já ter sido superiormente advertido, e tendo ultimamente faltado ao respeito e considerações devidas ao governador do districto", foi sancionado com suspensão por 70 dias[5], período durante o qual foi substituído no cargo de Chefe de Secção por Ramiro da Rosa[6].
12-08-1887 | Transferência para o quadro de Timor para o lugar de condutor auxiliar[2] |
07-10-1887 | Nomeação para chefe da Secção das Obras Públicas do Districto de Timor[3] |
24-05-1888 | Suspensão de funções pelo período de 70 dias[5] |
01-12-1890 | Concessão de licença de 6 meses para convalescer no Reino[7] |
Outras informações
Obras
Notas
- ↑ Declaração (4 dezembro 1893) (BOPMT, 1893(49): 547)
- ↑ 2,0 2,1 Portaria n.º 72 (12 agosto 1887) (BOPMT, 1887(38): 321)
- ↑ 3,0 3,1 Portaria n.º 129 (7 outubro 1887) (BOPMT, 1887(41): 345)
- ↑ Declaração (28 novembro 1887) (BOPMT, 1887(48): 397)
- ↑ 5,0 5,1 Portaria n.º 56A (24 maio 1888) (BOPMT, 1888(27): 233)
- ↑ portaria provincial n.º 56B de 24 de maio Portaria n.º 6 (7 janeiro 1889) (BOPMT, 1889(2): 5-6)
- ↑ Portaria n.º 159 (1 dezembro 1890) (BOPMT, 1890(49): 411)
Fontes
Bibliografia
Portaria n.º 72 (12 agosto 1887) (BOPMT, 1887(38): 321)
Portaria n.º 129 (7 outubro 1887) (BOPMT, 1887(41): 345)
Declaração (28 novembro 1887) (BOPMT, 1887(48): 397)
Portaria n.º 56A (24 maio 1888) (BOPMT, 1888(27): 233)
Portaria n.º 6 (7 janeiro 1889) (BOPMT, 1889(2): 5-6)
Declaração (4 dezembro 1893) (BOPMT, 1893(49): 547)
Portaria n.º 159 (1 dezembro 1890) (BOPMT, 1890(49): 411)
Ligações Externas
Autor(es) do artigo
Financiamento
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
DOI
Citar este artigo
- João António Pires Guião (última modificação: 18/08/2021). eViterbo. Visitado em 21 de maio de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Jo%C3%A3o_Ant%C3%B3nio_Pires_Gui%C3%A3o