João da Costa Ferreira

Fonte: eViterbo
Revisão em 17h02min de 27 de julho de 2022 por Isabel Boavida (discussão | contribs)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


João da Costa Ferreira
Nome completo João da Costa Ferreira
Outras Grafias EQUAL
Nascimento 1750
[[Lisboa, Portugal]]
Morte 25 de abril de 1822 (72 anos)
[[São Paulo, Brasil]]

Biografia

Dados biográficos

Carreira

Discípulo da aula militar.

Promovido a ajudante de infantaria com exercício de engenheiro a 11 de outubro de 1769. A 27 de janeiro de 1788 é promovido a capitão de infantaria com exercício de engenheiro por seis anos para São Paulo[1].

Outras informações

Obras

No Arquivo Histórico do Exército, no Rio de Janeiro, constam os seguintes trabalhos de sua autoria:

Carta Topográfica de uma parte da Província de São Paulo por João da Costa Ferreira, Sargento Mor engenheiro, s/ d. Colorido, nanquim, tinta colorida, escala em léguas, com seta norte, papel canson telado, 33 cm x  23 cm. (AHE 05.20.1032)

Outros Trabalhos:

Acressentamento feito dentro dos Limites da Capitania de S. Paulo, seguindo-se a Carta Geographica da mesma Capitania levantada pelo coronel Engenheiro João da Costa Ferreira em 1792 e acressentado em 1806 (Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro).

Carta corografia e hidrografica de toda a costa do mar da capitania de S. Paulo, levantada e configurada pelo Coronel do Real Corpo de Engenheiros João da Costa Ferreira desde o Rio Sahi extrema da capitania da parte do Sul the a ponta da Enceada da Bertioga, e da dita ponta the a extrema da parte do Norte pelo seu Ajudante Antonio Rodrigues Montezinho, tudo baixo dos pontos de longitude e Latitude calculados pelo Astronomo de S. Alteza Real Francisco de Oliveira Barboza, e riscada pelo segundo Tenente do mesmo Real Corpo Rofino Jozé Felizardo e Costa. Na mesma Carta vão os Mapas das Observações Astronomicas que se fizerão nesta Capitania desde o ano 1789 e o das madeiras de ley que se achão nos Rios reservaods para os cortes reais; suas navegações, tanto de summacas como de canoas, o numero de estaleiros, aonde se constroem embarcações. 0m,980x1m,492 (Original a aguarela, com assinatura de João da Costa Ferreira - Arquivo Militar do Rio e Sociedade de Geografia de Libsoa).

Cartas Corographias e Idrograficas de toda a costa e portos da Capitania de São Paulo com as plantas topograficas das suas villas e Fortificações respectivas. Levantadas e configuradas por João da Costa Ferreira, Coronel graduado do Real Corpo de Engenheiros debaxo dos pontos de latitude e longitude observados pelo Astronomo de S.A.R. Francisco de Oliveira Barboza em 1791 sendo as logitudes contadas da ponta mais occidental da Ilha do Ferro para o Oriente as latit. todas Austrais. 7 fl. 0m,484x0m,484 (Original a aguarela - Arquivo Militar do Rio)

Planta topographica dos Portos e Villa de Santos, levantada e desenhada por ordem do ill. e ex. senhor Antonio Manoel de Mello e Castro e Mendoça, Governador e Capitão general da Capitania de S. Paulo, pelo Sargento Mor Engenheiro João da Costa Ferreira, em o anno 1797. 1m21x0,915 (Original a aguarela, com as plantas das fortalezas da capitania - Arquivo Militar do Rio).

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol I, 241-242.

Bibliografia e Fontes

  • Tavares, Aurélio de Lyra. A Engenharia militar portuguesa na construção do Brasil. Rio de Janeiro: Editora Biblioteca do Exército, 2000.
  • Toledo, Benedito Lima de. O real Corpo de Engenheiros na capitania de São Paulo: destacando-se a obra do brigadeiro João da Costa Ferreira. São Paulo: João Fortes Engenharia, 1981.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol I. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1899.

Ligações Externas

João da Costa Ferreira In Wikipédia.

João da Costa Ferreira In Fortalezas.


Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo