João Paschasio Cosmander: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
m (Substituição de texto - "|Formação_3 = {{#property:P47|from={{#invoke:Teste|getNomeEntidade|{{#var: entity}}|numentidade=2|propriedaderaiz=P48}}}}" por "|Formação_3 = {{#property:P47|from={{#invoke:Teste|getNomeEntidade|{{#var: entity}}|numentidade=3|propriedaderaiz=P48}}}}")
m (Substituição de texto - "ANTT" por "Arquivo Nacional da Torre do Tombo")
 
Linha 257: Linha 257:
----
----


*[http://digitarq.adstb.dgarq.gov.pt/details?id=1408348 ANTT, 12/435/pt. 14/5] - Referência à ordem dada pelo Governo em 21 de Agosto de 1642 ao Engenheiro e Padre da Companhia de Jesus, João Paschasio Cosmander, Flamengo e natural de Lovaina, para que estudasse o estado das fortificações de Setúbal, e se encarregasse do plano das respectivas obras, provendo à defesa e reparo das fortalezas.
*[http://digitarq.adstb.dgarq.gov.pt/details?id=1408348 Arquivo Nacional da Torre do Tombo, 12/435/pt. 14/5] - Referência à ordem dada pelo Governo em 21 de Agosto de 1642 ao Engenheiro e Padre da Companhia de Jesus, João Paschasio Cosmander, Flamengo e natural de Lovaina, para que estudasse o estado das fortificações de Setúbal, e se encarregasse do plano das respectivas obras, provendo à defesa e reparo das fortalezas.


==Ligações Externas== <!--Ligações que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia -->
==Ligações Externas== <!--Ligações que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia -->

Edição atual desde as 14h04min de 21 de junho de 2023


João Paschasio Cosmander
Nome completo João Paschasio Cosmander
Outras Grafias valor desconhecido
Pai valor desconhecido
Mãe valor desconhecido
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento 7 abril 1602
Morte 20 junho 1648
Sexo valor desconhecido
Religião valor desconhecido

Biografia

Dados biográficos

João Paschasio Cosmander também conhecido por Joannes Cieremans ou João Cosmander, terá nascido em 's-Hertogenbosch, nos Países Baixos a 7 de Abril de 1602[1]. Esta informação confirma D. Luís de Menezes, citado por Sousa Viterbo, segundo o qual Cosmander era jesuíta, de nação flamengo, natural de Lovaina e que se fez engenheiro com a prática de fortificações em Portugal [2].

Foi morto em Olivença Espanha pelo arcabuzeiro Gaspar Martins [1][2].

Carreira

A 21 de Agosto de 1642 é mandado inspeccionar as fortalezas de Setúbal. A 19 de Dezembro é encarregue de ir verificar todas as praças fronteiras. Em 1643 faz reconhecimento à praça de Badajoz numa tentativa de sitiar.


Encarregado de modernizar a fortificação de Villanueva del Fresno.

No ano seguinte, fortifica a ponte de Olivença.

Em 1645, recebe a patente de coronel e a superintendência dos engenheiros.

Participa na tentativa de tomada de Valença.

Engenheiro-mor em 1647[3].

Outras informações

Obras

Segundo João Baptista de Castro terá construído o forte de Santa Luzia, em Elvas. Constrói também uma fortificação em Castelo de Vide.

Referências bibliográficas

  1. 1,0 1,1 Joannes Ciermans, Biography Portal do Netherlands http://www.biografischportaal.nl/persoon/57396827
  2. 2,0 2,1 Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol I, 544-545.
  3. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol I, 231-234.

Bibliografia e Fontes


  • Arquivo Nacional da Torre do Tombo, 12/435/pt. 14/5 - Referência à ordem dada pelo Governo em 21 de Agosto de 1642 ao Engenheiro e Padre da Companhia de Jesus, João Paschasio Cosmander, Flamengo e natural de Lovaina, para que estudasse o estado das fortificações de Setúbal, e se encarregasse do plano das respectivas obras, provendo à defesa e reparo das fortalezas.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo