Justo

Fonte: eViterbo
Revisão em 20h17min de 17 de agosto de 2022 por Alice (discussão | contribs) (Substituição de texto - "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />"" por "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Antiga moeda de Portugal que el-rei D. João II mandou lavrar no ano de 1485. Esta moeda era de ouro de lei de 22 quilates e peso de 600 réis. De uma parte tinha o escudo real, já com as quinas direitas sem a cruz de Avis, e as letras diziam Joannes secundus rex Portugal. Algar. Dominus Guine. Da outra parte estava el-rei armado, sentado em cadeira real com uma espada na mão e as letras à roda diziam justus, ut palmaflorebit. Deste letreiro lhe deram a esta moeda o nome de justo. Manuel Severim, Notícias de Portugal, pág. 184[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo IV: I), 235-236.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo IV: Letra F-J. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713.