Joaquim Cândido Guilhobel: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 136: Linha 136:
==Citar este artigo==
==Citar este artigo==
*{{FULLPAGENAME}} (última modificação: {{REVISIONDAY2}}/{{REVISIONMONTH}}/{{REVISIONYEAR}}). ''{{SITENAME}}''. Visitado em {{CURRENTDAY2}} de {{CURRENTMONTHNAME}} de {{CURRENTYEAR}}, em {{fullurl:{{FULLPAGENAME}}}}
*{{FULLPAGENAME}} (última modificação: {{REVISIONDAY2}}/{{REVISIONMONTH}}/{{REVISIONYEAR}}). ''{{SITENAME}}''. Visitado em {{CURRENTDAY2}} de {{CURRENTMONTHNAME}} de {{CURRENTYEAR}}, em {{fullurl:{{FULLPAGENAME}}}}
{{DEFAULTSORT: Titulo da Pagina sem Acentos <!-- ex: Valerio Martins de Oliveira -->}}
[[Categoria: Brasil]]
[[Categoria: Brasil]]
[[Categoria: Maranhão]]
[[Categoria: Maranhão]]
Linha 141: Linha 144:
[[Categoria:TechNetEMPIRE]]
[[Categoria:TechNetEMPIRE]]
[[Categoria:TechNetEMPIRE Pessoas]]
[[Categoria:TechNetEMPIRE Pessoas]]
[[Categoria: Activos Século XIX]]
[[Categoria: Engenheiros]]

Revisão das 17h06min de 27 de março de 2020


Joaquim Cândido Guilhobel
Outras Grafias EQUAL
Actividade
Actividade Desenho cartográfico
Data Início: 1819
Fim: 1823
Local de Actividade São Luís, Maranhão, Brasil

Biografia

Dados biográficos

Carreira

Outras informações

Obras

No Arquivo Histórico do Exército, no Rio de Janeiro, encontram-se os seguintes mapas:

PLANTA DO FORTE DA PONTA D’AREIA NA CAPITANIA DO MARANHÃO, seo perfil,alçado e terreno adjacente, levantada em Dezembro de 1819 pelo Coronel do R. C. de Engenheiros Antonio Bernardino Pereira do Lago. Desenhada por Joaquim Candido Guilhobel 1º Tenente graduado do R. C. de Engenheiros. colorido, nanquim, tinta colorida, com escala, com legenda, com rosa dos ventos, papel canson, 92,5 cm x 62,5 cm. (05.40.387)

PLANTA DO FORTE DA PONTA D’AREIA NA CAPITANIA DO MARANHÃO, seu perfil, alçado e terreno adjacente, levantada em dezembro de 1819 pelo Coronel do R. C. de Engenheiros Antonio Bernardino Pereira do Lago. Desenhada por Joaquim Candido Guilhobel 1º Tenente graduado do R. C. de Engenheiros. Copiado por Miguel Vieira Ferreira, 2º Tenente de Engenheiros. Archivo Militar 4 de Maio de 1863. colorido,  nanquim, tinta colorida, aquarela, com escala, com legenda, seta Norte, papel canson telado, 92,5 cm x 62,5 cm.  Obs: “Confere com o original. Archrivo Militar 5 de Maio de 1863. José de Paiva e Silva. Cel graduado encarregdo da Sala de Desenho. (05.40.388)

MAPA DE PARTE DA COSTA DO MARANHÃO desde os Mangues Verdes até S. Marcos ou entrada do Porto que em 1820 levantou António Bernardino Pereira do Lago, Coronel do Real Corpo de Engenheiros  Desenhado por J. C. Guilhobel, Primeiro Tenente do R. C. de Engenheiros, colorido, nanquim, tinta colorida, aquarela, com legenda, com rosa dos ventos, com escala, papel canson telado, 126 cm x 73 cm. Inclui: Planta, Alçado e Perfil do Projectado Farol para a ilha de Sta. Anna (04.27.409)

MAPPA DA ILHA DE SÃO LUIZ DO MARANHÃO levantada por Antônio Bernardino Pereira do Lago, Coronel do Real Corpo de Engenheiros. Desenhada por Joaquim Candido Guilhobel, Primeiro Tenente do Real Corpo de Engenheiros em 1820. monocromático, nanquim, com legenda, com rosa dos ventos, com escala, papel canson telado, 100 cm x 66 cm. (04.26.411)

CARTA GERAL DA PROVÍNCIA DO MARANHÃO levantada por A. B. P. do Lago, Coronel Engenheiro. Reduzida e Desenhada por I. C. Guilhobel, Tenente Engenheiro. 1823. colorido, com nota explicativa, com legenda, papel canson telado, 53 cm x 82 cm. (03.01.445)

CARTA GERAL DA PROVÍNCIA DO MARANHÃO levantada por A. B. P. do Lago, Coronel Engenheiro. Reduzida e Desenhada por I. C. Guilhobel, Tenente Engenheiro. monocromático, nanquim, com nota explicativa, com legenda, papel canson telado, 52 cm x 67 cm. (03.01.444)

Na Biblioteca Nacional de Portugal:

Lago, Antonio Bernardino Pereira do, and Joaquim Cândido Guillobel. “Nova carta reduzida da costa da Provincia do Maranhão por observaçoens astronomicas e trigonometricas.” Impresso. Liverpool: I. Bywater Co. Pool Lane, 1821. BNP. http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/490375

Notas


Fontes

Bibliografia

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo