João Pita de Vasconcelos: diferenças entre revisões

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<ref>Boletim Oficial da Província de Macau e Timor</ref><!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes-->
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===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->
===Carreira===
Não era militar. Tinha instrução primária e secundária (aparentemente nenhuma instrução especifica). Começou a trabalhar em 1872 como apontador em Viana do Castelo. Em Janeiro 1877 vai como condutor de 2ª classe para as obras publicas de Angola (expedição de Rafel Gorjão) mas logo em Junho teve licença para ir para o Lisboa por motivos de saude. Em Abril de 1878 continuava de baixa e pedia mais 30 dias.
Trabalhou como chefe de trabalhos na Repartição distrital de Viana do Castelo entre 1878 e 1883. Data em que pede para ir para a Guiné. Vai em Julho de 1883.
 
Em Maio de 1884 vai temporariamente fazer serviço para Cabo-verde, onde ainda estava em Dezembro do mesmo ano.
 
Em 1887 é nomeado para ir para S. Tomé e Principe. Regressou à Guiné em 1891.
 
Foi louvado em março de 1887 pelos serviços prestados na Guiné. E em 1888 pelos serviços prestados na Câmara Municipal da Ilha do Principe.
 
Em Abril de 1893 é nomeado para a India mas só toma posse …. (em dezembro desse ano ainda estava de baixa).  Apresentou-se na India em Junho de 1894 mas em setembro desse mesmo ano é transferido para Macau. Mandado servir em Timor a 27 de Outubro de 1894 como condutor, chefe de secção. Em dez. 1895 continuava Timor. Porém dum documento do processo individual está uma nota, de dezembro de 1895, que diz que ele tinha ido por ordem superior servir para a provicia de Cabo Verde.
 
Aparece a trabalhar no quadro da India até 190.
 
No processo dele (de Macau) consta falecido. Como se tivesse falecido ao serviço do quadro de Macau.
 
Tinha 46 anos em 1893.
 
Conductor de 2ª classe - Quadro de Pessoal das Obras Públicas de Macau em vista do decreto com força de lei de 20 de Agosto de 1892.
 
Conductor de 2ª classe  - Quadro de Pessoal das Obras Públicas da Guiné em vista do decreto de 23 de Dezembro de 1880.<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->


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==Fontes==<!-- Ou seja, as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
==Fontes==
AHU. 797. 1D.SEMU_MU_DGAPC. mç., ‘Obras Públicas-Proc<sup>o</sup>Indiv-Letras A-Z. Macau.’, 1876_1929.<!-- Ou seja, as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
 
==Bibliografia == <!-- Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
==Bibliografia == <!-- Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->



Revisão das 14h11min de 6 de janeiro de 2020


João Pita de Vasconcelos
Outras Grafias João Luiz Pitta de Vasconcellos
Sexo masculino
Cargos
Cargo Chefe Condutor de 2.ª Classe
Data Início: 27 de outubro de 1894
Fim: 7 de junho de 1895
Instituição [[Direcção das Obras Públicas da Província de Macau e Timor]]
Local Cargo [[Timor]]


Biografia

Dados biográficos

[1]

Carreira

Não era militar. Tinha instrução primária e secundária (aparentemente nenhuma instrução especifica). Começou a trabalhar em 1872 como apontador em Viana do Castelo. Em Janeiro 1877 vai como condutor de 2ª classe para as obras publicas de Angola (expedição de Rafel Gorjão) mas logo em Junho teve licença para ir para o Lisboa por motivos de saude. Em Abril de 1878 continuava de baixa e pedia mais 30 dias. Trabalhou como chefe de trabalhos na Repartição distrital de Viana do Castelo entre 1878 e 1883. Data em que pede para ir para a Guiné. Vai em Julho de 1883.

Em Maio de 1884 vai temporariamente fazer serviço para Cabo-verde, onde ainda estava em Dezembro do mesmo ano.

Em 1887 é nomeado para ir para S. Tomé e Principe. Regressou à Guiné em 1891.

Foi louvado em março de 1887 pelos serviços prestados na Guiné. E em 1888 pelos serviços prestados na Câmara Municipal da Ilha do Principe.

Em Abril de 1893 é nomeado para a India mas só toma posse …. (em dezembro desse ano ainda estava de baixa).  Apresentou-se na India em Junho de 1894 mas em setembro desse mesmo ano é transferido para Macau. Mandado servir em Timor a 27 de Outubro de 1894 como condutor, chefe de secção. Em dez. 1895 continuava Timor. Porém dum documento do processo individual está uma nota, de dezembro de 1895, que diz que ele tinha ido por ordem superior servir para a provicia de Cabo Verde.

Aparece a trabalhar no quadro da India até 190.

No processo dele (de Macau) consta falecido. Como se tivesse falecido ao serviço do quadro de Macau.

Tinha 46 anos em 1893.

Conductor de 2ª classe - Quadro de Pessoal das Obras Públicas de Macau em vista do decreto com força de lei de 20 de Agosto de 1892.

Conductor de 2ª classe - Quadro de Pessoal das Obras Públicas da Guiné em vista do decreto de 23 de Dezembro de 1880.

Outras informações

Obras

Notas

  1. Boletim Oficial da Província de Macau e Timor

Fontes

AHU. 797. 1D.SEMU_MU_DGAPC. mç., ‘Obras Públicas-ProcoIndiv-Letras A-Z. Macau.’, 1876_1929.

Bibliografia

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

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